Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp

Gestão de metas: por que e como fazer?

Saiba como ter uma gestão de metas adequada para a sua equipe, as principais vantagens, falhas que deve evitar e como aplicar na sua empresa

No meio corporativo e no âmbito pessoal temos objetivos que buscamos alcançar, mas não é tão simples realizar uma gestão de metas de maneira adequada e criar um planejamento com prazos facilita para que as metas sejam cumpridas.

Mas imaginar como será um futuro promissor daqui a 5, 10, 20 anos podem mudar no decorrer do tempo, de acordo com acontecimentos e também imprevistos, já que ninguém contava com uma pandemia como a de Covid-19.

Porque os objetivos podem ser mantidos, mas os prazos e ações para alcançá-los podem ser adaptadas, adequadas e até mesmo trocadas. Separamos os principais assuntos para te auxiliar na gestão de metas. Confira:

  • O que é gestão de metas?
  • Por que é importante aplicar a gestão de metas?
  • Saiba como fazer a gestão de metas
  • Quais falhas devem ser evitadas?
  • Quais as principais vantagens?

Boa leitura!

O que é gestão de metas?

É um responsável pelo acompanhamento do cumprimento das metas e de todo o processo que está sendo feito pela equipe, para que sejam alcançadas dentro do prazo e orçamento pré determinado.

A meta dá forma aos objetivos, por parecem similares muitos pensam que são a mesma coisa, mas existem diferenças, as metas dão forma e margem para que os objetivos se concretizem.

As metas são a maneira de dar quantidade aos objetivos, seja de tempo, por ordem de urgência, de quais são os principais, quais são essenciais e quais trarão um resultado mais rápido.

Por que é importante aplicar a gestão de metas?


Todas as empresas almejam o sucesso e grandes realizações, mas para conquistá-las é preciso ter definições mais concretas e claras, para que a equipe execute o processo com eficiência.

É essencial dar um direcionamento para manter um foco e não desviar do que precisa ser realizado, se a equipe ficar perdida e sem acompanhamento, as coisa pode desandar e conflitos podem começar a surgir, o que prejudica a motivação e produtividade da equipe.

  • Ter foco;
  • Definir estratégias;
  • Ter uma comunicação clara com a equipe;
  • Receber sugestões do time;
  • Aumenta a motivação e produtividade;
  • Desenvolvimento interno;
  • Fortalece o propósito da empresa;
  • Facilita na mensuração dos dados;
  • Auxilia no cumprimento mais ágil das ações.


Quanto mais sentimento de pertencimento os colaboradores tiverem, mais se sentirão empenhados em realizar sua tarefa com precisão e também de dar sugestões de melhorias, que trará mais benefícios ao desenvolvimento das ações de gestão de metas.


Saiba como fazer a gestão de metas

A inclusão de metodologias ágeis, OKRs e também PMBOK podem auxiliar muito na gestão de metas da sua empresa, vamos explicar rapidamente como funciona cada um delas e na sequência um passo a passo para planejar a sua gestão de metas.

Metodologias ágeis

Auxiliam no controle, prazos, acompanhamentos e gestão de tempo para a realização de planejamento, reuniões, debates, rever as tarefas realizadas e adequação de ações.

Com o scrum, kanban e lean consegue acompanhar quais tarefas já foram feitas, as que estão em andamento e as que estão com atraso. Além de cumprir uma carga horária máxima para encontros e reuniões e também eliminar ações pouco efetivas do cronograma.

E também a SMART que determina os alvos a serem alcançados em cada meta, sendo específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

PMBOK

É o corpo de conhecimento em gerência de projetos, um guia completo com referências e direcionamentos do que deve ser feito em uma gestão de projetos, está em sua 7ª edição. 


Nele contém: integração, escopo, cronograma, custos, qualidade, recursos, comunicação, riscos, aquisição e partes interessadas, que são aplicadas em 5 etapas de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento.

O aprofundamento e detalhamento das ações apontadas o diferenciam de metodologias, que podem servir como um complemento mas não suprem por completo. Por conter diversos subgrupos as metas se encaixam em um deles e com isto é possível ter mais conhecimento de um processo mais duradouro e eficiente.

OKRs

São os objetivos e resultados-chaves que são uma metodologia, utilizados como ferramentas de controle de um planejamento, em que pode ser separado por etapas:

  1. Escolha um objetivo maior;
  2. Defina o quantitativo desse objetivo;
  3. Coloque prazos;
  4. Escolha o cumprimento final.

É importante que os colaboradores também façam parte desse processo e criem os seus resultados-chaves por cada objetivo como subtarefas para as ações sempre cumpridas com sucesso e mais clareza.

É uma excelente ferramenta para lidar com a organização e desdobramento das metas, mas para que funcione é preciso estar sempre comparando dados anteriores com os atuais, pois isso dará margem e mensuração para as metas seguintes.


Quais falhas devem ser evitadas?

Como todos os processo, erros e falhas podem existir, mas a prevenção faz com que sejam resolvidas de maneira mais rápida, para que não se tornem um grande problema e gere conflitos na equipe. Algumas delas são:

  • Falta de comunicação com a equipe;
  • Não criar um cronograma de acompanhamentos;
  • Não coletar dados para mensurar depois;
  • Não emitir relatórios com frequência.
  • Evitar feedbacks;
  • Não estabelecer prioridades;
  • Colocar metas e prazos fora da realidade;
  • Ser pouco flexível;
  • Deixar de lado a cultura organizacional da empresa 
  • Não ter transparência durante os processos.

Podem parecer muito óbvias de início, mas é nas etapas mais básicas que falhas começam a acontecer, para não se expandirem em outros aspectos do processo é preciso estar sempre disposto a ajudar a equipe, ouvi-la e acompanhá-la, afinal a empresa é feita de pessoas e as metas são cumpridas por pessoas também.

Quais as principais vantagens?


Todos os modelos de gestão possuem vantagens ao serem implantadas em conjunto com os colaboradores, e apesar de já saber como fazer a gestão de metas, as falhas a serem evitadas e sua importância, tem mais benefícios que a empresa e a equipe podem usufruir.

Metas bem organizadas,planejamento realizado e acompanhamento sendo feito auxiliam para que nada saia dos trilhos e a equipe não se sinta abandonada pelo seu gestor, isso acaba por criar uma conexão profissional e um vínculo pela empresa.

Quando se tem transparência, coleta de feedbacks e aceitação de sugestões, a equipe se sente mais engajada a entregar mais do que a empresa pede, por estar enxergando valor e também se sentir valorizado. O crescimento da empresa se tornará mais facilitado e produtivo.

Conheça a nossa plataforma Oitchau de controle de ponto e gestão de home office, além da jornada de trabalho temos gestão de projetos, custos, faturamento e armazenamento em nuvem, temos certeza que contribuirá na gestão de metas do seu time. Agende uma demonstração gratuita.

Veja também: PMBOK: a sua importância na gestão de projetos

Enviar comentário

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau