ilustração de ferramentas para aumentar a produtividade

Top 11 ferramentas para aumentar a produtividade em 2024

Se você está finalizando o ano de 2022 com a sensação de que não cumpriu todos os seus objetivos e que poderia ter sido mais produtivo, saiba que existem diversas ferramentas uteis para que você consiga aumentar a produtividade.

Hoje vamos apresentar 11 dessas ferramentas, que podem ser utilizadas para otimizar a gestão de tempo, de tarefas, encurtar processos e melhorar a organização de maneira geral. Boa leitura!

O que é produtividade?

A definição de produtividade é: a eficiência na produção de algo. Ou seja, quando obtemos um rendimento semelhante ou melhor do que o esperado na execução de uma tarefa, estamos sendo produtivos.

Imagine a seguinte situação, você tem um dia livre e decidiu que o usará para realizar algumas tarefas da sua vida pessoal. Sabendo em média o tempo que você gasta para executar cada uma delas, foi feito o planejamento.

Ao final do dia, você saberá se foi produtivo ou não analisando o número de tarefas realizadas.

O que é produtividade no trabalho?

A produtividade no trabalho é a capacidade de realizar as tarefas que foram direcionadas a você no período indicado ou aumentar o número de tarefas realizadas em ambiente profissional.

Assim como na vida pessoal, a profissional também exige produtividade, para que o trabalho seja entregue dentro do prazo e tarefas possam ser desenvolvidas ao longo do dia. 

Como aumentar a produtividade?

Para aumentar a produtividade, alguns caminhos podem ser seguidos:

  • Manter um planejamento do seu dia;
  • Cortar distrações;
  • Organizar as tarefas por nível de prioridade;
  • Delegar funções que não são fundamentais;
  • Automatizar tarefas antes realizadas manualmente;
  • Gerenciar o tempo;
  • Anotar insights;
  • Manter uma comunicação clara com os outros profissionais;
  • Organizar informações de maneira clara.

Todos esses passos que permitem aumentar a produtividade no trabalho são solucionados a partir de ferramentas elaboradas para que profissionais atinjam maior eficiência em suas funções. Confira logo abaixo quais são essas ferramentas.

11 ferramentas para aumentar a produtividade em 2023

Comece 2023 aumentando sua eficiência no trabalho, conheça 11 ferramentas de trabalho que vão fazer a diferença em sua vida profissional.

Timesheets da Oitchau

A ferramenta de gestão de tempo através do timesheets da Oitchau é a solução ideal para quem deseja fazer o controle do tempo dentro da sua ferramenta de gestão de tarefas preferida.

Podendo ser integrada a aplicativos como o Todoist, o Asana e o Trello, a ferramenta calcula o tempo gasto em cada tarefa de maneira facilitada e apresenta dados sobre a produtividade da equipe.

New call-to-action

Todoist

O Todoist é um aplicativo de gestão de tarefas que permite a criação de funções, sua organização em diferentes projetos e o compartilhamento dessas tarefas com outros colaboradores da equipe. Ele tem, inclusive, integração com o Timesheets da Oitchau, para contabilizar o tempo gasto dentro da ferramenta.

Evernote

Não esquecer ideias que passam pela nossa mente faz parte do aumento da produtividade. E o Evernote é perfeito para isso, o programa funciona como um bloco de notas, com ele você pode anotar suas ideias e organizá-las da maneira que preferir, em lista, checklist, textos, etc.

Notion

Se você está procurando por uma plataforma multitarefas para aumentar a sua produtividade, talvez o Notion seja o que você está precisando.

O seu principal uso está relacionado ao gerenciamento de tarefas, mas o aplicativo permite diversos usos e configurações, aceitando até códigos que aprimoram a sua usabilidade.

Através dele é possível manter base de dados, boards, calendários, textos, etc. Tudo isso compartilhável com a sua equipe e clientes.

Trello

Inspirando no Kanban, o Trello possibilita que você crie diferentes tarefas e as movimente em um board, as organizando da forma que preferir, como por prioridade de entrega ou importante.

Várias adições podem ser feitas dentro de cada tarefa, como definição da data de entrega, subtarefas e até mesmo imagens.

Asana

Voltado para o acompanhamento do status de uma tarefa ou projeto, o Asana visa o aumento da produtividade através do foco no que precisa ser realizado no momento.

Google agenda

O Google agenda é certamente uma das ferramentas de produtividade mais utilizadas, a sua funcionalidade é básica, nele você anota as tarefas que tem para fazer no dia.

Mas a sua maior vantagem é a integração com outros programas e a possibilidade de adicionar facilmente outras pessoas às suas tarefas, enviando um lembrete para elas e marcando automaticamente em suas agendas a data e o horário do acontecimento.

Slack

Uma das dicas de produtividade mais difundidas é manter uma comunicação clara. Ruídos com relação a ela atrapalham o entendimento sobre o que deve ser feito e o Slack veio para resolver isso, sendo um programa de mensagens específico para o uso profissional.

Google Meeting

Com a adoção do trabalho remoto integral ou parcial por diversas empresas após a pandemia do Covid-19, as chamadas de vídeo ganharam grande importância.

Uma das ferramentas que se mostrou apta a realizar essa função e facilitar a vida de times que desejam ser mais produtivos é o Google Meeting.

BlockSite

Para aumentar a produtividade você precisa se livrar das distrações que te impedem de focar, sendo as principais delas as redes sociais.

Se você é daqueles que acaba abrindo outras abas para checar sites enquanto devia estar trabalhando, o BlockSite pode te ajudar.

Essa ferramenta é uma extensão a ser adicionada em seu navegador. Através dela você indicará os sites que deseja bloquear e sempre que ela estiver ativada, você ficará impedido de acessar esses links.

Google Drive

O armazenamento em nuvem revolucionou como trabalhamos, e o Google Drive é uma das maneiras mais fáceis de compartilhar seus documentos em um clique com a sua equipe.

Basta escolher com quem você deseja compartilhar e pronto, mesmo longe, a pessoa poderá acessar o documento instantaneamente.

Aprimore a sua gestão de projetos

As ferramentas para aumentar produtividade são desenvolvidas com o propósito de tornar o dia a dia de profissionais mais fácil e produtivo, principalmente após a pandemia.

Muito utilizadas principalmente na gestão de projetos, essas ferramentas podem representar a diferença entre entregar um trabalho bem realizado e dentro do prazo ou não.

Se você deseja conferir outras dicas de produtividade e continuar aprimorando a sua gestão de projetos, não deixe de conferir outros conteúdos como esse no blog da Oitchau.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau