Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
trabalho remoto

Trabalho remoto: conheça os prós e contras

Após quase dois anos do início da pandemia de Covid-19 o trabalho remoto já é uma realidade presente na grande maioria das empresas e atividades.

E, com esse tempo, também já é possível medir no que ele se apresenta como um benefício e quando é uma desvantagem.

Afinal, agora contamos com experiência e dados sobre isso, de forma que é possível analisar se ele realmente é uma boa alternativa para a sua empresa.

Desse modo, conheça abaixo, hoje, os prós e contras do trabalho à distância!

Sumário

Trabalho remoto

trabalho remoto

O trabalho remoto nada mais é do que aquele que não ocorre dentro da sede ou filial da empresa. Ou seja, ele não é presencial.

Com isso, o trabalhador pode prestá-lo de qualquer lugar, desde que tenha à disposição os materiais necessários para isso.

Embora não seja uma novidade, esse tipo de trabalho somente foi regularizado por lei em 2017, na Reforma Trabalhista. Sua adesão, no entanto, aumentou consideravelmente a partir de 2020, quando a pandemia impôs tal necessidade.

A partir de então, muitas empresas o utilizaram somente temporariamente, enquanto outras o adotaram de forma indefinida ou, ainda, de forma híbrida, com a mistura entre ele e o presencial (de forma intercalada).

Os motivos pelos quais algumas empresas o mantêm enquanto outras não é o que você confere abaixo! Assim, veja os prós e contras do trabalho remoto e veja se ele se enquadra na sua empresa!

Prós do trabalho remoto

trabalho remoto

Conheça nos itens a seguir os principais motivos que tornam o trabalho à distância favorável à empresa e aos trabalhadores.

Economia

Em primeiro lugar, o trabalho remoto promove economia à empresa.

Afinal, considere que mesmo que haja a disponibilização mensal de materiais de trabalho (como papelaria, cadeira ergonômica, computador e afins) – o que é positivo – há economiza de energia elétrica e de adaptações nas instalações da empresa.

Ou seja, é possível ter mais funcionários sem que para isso haja a expansão física da empresa. Do mesmo modo, a manutenção da sede se torna mais fácil, o que também gera economia.

Conexão de internet e disponibilização de vale-transporte são outros pontos que somam à economia.

Flexibilização da relação de trabalho (autonomia do trabalhador)

Ainda, o trabalho remoto permite ao trabalhador maior autonomia. Mesmo que haja um horário de trabalho, ele pode ficar mais tempo com a família, resolver questões pessoais durante o dia e tudo isso sem perder a produtividade.

Possibilidade de manter o controle de ponto

Outro ponto interessante no trabalho à distância é que é possível realizá-lo sem que isso obrigue a empresa a abrir mão do controle de ponto dos trabalhadores. Hoje existem ferramentas modernas e precisas que aliam o trabalho remoto ao controle de horas.

Uma das principais delas é o Oitchau, que permite controle em tempo real das horas trabalhadas, sejam elas presenciais ou não. Para isso, basta acessar o aplicativo para celular ou tablet e fazer a marcação.

Além disso, o sistema garante atualização imediata, bem como o cálculo automático das horas extras, da jornada integral e do banco de horas. Com isso, agiliza todo o processo do RH!

Menor perda de tempo para o trabalhador

Por fim, o trabalho remoto também economiza o tempo do trabalhador. Afinal, considere que não há deslocamentos para o local de trabalho, bem como trânsito e afins.

Da mesma maneira, ele pode até mesmo viajar para outra localidade sem deixar de prestar o serviço! Isso dá maior contato social e familiar, nesse sentido.

Contras do trabalho remoto

trabalho remoto

Por outro lado, nem tudo são flores. Assim, o trabalho à distância também resguarda seus pontos negativos, conforme veremos abaixo. Junto a eles, estão soluções inteligentes que os dispensam e tornam o trabalho desse tipo 

Menor controle visual do trabalho

Muitos gestores estão acostumados com o controle visual do trabalho.

Contudo, isso não é possível no trabalho à distância. Todavia, isso não significa que não haja produtividade – em verdade, ela é maior nesse tipo de trabalho – ou que não haja possibilidade de certo controle.

Com uma gestão de horas como a Oitchau dá todas as informações necessárias ao gestor, que também passa a dar maior liberdade e autonomia ao trabalhador, o que é importante para ele.

Dificuldade de adaptação de alguns colaboradores

Muitos trabalhadores não têm espaço suficiente ou personalidade compatível ao home office. Por isso, é possível que o trabalho remoto não seja ideal para alguns perfis, o que se mostra como um dos pontos negativos desse formato de trabalho.

Contudo, não é porque alguns não se adaptam que você não pode adotar esse tipo de trabalho. Para quem está nesse grupo, daqueles para quem o home office não é uma boa opção, ofereça o trabalho presencial ou híbrido.

Com isso, cada trabalhador pode ter à disposição um formato de trabalho no qual ele realmente consiga produzir e render, de acordo com sua vida e com a disponibilidade, por exemplo, de espaço adequado para trabalho em sua casa.

Ainda, é possível oferecer o trabalho híbrido: nesse caso, é possível que o trabalhador alterne dias de trabalho em casa com outros na sede de trabalho.

O que se deve ter em mente é que cada caso é um caso e para todos há solução. Assim, lembre-se de dar espaço ao trabalhador para que ele analise se ele tem compatibilidade com o trabalho remoto e quais são as melhores soluções para o seu caso.

Ausência de convívio social com colegas de trabalho

O convívio social promovido pelo trabalho também é importante e a ausência dele pode ser bastante prejudicial.

Para isso, então, crie um calendário de eventos de sociabilização, como happy hour (presencial ou à distância), jantares, almoços e eventos de capacitação conjunta, bem como reuniões.

Insegurança cybernética

A insegurança cybernética também pode ser um dos pontos negativos do trabalho remoto, uma vez que cada trabalhador acessa arquivos e dados da empresa de locais diferentes.

Nesse caso, produza um material completo em que ensine a eles como manter a segurança da conexão (como uso de firewall) e dos dados, bem como o que fazer em caso de dúvida ou de problemas.

Enviar comentário

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau