controle de ponto

Controle de ponto: quais os sinais de alerta para se preocupar?

O controle de ponto é um dos deveres mais importantes das empresas que possuem mais de 20 funcionários. Com ele é possível ter conhecimento sobre a real jornada prestada pelos empregados, calcular horas extras ou descontos.

Existe mais de um tipo de possibilidade de realizar esse controle e muitas vezes o escolhido pela empresa não mostra a efetividade necessária e esperada.

Confira abaixo sinais de que o seu controle de jornada não está sendo efetivo e como melhorá-lo.

Quais são os sinais de problemas no seu controle de ponto?

Existem alguns sinais de que o seu controle de ponto pode estar com problemas e aquém da solução esperada.

Cabe ressaltar que o sistema efetivo para controlar a jornada é essencial e sua falha pode causar inúmeros problemas à empresa.

planilha Controle de Horas e Folha de Ponto

Veja os principais sinais de que o seu controle de jornada está com problemas e qual a solução mais adequada.

Falta de assiduidade

Muitas empresas se deparam com problemas relativos à assiduidade dos empregados que é deixada de lado e substituída por faltas injustificadas e por atrasos constantes.

Isso prejudica de sobremaneira o funcionamento da empresa. Atrasos na entrega de prazos, falta de comunicação com a clientela e sobrecarregar outro componente da equipe estão entre os principais problemas causados.

A falta de assiduidade pode ser um dos sinais de que o seu controle de ponto não está funcionando como o devido. Nesse caso há falta de controle de ausências e falta de motivação da equipe.

Para esses casos são algumas das soluções:

  • Criar programas de remuneração para assiduidade;
  • Utilizar controle de ponto digital;
  • Promover premiações e outros benefícios para colaboradores assíduos.

Queda na produtividade

Outro problema que pode demonstrar falhas do sistema de controle de jornada escolhido pela empresa é quando a produtividade dos funcionários se mostra baixa.

Isso pode refletir problemas de engajamento da equipe que na maioria das vezes se reflete em faltas e atrasos.

Mesmo quando se está perante somente um atraso ele é capaz de gerar graves falhas dos serviços prestados pela empresa.

O empregado leva mais tempo para dar início às atividades e pode atrasar a entrega do que está sob a sua responsabilidade.

Soluções apresentadas para esses casos:

  • Utilizar política de feedbacks
  • Política de adicional de assiduidade;
  • Controle digital de ponto;

Aumento das despesas com horas extras

Se a sua empresa volta e meia se depara com surpresas ao desenvolver o holerite de seus empregados isso é um sinal de que o seu controle de ponto não é tão efetivo quanto o necessário.

Quando muitas horas extras além daquelas esperadas surgem ao final do mês na hora de contabilizar a jornada mensal e pagar o salário do mês e horas extras, quer dizer que não há um efetivo controle da jornada dos empregados.

O ideal é que a empresa consiga ter noção de quantas horas extras terá que pagar ao final do mês. Isso se dá por meio de várias soluções que podem auxiliar de sobremaneira.

É preciso que os colaboradores igualmente tenham conhecimento de quando é realmente necessário trabalhar depois do expediente.

As horas extras prestadas devem ser remuneradas com no mínimo 50% de adicional e a conta final pode dar muito alta. Considere-se que caso elas coincidam aos domingos ou feriados seu adicional será de 100%, valor ainda maior.

Dentre as soluções para esses casos estão:

  • Criação de uma política interna de horas extras;
  • Alçadas de aprovação de horas extras;
  • Adoção do controle digital de jornada;
  • Campanhas de conscientização para os colaboradores sobre gestão de tempo e produtividade;
  • Análise da produtividade das equipes, visando a identificação de possíveis gaps na distribuição de atividades.

Falhas do sistema do controle de ponto

O último problema que ressaltamos são as constantes falhas no sistema de ponto utilizado pela empresa que impede o verdadeiro controle de jornada.

Não raro os cartões ponto apresentam informações como “Jornada não marcada por trabalho externo”, “Visita ao cliente” ou “Falha no sistema”.

A solução como em todos os demais casos acima citados está na adoção de um sistema digital de ponto.

Ele não apresenta falhas, guarda todas as informações com segurança e permite que a marcação seja feita em qualquer lugar com o auxílio de um aplicativo para celular ou computador.

E nesse caso, a solução é:

  • Migração para o sistema de ponto digital.

É um sistema simples, que não necessita de manutenção constante, relatórios em tempo real, e com um bom custo x benefício.


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