treinamento corporativo

Treinamento corporativo: O que é e qual a importância?

Uma das responsabilidades de toda empresa é desenvolver pessoas e profissionais. O desenvolvimento humano implica diversas frentes e ações necessárias para o próprio crescimento do negócio.

Logo, o treinamento corporativo está diretamente relacionado com o sucesso do negócio, já que possibilita que a empresa tenha capital humano preparado e apto a desenvolver diferenciais competitivos.

Veja a seguir o que é e qual a importância dos treinamentos e capacitações para a empresa!

New call-to-action

Por que desenvolver pessoas?

Toda empresa vive um momento de grande competitividade e aceleração do mercado. Em um piscar de olhos o cenário muda, assim como as necessidades dos consumidores e da própria empresa.

A gestão de alta performance surgiu justamente para responder de forma assertiva a este contexto tão instável. E nunca as empresas estiveram tão empenhadas em desenvolver pessoas do que hoje.

O desenvolvimento humano é um compromisso da organização, já que se espera que o colaborador contribua por um bom tempo com a organização e, para que tenha o melhor desempenho, também tenha competências e habilidades desenvolvidas para os melhores resultados.

Uma empresa que não investe em treinamento corporativo não alcança a competitividade que precisa para se manter no mercado, não tem o engajamento pleno de seus colaboradores e sofrerá, mais cedo ou mais tarde, com problemas como o turnover, por exemplo.

E para ter um alcance maior com os treinamentos, conciliando os investimentos e os retornos para a empresa, é importante tem um sistema de treinamento bem estruturado, pautado em competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento do negócio.

Além de contratar profissionais capacitados, este sistema deve visar, constantemente, desenvolvê-los.

Treinar profissionais deve estar dentro da cultura organizacional da empresa e deve envolver lideranças. Treiná-los envolve não apenas dar-lhes condições executar as suas funções, mas para irem além, promovendo o aprendizado mútuo e gerando novos diferenciais.

Percebe-se, no entanto, segundo os especialistas, que os treinamentos ainda não uma necessidade entre os empregadores no Brasil.

Talvez seja um dos desafios para a expansão dos negócios investir do colaborador de forma assertiva, entendendo todas as nuances que há nisso.

Contudo, outro problema é treinar e capacitar com qualidade, para que haja retornos, e não apenas investir apenas porque todos os concorrentes estão fazendo o mesmo.

O treinamento corporativo deve ser uma ótima ideia e uma implementação; deve ter um sentido real de desenvolver pessoas, uma vez que uma empresa, sem pessoas, é mera abstração.

Treinamento corporativo já!

Como a realidade das empresas se transformou, ter um sistema assertivo de treinamento corporativo deve ser uma prioridade para empresas de qualquer tamanho ou segmento.

Além de oferecer bons salários e conjunto de pacote de benefícios flexíveis, é importante reconheçam que a empresas de preocupa com o seu desenvolvimento profissional e em oferecer os recursos necessários para a rotina de trabalho.

Uma dica é sempre levar em conta o desenvolvimento de cada colaborador e planejar juntamente com ele e sua liderança a melhor trilha de conhecimento a ser adquirido.

O que é treinamento corporativo?

Os treinamentos corporativos referem-se a um montante de aulas e práticas e teóricas de educação que ajudam a desenvolver habilidades de uma pessoa de acordo com o trabalho que ela desenvolve em sua função.

Podem ser técnicos ou de desenvolvimento pessoal. Podem ser para um colaborador específico ou para um grupo. Podem acontecer externa ou internamente, presencial ou EAD.

Muitas empresas adotam sistemas de Desenvolvimento Humano e Organizacional que ajudam a gerir a necessidade de treinamento, o rendimento e o retorno do investimento.

Há muitas soluções deste gênero no mercado. Além disso, a empresa pode trabalhar com parceiros especializados em desenvolvimento de conteúdo didático para os seus colaboradores e produzir eventos temáticos.

Quais são as vantagens do treinamento corporativo?

Os treinamentos corporativos possuem vantagens técnicas ou comportamentais, e oferecem muitas vantagens:

  • Geração de novos conhecimentos que podem ser aplicados a novos diferenciais de mercado;
  • Mais engajamento e motivação entre os funcionários;
  • Resultados em curto, médio e longo prazos;
  • Possibilidade de mensuração dos resultados e retorno do investimento;
  • Atualização profissional e técnica;
  • Otimização da comunicação interpessoal das equipes;
  • Ensinamento de novas habilidades;
  • Aprendizado de novas ferramentas que serão inseridas na rotina de trabalho;
  • Aumento real da produtividade com baixo custo;
  • Distanciamento da concorrência;
  • Redução do turnover;
  • Otimização da experiência do colaborador junto à empresa;
  • Otimização da aprendizagem multifocal, isso é, de colaborador para colaborador;
  • Melhoria quanto a autonomia do colaborador em sua função;
  • Entre outras vantagens.

Que competências os treinamentos devem desenvolver?

Agora que você já sabe sobre o que são os treinamentos corporativos e as vantagens quem eles oferecem, veja algumas competências que é possível desenvolver através de treinamentos corporativos:

  • Habilidades de caráter técnico;
  • Relacionamento interpessoal e feedback;
  • Delegação de tarefas;
  • Liderança e autonomia;
  • Criatividade;
  • Gestão do tempo;
  • Condução de reuniões;
  • Gestão de pessoas;
  • Preparação de feedbacks;
  • Técnicas de apresentação, comunicação oral e escrita;
  • Entre outras.

Quais são os tipos de treinamentos corporativos?

Existem diferentes tipos de treinamentos, de modo que cada um deles se volta a um objetivo importante para a empresa. Conheça os principais.

Treinamento em habilidades técnicas

Esse tipo de treinamento corporativo é focado no desenvolvimento de habilidades específicas relacionadas ao trabalho e às necessidades deles.

Por exemplo, para o ensino referente ao uso de softwares, à operação de equipamentos, às técnicas de produção, etc.

Treinamento em habilidades interpessoais

Centrado no aprimoramento das habilidades de comunicação, este tipo de treinamento pode focar no trabalho em equipe, na resolução de conflitos e na negociação.

Ele sempre está relacionado à capacidade dos colaboradores em interagirem entre si, com seus gestores e com os clientes.

Treinamento em conformidade e regulamentação

Este treinamento tem como objetivo garantir que os colaboradores compreendam e cumpram as políticas, procedimentos e regulamentos legais e internos da empresa.

Bons exemplos incluem a segurança no trabalho, a ética empresarial e a proteção de dados.

Treinamento de integração

Este tipo de treinamento corporativo é destinado a novos colaboradores. Seu objetivo é promover a adaptação deles à cultura organizacional.

Por exemplo, ajuda-os a entender os valores da empresa, conhecer as políticas e os procedimentos internos. Além disso, é interessante para que ele seja integrado às equipes.

Treinamento em desenvolvimento de liderança

O treinamento corporativo de desenvolvimento de liderança é projetado para capacitar colaboradores para que assumam papéis de liderança.

Para isso, visam o aprimoramento de suas habilidades de gestão de equipes. Isso inclui resolução de problemas, tomada de decisões e inspiração de suas equipes.

Treinamento em desenvolvimento de carreira

Esse treinamento tem como objetivo ajudar os colaboradores no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que sejam úteis para que eles avancem em suas carreiras dentro da empresa.

Eles são direcionados de acordo com seus objetivos e com as exigências do plano de carreira.

Quais são os possíveis formatos de treinamentos corporativos?

Assim como existem diversos tipos de treinamentos em corporações, eles também podem ser promovidos de maneiras diferentes.

Dentre as opções disponíveis de treinamentos corporativos estão:

  • Presencial, feito em sala de aula ou em locais específicos em que os alunos têm a chance de interagir entre si e com quem ministra o treinamento;
  • Online, inclui vídeos e atividades que podem ser acessados de maneira remota, de qualquer lugar;
  • Seminários e workshops, os quais são focados em tópicos específicos e conduzidos por especialistas no assunto. Palestras, estudos de casos e apresentação de novidades dos setores são focos comuns deste tipo de treinamento.

Planejamento do treinamento corporativo

A responsabilidade pelo planejamento e implantação de uma estrutura de treinamentos corporativos é do RH da empresa, mas envolve todos os setores.

Pode envolver ainda empresas especializadas. Vejamos algumas etapas para oferecer capacitação e treinamentos assertivos:

1) Planejamento

O planejamento é o mapeamento sobre o que deve ser feito em termos de treinamento. Ele deve considerar o orçamento atribuído, as estratégias da empresa, todas as etapas – da concepção à execução e a mensuração dos resultados, e identificar quais os objetivos – geral e específicos – que se pretende atingir.

É preciso ainda ter em mente o perfil comportamental dos colaboradores que irão realizar o treinamento, as suas necessidades, a descrição de cargo e função e a gestão do tempo para elaborar e oferecer a capacitação.

2) Necessidades da empresa

É o mapeamento da necessidade da empresa em cada momento do planejamento estratégico. É o alinhamento do planejamento inicial com os propósitos do negócio.

Além disso, utiliza-se a análise de falhas, problemas e riscos dos últimos tempos para entender quais treinamentos podem ajudar a solucionar problemas.

3) Definição de metas

As metas devem ser definidas em relação ao que se quer alcançar para o negócio com a oferta do treinamento.

Por exemplo, se a intenção é oferecer para um grupo de vendedores um curso sobre vendas, espera-se que haja um aumento do número de negócios fechados em XX%.

As metas podem ser qualitativas e quantitativas, mas precisam ser bem específicas, realistas e mensuráveis.

4) Definição do tema

É a definição específica do tema do treinamento – do assunto geral para os tópicos mais específicos e a forma como irá se desmembrar o tema.

5) Abordagem prática

Todo treinamento deve ter uma abordagem específica e que deve considerar o estilo da empresa.

Além da metodologia, deve-se mapear como o treinamento acontecerá na prática: em que momento da rotina o colaborador fará o treinamento, se as aulas serão EAD ou presenciais, quais recursos serão envolvidos, quais profissionais serão necessários, orçamento estimado, etc.

New call-to-action

Como um timesheet é útil para os treinamentos corporativos?

O timesheet é uma ferramenta que indica como cada colaborador faz uso de suas horas de jornada.

Com ele é possível saber quais atividades foram executadas no expediente e quanto tempo cada uma delas exigiu.

Esses dados são úteis porque trazem indícios de produtividade e de alteração nela, bem como quais são as atividades que são íntimas de cada colaborador e quais apresentam dificuldades para eles.

Com as informações de um timesheet como o da Oitchau, o RH pode direcionar da melhor forma os treinamentos e reconhecer quais são as áreas que carecem de desenvolvimento interno.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau