Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp

8 dicas para melhorar Gestão do tempo e produtividade

Saiba as principais dicas para melhorar a gestão do tempo e produtividade da sua equipe, quais ferramentas podem te auxiliar e as principais vantagens

Você já deve ter se deparado diversas vezes com a frase “tempo é dinheiro”, e não é a toa que a má gestão de tempo e produtividade prejudica as empresas em suas entregas, e em decorrência o financeiro também.

Apesar de existirem diversas ferramentas e técnicas para otimização de tempo, com o imediatismos dos dias atuais, parece que o tempo não foi aproveitado.

E também faz pensar que  precisaria de horas a mais em um dia, para conseguir cumprir todas as entregas, ter hora de descanso, lazer e momentos com a família.

A gestão de tempo e produtividade, se tornou um desafio para a maioria das empresas, que precisam se reinventar para não acabar colocando os colaboradores em acúmulo ou desvio de tarefas.

Por isso, separamos os pontos principais para se atentar e aplicá-los na sua empresa. Confira:

  • O que é gestão de tempo e produtividade?
  • Qual a importância da gestão de tempo?
  • 10 dicas para melhorar a gestão de tempo e produtividade?
  • Como a Oitchau pode te ajudar na gestão de tempo?

Boa leitura!

O que é gestão de tempo e produtividade?

É o processo de estabilizar a quantidade de tempo que será gasta, em determinadas etapas de projetos e até mesmo do seu dia. Seja para dedicar seu tempo ao trabalho, como a hobbies e descanso.

São focados em aumentar a produtividade e eficiência das entregas, para que não haja tempo ocioso e também para que não ocupe todo o tempo, pois os dois extremos indicam um gerenciamento de tempo e produtividade ruins.

No ambiente de trabalho deve se unir a ação, produção seja ela feita por pessoas, máquinas, uso de softwares, máquinas. Deve ser definido um aumento ou redução de tempo.

Exemplo: uma empresa de indústria analisou que cada funcionário demora cerca de 50 segundos, para finalizar o processo de retirada de pacotes de uma máquina levando a outra.

Mas essa entrega não estava trazendo bons resultados, então decidiram colocar uma máquina para fazer  uma ligação, e assim os funcionários demoraram apenas 10 segundos por estar mais próxima.

Além de ter reduzido o tempo, também tornou o trabalho do colaborador mais facilitado, o desgastando menos e aumentando a produção. E esse exemplo pode se aplicar a outras áreas no dia a dia.

Qual a importância da gestão de tempo?

Ter um planejamento contribui para a otimização de tarefas, para o gestor e seus colaboradores saberem o que devem priorizar.

Também passam a saber quais atividades demandam mais tempo, conseguem se programar porque já sabem quanto tempo será gasto durante o dia e alinham junto aos prazos estabelecidos.

A sua importância é extrema, desde a realizar uma reunião, a fazer a organização e distribuição de tarefas até a finalização da entrega.

Lidamos com a gestão de tempo e produtividade diariamente, e manter ele otimizado facilita para que nada fiquei sempre para o outro dia, para que a procrastinação seja evitada e também limita a quantidade de falhas.

8 dicas para melhorar a gestão de tempo e produtividade?

Já sabemos o quanto a otimização de tempo auxilia na rotina de uma empresa, trouxemos os principais pontos que vão te auxiliar a tornar essa gestão mais ágil e produtiva.

  1. Planejamento

    Saber quais são os objetivos a serem alcançados semanalmente, para que no final do mês tenha os resultados esperados.

    Precisa pensar nas estratégias,planos A e B, o que será feito em caso de falhas, quais atividades precisam ser realizadas primeiro para dar sequência as outras etapas.
  2. Definição de metas e entregas

    De acordo com os objetivos, as metas precisam ser atingidas e qual o período que devem ser feitas, para realizar a entrega dentro do prazo.

    Cada tarefa tem um prazo, seja par ser feita em dois dias ou por horas, mas é preciso definir um determinado tempo para cada tarefa ser feita até a data de entrega.
  3. Definir equipes e responsáveis

    Cada colaborador terá suas tarefas individuais que completam o todo, no caso a equipe. É importante que fique claro para cada funcionário qual é o seu papel dentro do processo.

    Porque o atraso de um irá prejudicar a atividade do outro, e assim além de prejudicar a entrega também pode gerar conflitos.
  4. Cronograma

    Pode ser feito através de uma plataforma digital ou planilhas de excel, deve conter todas as datas, as atividades, os responsáveis e marcação de entrega, atraso e andamento.

    O cronograma serve para dar orientação a equipe,  também para o gestor realizar o acompanhamento  e ter uma visão geral do que está sendo feito.
  5. Matriz GUT

    As siglas indicam Gravidade para indicar quais atividades precisam ser feitas imediatamente, Urgência para mostrar as tarefas que já estão em situação de alerta seja com falhas ou atrasos.

    E a Tendência que indica quais atividades estão precisando de atenção, para não entrarem em nível de urgência ou gravidade.

    A sua aplicação funciona com a distribuição dos números de 1 a 5 (sendo 1 menos grave para 5 mais grave), ao final deve realizar uma soma  e este resultado é o valor total do GUT.

    Para conseguir criar um planejamento, definições e cronograma em cima dessa matriz, basta observar as numerações de cada tarefa, sendo colocada primeiro no calendário as de número 5 e assim por diante.
  6. Técnica Pomodoro

    É uma técnica em que separa o tempo de trabalho em 4 ciclos e com intervalo em cada um deles.

    Do 1º ao 3º ciclo consiste em trabalhar por 25 minutos e pausar por 5 min, nesse caso repetindo 3 vezes, o que totaliza 2 horas de trabalho e 15 de intervalo.

    Já no 4º ciclo trabalha por mais 25 minutos e ao final faz uma pausa maior de 15 a 30 minutos, e depois retorna ao 1º ciclo.

    Esse método é aplicável para qualquer pessoa, tanto colaborador quanto gestor. Pois mantêm a concentração no que está fazendo, evitando distrações exatamente por determinar um tempo mínimo par isso.
  7. Metodologias agéis

    A alternativa mais utilizada para gestão de tarefas e também pode ser aplicada na gestão de tempo e produtividade, pois determina quanto tempo deve ter reunioes diárias e planejamentos.

    Dentro das metodologias têm:

    O Scrum que define 15 minutos para reuniões diárias, até 8 horas para criar um planejamento, 4 horas para revisão de planejamento e até 3 horas para rever todo o processo.

    Tem também o Lean que foca na redução de custos, elimina tarefas de baixo desempenho  e o Kanban que lista o que será feito, o que está em andamento e o que foi finalizado.
  8. Utilizar ferramentas de gestão de tempo

    Muitas ferramentas possuem aplicação que disponibiliza funções, que se aplicam a todas as dicas e também às metodologias ágeis.

    Em que basta colocar as tarefas, prazos e responsáveis na plataforma que conforme anotarem que foi cumprido ou que está em atraso, a ferramenta vai mostrando.

    Auxilia na organização, proteção das informações e também na acessibilidade, por ser digital é possível deixar as restrições menos limitadas.

Como a Oitchau pode te ajudar na gestão de tempo?


Na Oitchau temos um software de gestão de ponto eletrônico, em que o colaborador pode acompanhar a própria jornada de trabalho através de sua interface, e o gestor pode acompanhar todos os colaboradores de outra interface.

Além de armazenar os horários de entrada e saída, banco de horas, férias e atestado, também tem a função de gestão de projetos, em que consegue colocar as suas tarefas e prazos na ferramenta.

Assim consegue visualizar a gestão de custos e todas as informações de andamentos dos projetos, junto às horas que os colaboradores estão cumprindo, e pode recolher um relatório emitido pelo próprio sistema para analisar os dados.

Todo o armazenamento é feito em nuvem de maneira segura, pode acessar de onde e quando quiser, possui sistema anti fraudes e rastreamento de localização, validação de chip e reconhecimento facial.

Agende uma demonstração gratuita e veja todas as vantagens que temos a oferecer, e não se preocupe nosso sistema realiza integração de outras plataformas.

Veja também: Gestão de tempo e o controle geral de ponto dos colaboradores: Entenda a importância

Enviar comentário

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau