ilustração de contabilidade digital

O que são as demonstrações financeiras? Para que servem?

As demonstrações financeiras são relatórios muito importantes para todos os tipos de empresas. 

Elas trazem informações relevantes para a tomada de decisões e, também, para formar a imagem da empresa.

Os demonstrativos podem, por exemplo, atrair ou afastar investidores. Do mesmo modo, pode situar os gestores da empresa sobre a sua real situação. 

New call-to-action

Por isso, merecem atenção, especialmente às técnicas e tecnologias que podem facilitá-los.

O que são demonstrações financeiras?

As demonstrações financeiras são relatórios contábeis. Elas apresentam a posição financeira de uma empresa. 

Mas não só isso: também analisa seu desempenho e suas atividades em um período específico de tempo.

Para que isso seja possível, as empresas precisam dispor de uma infinidade de dados relevantes. 

Dentre eles estão ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, custos, despesas operacionais, resultados financeiros, impostos e lucros líquidos.

Quais são os tipos de demonstrações financeiras?

Existem 4 tipos de demonstrativo financeiro. Cada um deles foca em informações específicas.

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial, ou apenas Balanço, é um documento que se volta aos ativos, passivos e ao patrimônio líquido de uma organização.

Ou seja: analisa o que ela possui, quais são suas dívidas e obrigações e qual é a participação de acionistas.

Aliás, são justamente os ativos, passivos e patrimônio líquido que constituem os dados importantes para que o Balanço seja possível.

Demonstração de Resultados (DRE)

A Demonstração de Resultados ou DRE tem como foco receitas, custos, despesas e lucros da empresa. 

Este documento se volta a um período específico. Com isso, possibilita a comparação da trajetória da empresa em outras épocas.

O DRE aponta qual é a rentabilidade que uma empresa possui e qual é o seu desempenho operacional. Por isso, também é de grande importância, especialmente para tomadas de decisões e atração de investidores.

Para que o DRE ocorra, ele requer dados como receitas, custos, despesas operacionais, resultados financeiros, impostos e lucro líquido.

Demonstração do Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa também é do interesse das demonstrações financeiras. No documento de Demonstração de Fluxo de Caixa é possível visualizar as entradas e saídas ocorridas durante um período de tempo específico.

Para isso, divide as movimentações de saída ou entrada conforme sua natureza. Esta pode ser: operacional, de investimento ou de financiamento. 

Com isso, permite a gestão de caixa de maneira mais eficaz. A Demonstração de Fluxo de Caixa exige para o seu desenvolvimento dados do fluxo de caixa dos três tipos. 

Em outras palavras, do caixa operacional, do caixa de investimento e do caixa de financiamento.

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

Por fim, o demonstrativo financeiro também conta com a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. 

Este documento, conforme seu nome já dá a entender, analisa as mudanças que aconteceram em relação ao patrimônio líquido.

Para isso, precisa ter em mãos números atualizados sobre o atual patrimônio líquido empresarial. Também, o de um período anterior. 

Os dados necessários para cada uma dessas demonstrações inclui investimentos de capital, lucros e prejuízos, distribuição de dividendos, etc.

Quem deve realizar as demonstrações financeiras?

O setor de contabilidade é o responsável pelas demonstrações financeiras. Todavia, é importante destacar que o demonstrativo financeiro impacta toda a empresa e as atividades de todas as equipes.

Apesar dos contadores – internos, de setor próprio, ou externos, terceirizados – serem os responsáveis pelo demonstrativo financeiro, é comum que o relatório passe por uma auditoria independente.

Ela visa esclarecer se os dados estão corretos ou se a empresa omite informações importantes. Objetiva também verificar se os documentos estão de acordo com as normas contábeis aplicáveis.

Para que serve o demonstrativo financeiro?

A demonstração financeira serve para que a empresa possa entender como está a sua saúde financeira e o seu desempenho. Essa análise ocorre para períodos específicos, como ano, semestre ou trimestre.

Com ela é possível saber se esforços praticados para melhorar essas condições estão fazendo efeito ou não. 

Igualmente, se há necessidade de traçar novas estratégias que permitam melhorar a situação das finanças da corporação.

O demonstrativo financeiro também dá à empresa a chance de comparar sua situação com a sua concorrência. Igualmente, é de grande auxílio para a tomada de decisão consciente.

As demonstrações financeiras também são importantes para agentes externos, como investidores e credores. 

Para os primeiros, trata-se de um fator de atração. Para os segundos, demonstra se a empresa será capaz de cumprir com suas obrigações.

Portanto, esses demonstrativos também impactam na obtenção de crédito no mercado e na formação de novas parcerias.

Como a contabilidade digital pode auxiliar na criação e análise das demonstrações financeiras?

A contabilidade digital corresponde a um conceito moderno de execução de tarefas contábeis. 

Ele se baseia no uso de tecnologias – geralmente dotadas de Inteligência Artificial e de machine learning – para a realização delas.

Por meio da contabilidade digital é possível automatizar tarefas. Além disso, o acesso aos dados necessários para as demonstrações financeiras é facilitado ao mesmo tempo em que se torna mais seguro.

Tudo isso acontece porque a aplicação de IA e outras tecnologias consegue executar automaticamente atividades repetitivas. 

Outros benefícios do uso da contabilidade digital nas demonstrações financeiras

Mas não é só isso. Elas também são capazes de analisar inúmeros dados simultaneamente. São vários os dados necessários para os diferentes tipos de demonstrativo financeiro. 

A depender do tamanho da empresa, eles podem alcançar um número astronômico. Por isso, deixá-los à disposição apenas da análise humana pode ser perigoso.

New call-to-action

As tecnologias conseguem reunir informações importantes, bem como fazer comparações entre períodos distintos ou perceber padrões. Tudo isso é importante para a execução das tarefas, que ganha eficácia e agilidade.

Para que a contabilidade digital seja possível, é necessário o uso de softwares dotados de tecnologias modernas. Eles, então, podem se responsabilizar pelo demonstrativo financeiro ou ao menos parte dele.

Esse é um investimento que traz eficácia ao setor contábil, bem como segurança. Com ele, a produtividade tende a aumentar significativamente. Isso sem se falar na otimização e na agilização de processos.

A equipe, por sua vez, tem propensões de aumentar o engajamento, pois concentra seus esforços em atividades que realmente necessitam dela. Desse modo, não faltam motivos para a adoção da contabilidade digital.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau