Competências socioemocionais

Competências socioemocionais: o que são? Qual sua importância?

As competências socioemocionais fazem parte das Soft Skills mais importantes no mercado atual e do futuro. E, por isso, saber como identificá-las e como desenvolvê-las dentro da empresa é essencial para todo RH.

New call-to-action

Essas competências apresentam um grande diferencial tanto para o dia a dia do profissional enquanto indivíduo quanto para a coletividade que se forma pelos membros da empresa.

Conheça mais sobre elas, hoje, e saiba como elas impactam dentro da sua empresa em relação à produtividade, desenvolvimento e relevância no mercado para desenvolvê-las na corporação e colher bons frutos!

Sumário

O que são competências socioemocionais?

Competências socioemocionais

Competências nada mais são do que a soma do conhecimento sobre alguma coisa com a habilidade de lidar com algo que a envolva. Já o socioemocional se refere à capacidade de lidar com as próprias emoções e com as alheias.

Essas competências, então, nada mais são do que a possibilidade de que os profissionais do mundo corporativo saibam como medir e controlar suas emoções de modo que elas não atrapalhem nesse ambiente, elas são conhecidas como Soft Skills.

Do mesmo modo, a capacidade de lidar com o sentimento dos outros de modo que se entenda o momento e não se leve para o lado pessoal.

Essas capacidades são essenciais na sociedade no geral. E sua importância se expande também, é claro, ao ambiente corporativo. Afinal, ele é um cenário em que há trocas diárias e convivência natural entre os colaboradores que o compõem.

Considere, então, que a falta da capacidade de controle e reconhecimento de emoções, bem como do raciocínio de modo a aplicar a inteligência emocional no ambiente de trabalho é muito negativa!

Esse tipo de capacidade se tornou essencial dentro do ambiente corporativo e é ela que permite que haja o desenvolvimento conjunto de atividades de modo positivo.

Conheça mais sobre essas competências e sobre sua importância, então, abaixo.

Conheça alguns tipos de competências socioemocionais

Existem diversos tipos de competências que são consideradas como socioemocionais. Elas se revelam, por exemplo, na empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro e de procurar entender como ele se sente e porque.

Igualmente, a criatividade é uma competência socioemocional. Ela nada mais é que a revelação de como o indivíduo está aberto para novas experiências e cenários de modo a se adaptar ou ajudar na criação deles.

Outras capacidades do tipo que são bastante importantes e essenciais no dia a dia – inclusive corporativo – são o foco e a responsabilidade.

É a competência de saber afastar sentimentos ou emoções ruins para focar naquilo que realmente importa no momento.

Da mesma forma, saber lidar com o estresse e com a pressão que podem ser naturais no dia a dia do ambiente corporativo também é parte das competências socioemocionais.

É isso que torna possível aguentar os momentos que exigem soluções rápidas sem que isso impacte no clima do ambiente.

Qual é a importância das competências socioemocionais no ambiente corporativo?

Veja abaixo os principais pontos que revelam importância das competências do tipo socioemocionais para uma empresa e os garanta na sua!

Melhoria do clima organizacional

Primeiramente, é óbvio que um local em que as pessoas que ali convivem sabem lidar com seus sentimentos e raciocinar antes de tomarem decisões que os envolvam terá reflexos positivos em seu clima.

Afinal, com isso é possível garantir o respeito entre os pares, que aplicam a empatia para se colocarem no local do outro e usam a comunicação em favor do desenvolvimento de boas relações.

O clima organizacional melhora e com isso o sentimento de bem-estar geral fica claro. Afinal, evita um ambiente em que conflitos são a regra e em que o diálogo não consegue se desenvolver.

Maior produtividade

Ainda, há aumento e melhoria da produtividade quando estamos em um ambiente repleto de pessoas que tenham competências socioemocionais. Afinal, os conflitos são evitados e o diálogo se torna mais fácil de maneira que proporcione a soma de ideias que trazem soluções.

Da mesma forma, evitam-se erros de interpretação nas orientações, bem como discussões inúteis. Outro ponto importante é que com tais competências é possível evitar que problemas externos à empresa gerem desgastes dentro do ambiente corporativo.

Evite problemas de comunicação

A comunicação ganha em muito com o desenvolvimento das competências socioemocionais. Afinal, com estas é possível que o diálogo seja mais claro. Igualmente, torna-se viável a prática da comunicação não-violenta.

Desenvolva boas lideranças

As competências socioemocionais ajudam no desenvolvimento de boas lideranças. Afinal, o líder do futuro é aquele que conta com habilidades emocionais de forma que consiga lidar com conflitos, solucioná-los e saber se colocar no lugar dos seus subalternos.

Garanta equipes com os melhores profissionais do mercado e capazes de trabalhar em conjunto

Por fim, quando as competências do tipo socioemocionais são desenvolvidas no ambiente corporativo saiba: você está desenvolvendo equipes que valem ouro! Afinal, tais habilidades ganham mais valor a cada dia e serão foco nas contratações do futuro.

Ou seja, você garante a construção de equipes que já contam com fatores cuja importância cresce e ainda chegará ao ápice. Assim, quando isso acontecer, você não precisará buscar por profissionais com tais competências, eis que já os terá à disposição.

Soma-se a isso que equipes formadas por profissionais com competências socioemocionais são capazes de trabalhar em conjunto de melhor forma. Aqui é possível somar uma série de esforços para encontrar soluções criativas e efetivas.

Como desenvolver as competências socioemocionais dentro da empresa?

Existem diversas formas de se desenvolver tais competências. Por exemplo, com treinamentos que foquem nas emoções, no raciocínio lógico e no controle emocional.

Da mesma forma, é possível apostar na orientação psicológica particular com auxílio de profissionais da área.

New call-to-action

Outras formas de desenvolver essas habilidades é por meio do incentivo ao trabalho em equipe. Nesse sentido, a gameficação com vias em promover essa interação e a busca por soluções criativas a problemas fictícios também pode ser uma excelente ferramenta.

Ainda, busque direcionar seus processos seletivos de novos colaboradores de modo a focar naqueles que apresentam boas competências socioemocionais. Assim, garanta que os novatos já estarão com esse tipo de habilidade desenvolvida e positiva para a empresa.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau