Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Produtividade: Como manter o foco dos seus funcionários no trabalho?

Manter o foco e a produtividade das equipes é um constante desafio ao gestor e ao profissional de RH. Para que isso ocorra, é necessário pensar em estratégias que tornem o ambiente de trabalho propício ao engajamento e, consequentemente, à produtividade.

O que muitos deixam de se atentar é que existe vilões aparentemente inofensivos que desviam o foco das equipes afetando, assim, a produtividade da empresa como um todo.

Mas o que fazer?

Atitudes simples fazem toda a diferença para que esses vilões deixem de ter importância e os colaboradores voltem a focar no que realmente importa.

Para ajudá-lo nesta tarefa, separamos abaixo algumas estratégias e dicas que contribuem para que as equipes mantenham o foco no trabalho.

Confira!

 

Produtividade em foco: identifique os vilões

O primeiro passo para que o ambiente de trabalho se torne um local propício à produtividade é identificar os vilões que roubam o foco dos colaboradores.

Sob este contexto, é importante destacar as duas situações que mais desviam o foco dos colaboradores de suas tarefas: smartphones e redes sociais. Pode parecer clichê, mas o fato é que as gasta-se muito tempo com essas atividades, deixando o trabalho em segundo plano.

O que fazer? Obviamente, não é preciso banir o uso do celular e das redes sociais na empresa, e sim limitar o uso de uma forma mais adequada.

Instrua os colaboradores a quando estiverem em reuniões, realizando projetos ou em tarefas que exigem foco total para que sejam feitas corretamente, que deixem seus smartphones em modo silencioso ou com a função “não perturbe” ativada.

Para que a estratégia funcione, é preciso que se torne um hábito. Portanto, observe o comportamento dos colaboradores e converse com eles a respeito sempre que houver necessidade.

Quanto ao uso das redes sociais, uma boa dica é preparar uma cartilha enfatizando as boas práticas da internet. Há momentos certos para verificar as redes e na hora de uma reunião certamente não é um destes momentos

O mais importante é dar o exemplo. Um bom líder influencia suas equipes com atitudes, não com palavras. Fica a dica.

 

Lista de tarefas para manter tudo em dia

Organização é essencial para manter o foco no trabalho. Quando um colaborador faz um planejamento do seu dia no escritório, seguir uma lista de tarefas, por exemplo, o dia rende e sobra tempo para fazer tudo o que precisa ser feito.

Criar listas também é deve se tornar um hábito. Ao escrever todos os seus afazeres e o tempo médio em que levará para fazê-los, o cérebro já se organiza para cumprir esses horários.

Quando o colaborador menos esperar, tudo já estará feito adequadamente. Ao final do dia, isso causa uma sensação de dever cumprido que, além de otimizar o trabalho, gera uma grande sensação de bem-estar, diminuindo o stress e a ansiedade.

Incentive seus colaboradores a fazer listas de tarefas e a segui-las corretamente pelo menos por 21 dias, que é o tempo em que se leva para formar um hábito. Eles vão te agradecer.

 

Para se ter foco é preciso relaxar o cérebro

Para que seus colaboradores mantenham o foco no trabalho, é necessário relaxar o cérebro. Como? Nós explicamos.

Especialistas em comportamento afirmar que o cérebro trabalha menor quando alterna momentos de extrema concentração e momentos em que faz algo completamente diferente. Aliás, incentivam que as mentes criativas sempre tirem pequenos intervalos durante o expediente para que relaxem o cérebro.

Uma boa forma de fazer é se permitir um pequeno intervalo de 10 minutos a cada uma hora e meia de trabalho. Veja bem, quando falamos em intervalo, não nos referimos a sair da empresa ou a tirar um cochilo.

A ideia é desfocar do que está sendo feito e fazer algo totalmente diferente por alguns minutos: vale tomar um café, responder um e-mail, conversar (não sobre trabalho!) rapidamente com um outro colega de trabalho, etc.

Ao retornar ao que estava fazendo, os pensamentos se tornam mais claros e é possível que soluções aparentemente impossíveis surjam do nada!

 

Ambiente de trabalho agradável

É praticamente impossível manter o foco no trabalho em um ambiente de trabalho em que se sente incomodado por algum motivo.

Uma cadeira desconfortável que causa dores nas costas, ambiente muito quente ou muito frio, desorganização generalizada, barulho demais, entre outros, são os principais fatores que tornam um ambiente de trabalho desagradável e improdutivo.

Garanta que o ambiente em que seus colaboradores se encontram tenha o mínimo de limpeza e organização. Observe para que a temperatura seja sempre agradável e procure utilizar móveis ergonômicos para evitar doenças decorrentes de má posição no trabalho.

São pequenas atitudes que fazem a diferença no foco e na produtividade no trabalho.