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Margem de lucro dos produtos: como calcular?

Todo empreendedor é movido por sonhos! Faz diversos planejamentos e mal pode esperar para colocar as mãos na massa e fazer com que sua empresa seja bem-sucedida e ganhe visibilidade.

No entanto, muitos ainda se perdem no momento de precificar seus produtos ou serviços, o que pode comprometer a saúde financeira de uma empresa, principalmente uma empresa que acabou de ingressar no mercado.

No artigo de hoje, vamos explicar a maneira mais adequada de calcular a margem de lucro dos produtos e serviços para que seu empreendimento supere todas as suas expectativas!

 

Como calcular o lucro

A fórmula para calcular o lucro é a seguinte:

  • Receitas totais – Custos = Lucro Bruto

Ao transformarmos a fórmula acima em conceito, temos que o lucro bruto é a diferença entre todo o valor que foi ganho ao vender um produto ou executar um serviço menos todos os custos para a fabricação ou aquisição do produto ou serviço.

De forma mais simples ainda, dizemos que o lucro é o que sobra quando você repõe o valor que gastou para vender um produto ou prestar um serviço.

Em um exemplo com números, podemos citar a seguinte situação:

Uma loja de perfumaria e cosméticos fez uma venda de R$500. Para adquirir os produtos diretamente do fabricante e colocá-los à venda na loja, a gestora precisou pagar R$170, mais R$50 de transporte. Portanto, o lucro obtido com essa venda foi de R$280!

Cálculo do lucro por período

A mesma regra pode ser aplicada quando se deseja calcular o lucro por período. O que se deve fazer é considerar toda a receita do período e subtrair por todos os gastos do período. O resultado é o lucro!

Com esses resultados em mãos, o gestor é capaz de avaliar a situação financeira de sua empresa e, se necessário, fazer os ajustes para que o orçamento corporativo esteja sempre equilibrado.

 

Como calcular a margem de lucro bruta

Acima, aprendemos a calcular o lucro. Agora explicaremos como calcular a margem de lucro! A fórmula também é simples:

  • Lucro / Receitas totais x 100

Vamos entender com números:

Usando a mesma loja de cosméticos acima, suponhamos que, no período de um mês, a loja faturou R$30 mil e seus custos foram de R$12 mil. Portanto, temos:

Receitas totais: 30.000

Custos: 12.000

30.000 – 12.000 = 18.000 de lucro

Margem de Lucro Bruta:

18.000 / 30.000 = 0,6 x 100 = 60%

Ou seja, a margem de lucro bruta da loja de cosméticos foi de 60%! É este resultado que a gestora mostrará quando for falar sobre a lucratividade de seu negócio.

Vale lembrar que o valor do lucro em reais não é indicativo de que o negócio é bem-sucedido, muito menos dá a dimensão da lucratividade de uma empresa! Por esse motivo, o cálculo da margem de lucro é solicitada quando o empreendedor procura um investidor ou um banco.

 

Margem de lucro líquida

Agora mostraremos como calcular a margem de lucro líquida. O cálculo é o mesmo feito acima, porém subtraindo tributos, despesas fixas e variáveis, como:

  • Impostos, tributos e encargos;
  • Manutenção da sede ou aluguel da empresa;
  • Despesas de consumo (água, luz, telefone, etc.);
  • Despesa com terceiros (contador, administração, etc.).

Portanto, temos:

Lucro líquido (todos os impostos e despesas abatidos) / Receitas totais x 100 = Margem de Lucro Líquido.

Voltando à nossa loja de cosméticos:

Receita total: 30.000

Custos: 12.000

Impostos: 750,00

Despesas fixas e variáveis: R$1.500

Lucro líquido = 30.000 – 12.000 – 750 – 1.500 = 15.750

Margem de Lucro Líquido = 15.750 / 30.000 = 0,525 x 100 = 52,5%

 

Importância do cálculo da margem de lucro líquida

A margem de lucro líquida mostra realmente o que sobra depois de subtraídas todas as despesas que o gestor tem com seu produto ou serviço. O resultado é um reflexo real de como está a saúde financeira da empresa.

É preciso consultar a margem de lucro líquida todas as vezes em que o gestor precise tomar uma decisão importante que vai impactar sobre o faturamento da empresa.

Uma margem de lucro líquido ideal para as empresas que trabalham com serviços, de acordo com especialistas, é de cerca de 20%.

 

Agora que você já sabe a importância da margem de lucros e como tomar decisões que mantenham sua empresa saudável, é hora de fazer os ajustes necessários e seguir rumo ao topo!