Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
escala gerencial

Escala gerencial: Como aplicar e melhorar sua empresa?

Dentre as tantas técnicas existentes no mundo empresarial e que prometem melhorar as instituições é a escala gerencial. Contudo, o que exatamente é essa técnica e como ela pode auxiliar sua empresa? Confira essas respostas e outros detalhes importantes sobre o assunto abaixo.

Escala Gerencial: O que é?

Quanto maior investimento em uma atividade, seja ela concernente à prestação de serviços ou à produção de produtos, tem como consequência óbvia o aumento do lucro da empresa, não é mesmo? Embora em um primeiro momento a resposta seja afirmativa, técnicas como o da escala gerencial pretendem demonstrar o contrário.

Isso porque ela promete aumentar o lucro de uma empresa por meio da redução dos custos de produção. No cálculo final, há maior lucratividade ante o menor empenho de recursos para a prestação de serviços ou produção de produtos.

Esse procedimento é marcado pela busca do aumento da eficiência da produção de um produto ou do oferecimento de um serviço por meio da redução do custo médio que era exigido para isso até então.

Assim, não só é possível diminuir o custo para a realização das atividades concernentes à empresa, mas também do aumento de oferta desses serviços e produtos.

Essa limitação dos gastos frente ao aumento do lucro é chamada de escala. Uma empresa que alcança o aumento das atividades sem que haja necessidade de maior dispêndio financeiro para tal, é considerada escalável.

Essas empresas, por outro lado, podem ser de diversas naturezas. Embora atualmente quem mais se beneficie da escala gerencial sejam empresas iniciantes e startups, a grande maioria dos tipos de instituições podem se utilizar das técnicas correspondentes a ela.

Isso se deve ao fato de que todas as empresas teriam benefícios por meio da manutenção do baixo custo de produção (ou de prestação de serviços) frente ao aumento do estoque ou da disponibilidade de prestar atividades.

Para isso, são necessários investimentos iniciais que, com o passar do tempo, serão limitados. Além disso, eles necessitam, para alcançar o seu objetivo, de um planejamento feito cuidadosamente e que leve em consideração quais itens são produzidos e qual a forma utilizada para tal, como matérias-primas, capital humano e estrutura física empresarial.

Os benefícios da empresa ante a aplicação da escala gerencial

Com base no exposto no item anterior, um dos principais benefícios da aplicação desse tipo de técnica empresarial é, justamente, o aumento do lucro da instituição.

Os benefícios da aplicação da escala gerencial dentro dos processos produtivos não se limitam a isso, pois esse tipo de técnica também reflete positivamente sobre os empregados.

Isso porque é possível diminuir o tempo de trabalho exigido deles, principalmente em relação ao trabalho extraordinário. A limitação deste também reflete na diminuição de gastos da empresa.

É possível que por meio da escala gerencial os empregados se desenvolvam profissionalmente de forma mais efetiva, uma vez que são colocados frente a novos conhecimentos que adicionam em muito no seu capital humano.

Como aplicar a escala gerencial

Obviamente, aumentar a lucratividade de um negócio, seja ele de prestação de serviços ou de produção de produtos, é um dos principais objetivos das empresas.

É justamente isso, conforme demonstrado acima, que a escala gerencial oferece, pois ele tem como foco o melhor aproveitamento dos recursos de uma empresa, sejam eles materiais ou humanos.

Contudo, esse processo não é aplicado de maneira automática ou inconsciente. Ele depende de uma aplicação realizada passo a passo em que diversas questões devem ser, necessariamente, observadas.

Confira abaixo algumas dicas para implementar a escala gerencial na sua empresa de forma correta e, assim, garantir os benefícios dessa ferramenta e aumentar o lucro da instituição.

1.      Enxugar processos de produção é essencial à escala gerencial de sucesso

O ganho de escala operacional está intimamente ligado ao lucro da empresa, o que pode ocorrer pela diminuição dos processos de produção que são utilizados, normalmente, pela empresa.

Isso pode ser realizado, principalmente, pela simplificação das etapas normalmente aplicadas diariamente pela empresa.

 Tornar tais atividades mais simples, aliás, permite que os colaboradores da instituição possam investir menos tempo para finalizá-los e focar sua atenção e tempo naqueles processos que realmente demandam da sua atenção.

Isso condiz com um conceito que tem cada vez mais ganho atenção das empresas: o “lean” – que corresponde, em tradução livre, à produção enxuta, na qual são eliminadas etapas desnecessárias, realocando os investimentos para as áreas que realmente demandam eles.

2.      Invista em softwares que permitam a realização da gestão das atividades

Outro passo essencial para a aplicação da escala gerencial diz respeito ao investimento, pela empresa, em softwares de gestão.

A tecnologia possibilita a automatização dos processos que são considerados mais operacionais, ou seja, que podem ser realizados por máquinas, demandando os empregados para a realização de atividades que realmente dependam da atuação humana, como aqueles de natureza criativa.

Cabe ressaltar, entretanto, que não apenas o investimento para obtenção do software é importante, mas também o treinamento dos seus colaboradores para o uso deles.

Educar os funcionários para a sua utilização permite que a ferramenta seja utilizada de maneira mais completa, com o aproveitamento de todas as possibilidades por ela oferecidas.

3.      Eduque a equipe

Em terceiro lugar, a escala gerencial e o sucesso de sua aplicação dependem, também, da educação dada às equipes em relação à análise de quais tarefas podem ser dispensadas e, ainda, que correspondem às reais prioridades.

Dessa maneira, é possível que o colaborador identifique, por si só, as tarefas que mais são importantes no seu dia a dia laboral. Isso gera maior valor para a empresa.

4.      Otimizar a produção por meio da padronização faz parte da escala gerencial

Outro fator que auxilia na obtenção do sucesso, pela empresa, por meio do uso de técnicas relacionadas à escala gerencial é a utilização de indicadores, assim como a aplicação de processos bem definidos.

Assim, é possível que sejam estipuladas regras, assim como padronizadas as formas de prestação de serviço ou de produção de uma mercadoria sem que haja a necessidade de revisão constante do processo com a exigência da atenção especial do trabalhador para tal.

5.      A análise da elevação dos custos também é importante

Outro ponto que é essencial para a aplicação correta da escala gerencial é a análise de eventual aumento do custo de produção ou prestação de serviços.

A este valor adicional é dado o nome de custo marginal, que demonstra a elevação do valor aplicado na prestação das atividades em comparação à produção anterior.

6.      Utilize softwares relacionados ao controle de ponto dos colaboradores

Por fim, porém não menos importante, uma das formas de garantir o sucesso da escala gerencial é o gerenciamento do capital humano, ou seja, dos colaboradores.

O controle de ponto é essencial, uma vez que permite a análise dos colaboradores que estão realmente comprometidos e assíduos em suas funções. Tal assiduidade está diretamente ligada à produtividade e eficiência desta.

Busque investir em formas de controle de horário, como o oferecido pela Oitchau e garantir não só a correta demarcação da jornada pelos colaboradores, mas também a análise dessas jornadas.

Diante disso, é possível reconhecer, por exemplo, a prestação de horas extras indevidas, ou seja, em situações em que não era necessário o trabalho extraordinário. Por outro lado, auxilia a escala gerencial ao demonstrar o respeito, ou não, às políticas internas da empresa referentes à jornada.

Também é possível realizar a comparação entre as horas efetivamente prestadas pelo trabalhador e sua produtividade.

Isso permite identificar o grau de produção em relação às horas trabalhadas e a possibilidade de aumentar a produtividade, ou de direcionar os esforços do colaborador para outras áreas que demandem em maior grau delas.

Veja também: Estratégia do oceano azul aplicada no seu negócio

Gostou das dicas sobre escala gerencial? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau