plr

Programa de Participação nos Lucros e Resultados

O Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma espécie de premiação que as empresas podem conceder aos colaboradores. Saiba mais sobre ela, hoje, como funciona, vantagens e outras questões relevantes.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja a seguir!

Sumário

O que é Programa de Participação nos Lucros e Resultados?

plr

O PLR nada mais é do que uma política de premiação dos colaboradores. Nesse caso, a empresa apresenta um plano que determina metas necessárias ao pagamento do prêmio. Ainda, requer que a empresa obtenha lucro no período.

Assim, é como se a corporação dividisse parte do seu lucro com os colaboradores, que estão diretamente envolvidos na obtenção dele! Portanto, é um valor extra, que não substitui o salário, e que deve seguir regras bastante claras.

Cada empresa desenvolve seu próprio PLR. Com isso, determina, com base na sua realidade, questões como:

  • Metas a serem batidas;
  • Condições para pagamento do PLR (como fatores de exclusão como faltas constantes ou má avaliação);
  • Percentual que será dividido;
  • Época do ano de análise dos lucros e divisão deles.

Portanto, veja que cada empresa pode estipular os próprios detalhes do seu programa. É por isso mesmo que um PLR não é igual a outro.

O PLR é obrigatório?

Não. As leis preveem que as empresas têm o poder de desenvolver um Programa de Participação de Lucros e Resultados. Contudo, não obriga as corporações a fazê-lo, salvo em caso de regras internas que apontem a existência dele.

Por exemplo, a previsão em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) em que os sindicatos patronais e dos trabalhadores tenham acordado pela criação de um PLR. Nesse caso, então, ele deve existir para cumprir normas da categoria.

PPR X PLR

Ainda, é muito comum que haja confusão entre o PLR e o PPR. Apesar da nomenclatura semelhante e do funcionamento próximo, eles não são a mesma coisa. Veja, então, como cada um funciona:

  • PLR: Programa de Participação nos Lucros e Resultados. O pagamento depende do cumprimento de metas e, também, que a empresa obtenha lucro no período em análise;
  • PPR: Programa de Participação nos Resultados. Nesse caso, o pagamento do bônus ou prêmio demanda apenas o cumprimento de metas.

Assim, veja que a principal diferença entre o PLR e o PPR é que o primeiro requer que a empresa tenha obtido lucro no período. Essa necessidade não existe quando o assunto é o PPR.

Como funciona o Programa de Lucros e Resultados?

O programa funciona da seguinte forma: os colaboradores possuem metas a baterem. Essas metas, então, atuam em favor da obtenção de lucro pela empresa. Caso sejam alcançadas e gerem lucro, então, garantem aos colaboradores um prêmio.

É importante destacar que quando existe um Programa de Participação nos Lucros e Resultados em uma empresa ele deve se aplicar a todos. Isto é, a todos os setores e departamentos. A exclusão de parte dos empregados não é uma possibilidade.

O programa geralmente indica uma data ou época em que os lucros e metas serão analisados. Eles podem ser anuais, semestrais ou até mesmo trimestrais. Cada empresa adapta o programa de acordo com suas particularidades.

Por que colocar o PLR em prática?

Existem vários motivos para colocar esse tipo de programa em prática. Afinal, todos saem ganhando. Isto é, colaboradores e empresa. Veja, abaixo, os principais benefícios!

Engaje os colaboradores

Primeiramente, ao apostar em um PLR é natural que seus colaboradores demonstrem mais engajamento. Afinal, bater metas e ajudar no lucro da empresa atua em favor do próprio lucro.

Aumente a produtividade

A existência de um programa de Participação nos Lucros e Resultados também ajuda no aumento da produtividade. E isso é normal mediante o engajamento das equipes.

Sem oneração na folha de pagamento

A divisão de lucros não gera aplicação de tributos. Ou seja, aqui há isenção de impostos, de modo que há desoneração da folha.

Diminuição do turnover

A rotatividade na sua empresa tende a diminuir quando um programa de divisão de lucros entra em prática. A criação dele é uma forma de valorizar os colaboradores.

E quando eles se sentem valorizados, tendem a desenvolver o sentimento de pertencimento.

Melhoria da imagem da empresa enquanto empregadora

Por fim, quando uma empresa tem um programa de PLR é natural que ela melhore sua imagem enquanto empregadora. Em outras palavras, a forma como os profissionais do mercado a enxergam melhora.

Afinal, ali está uma empresa que oferece oportunidades de crescimento e de lucro aos colaboradores. Desse modo, torna-se um objeto de desejo para se trabalhar.

Como desenvolver o Programa de Lucros e Resultados?

plr

Existem alguns pontos que não podem passar em branco ao desenvolver um PLR. Abaixo, confira quais são eles e desenvolva seu programa!

Defina metas

Primeiramente, é necessário determinar quais são as metas que farão parte do PLR. Isso sempre dependerá da natureza do empreendimento e de questões particulares de cada um. 

Contudo, lembre-se que é possível estipular metas específicas para o PLR e outras para outros fins. Por exemplo, o alcance de números em X atividades Y garante PLR; Já o batimento de metas em outras ações garante o alcance a outros prêmios.

Monte a comissão do PLR

A criação de um programa de Participação nos Lucros e Resultados depende da inclusão de representantes da empresa, dos colaboradores e do sindicato. Por isso, é necessário criar uma comissão que os integre.

Eles são responsáveis por ajudarem na criação do programa. Igualmente, por fiscalizarem a prática dele.

Desenvolva as regras e detalhes de forma escrita e clara

Por fim, é importante expressar de forma clara quais são as regras do PLR da empresa. Com isso, evitam-se confusões, bem como é possível demonstrar aos colaboradores exatamente o que eles precisam fazer para garantir premiações.

Em caso contrário o engajamento e demais benefícios que apontamos podem não aparecer. Porém, com os cuidados que listamos é possível desenvolver um ótimo Programa de Participação nos Lucros e Resultados de forma vantajosa para todos.

Ainda, lembre-se de rever, periodicamente, o programa. Qualquer alteração deve ser benéfica aos colaboradores. Da mesma forma, deve ser comunicada de maneira clara para eles.

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau