Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
clima organizacional

Clima organizacional: Dicas para melhorá-lo na sua empresa!

O sucesso de qualquer operação empresarial depende, além da qualidade dos serviços prestados e dos colaboradores que são associados à empresa, do clima organizacional que é encontrado na instituição.

Ou seja, a colaboração entre os empregados de uma mesma equipe ou até mesmo as relações entre setores são importantes para que a empresa alcance o máximo proveito possível e aumente, assim, sua base de clientela e seus lucros.

Ele se dá em relação ao ambiente em que o labor é prestado, que deve ser igualmente observado.

Existem diversos passos que devem ser dados pela empresa que busca melhorar o clima interno da organização para então colher os frutos trazidos pela integração e respeito mútuo entre os colaboradores.

Abaixo, citamos alguns deles, assim demonstramos o porquê isso se torna tão importante para o sucesso empresarial.

Clima organizacional é essencial para a empresa que busca sucesso

É natural que o ser humano reaja de acordo com o que acontece ao seu redor, assim como seja influenciado pelo local físico em que se encontra. Isso influencia igualmente no clima das organizações, que pode ser atrapalhado por esses fatores e refletir no mau desempenho das operações.

Um ambiente de trabalho sujo, desorganizado ou desconfortável pode alterar negativamente o humor de um colaborador. Um empregado mal humorado, por sua vez, pode influenciar no humor de outras pessoas que trabalham ao seu redor.

O efeito dominó é muito comum nesses casos, principalmente quando os trabalhos são realizados em equipe ou diversas pessoas dividem o mesmo espaço físico dentro da organização.

É importante que a instituição empresarial busque formas de melhorar o clima interno da empresa a fim de que fatores como os citados acima não tenham o poder afetar os serviços prestados por ela.

Isso pode ser feito de diversas formas, sendo que algumas delas sequer dizem respeito diretamente às equipes ou ao ambiente, mas que acabam influenciando de forma indireta o clima.

Para auxiliar, nós separamos abaixo algumas dicas para que você possa melhorar o clima interno de sua empresa e, assim, garantir que as atividades sejam prestadas com o máximo de cuidado e zelo.

Mais que isso, essas indicações podem auxiliar a aumentar a qualidade de vida e o bem estar dos colaboradores.

Clima interno de uma organização: Aprenda dicas fáceis para melhorá-lo

A grande maioria dos apontamentos abaixo é passível de aplicação em quase todos os tipos de organizações. Confira-as abaixo e garanta a melhoria do clima interno considerando colocá-las em prática dentro da sua empresa.

1.      Forneça um ambiente de trabalho agradável

Primeiramente é preciso apontar que a cessão de um ambiente de trabalho agradável, limpo e organizado é essencial.

É importante que os locais destinados à prestação de trabalho tenham tamanho compatível ao número de colaboradores que ali presta serviços. É necessário que os materiais cedidos estejam em bom estado e confiram conforto ao empregado, sendo preciso que a ergonomia do local e mobília seja observada.

Outros locais de trabalho devem chamar a atenção do gestor quanto à compatibilidade com o número de funcionários. Nesse caso, o número de banheiros, assim como o espaço disponível na copa da empresa, caso existente, devem levar em consideração quantas pessoas farão uso desses espaços.

A limpeza é primordial para o clima organizacional, de forma que é necessário que haja a garantia de atuação periódica de uma equipe destinada para isso. Isso é essencial à saúde dos colaboradores.

Por outro lado, a organização dos espaços é primordial e não deve se limitar às salas das equipes, mas aos locais onde arquivos físicos são disponibilizados e demais locais utilizados comumente pelos colaboradores.

Essa organização deve compor a política interna da empresa e deve ser aplicada tanto pelo gestor quanto pelos empregados. Isso significa que os funcionários devem ser orientados quanto à necessidade de manutenção dos locais comuns e de suas mesas devidamente organizadas.

2.      Atente-se à saúde básica dos colaboradores da empresa

Outro fator que influencia o clima da empresa diz respeito à saúde daqueles que prestam serviços à organização empresarial.

Isso pode ser aplicado pela concessão de benefícios como planos de saúde, assim como a instauração de exercícios laborais ou mesmo a disponibilização de um profissional da área da psicologia, que pode auxiliar os colaboradores.

3.      Estabeleça metas viáveis de alcance

O estabelecimento de metas em empresas é muito importante para que haja o engajamento dos funcionários, principalmente quando o cumprimento delas vem seguido de vantagens e premiações diversas.

Porém, essas metas devem ser viáveis de cumprimento, ou seja, devem ser estabelecidas de modo que haja a possibilidade concreta de que os empregados às alcancem.

Cabe ressaltar que e estipulação de metas inalcançáveis tende a gerar o efeito contrário, ou seja, a desestimular o empregado que se vê diante de números que são impossíveis de cumprir dentro das suas possibilidades laborais e da jornada de trabalho.

4.      Invista em benefícios

O clima na organização pode ser melhorado a partir do investimento da empresa em benefícios diversos.

Esse elemento está diretamente correlacionado às metas, uma vez que a estipulação de objetivos a serem alcançados sem uma contrapartida de recompensas a quem alcançá-los tende a não estimular o colaborador. Isso se deve ao fato de que ele não vê motivos para o esforço quando o seu status permanecerá o mesmo.

Dentre as possibilidades de recompensas está a estipulação de prêmios monetários, por exemplo, em que há o pagamento de um valor adicional em razão do alcance das metas. O aumento do tempo de férias ou folgas compensatórias em alguns dias funcionam de maneira positiva e melhoram o clima organizacional interno.

5.      Ofereça treinamentos relacionados à área de trabalho

A empresa pode se valer do oferecimento de treinamentos, cursos e outras formas de ensinamento prático aos colaboradores que prestam serviços na empresa para melhorar o clima interno.

Diante da visualização pelos colaboradores do investimento pela empresa no seu conhecimento e desenvolvimento profissional, o empregado não só reconhece sua valorização pela empresa, mas passa a possuir métodos que lhe permitem aumentar seu desempenho nas atividades prestadas.

6.      Programas sociais auxiliam o clima organizacional

Em razão da valorização de temas como diversidade cultural e do papel das empresas diante da sociedade, muitas organizações têm investido em programas sociais nos quais os colaboradores possuem papel fundamental.

Nesse caso, a empresa passa a demonstrar apoio a programas externos e pré-existentes ou mesmo a desenvolver programas próprios, nos quais os funcionários são convidados a participar de modo ativo.

É possível organizar campanhas de doações de roupas e mantimentos ou mesmo de voluntariado em organizações como escolas, asilos e instituições de auxílio social.

A vantagem disso é que valores importantes como a empatia e a humanização empresarial passam a ser refletidos internamente. É comum que os colaboradores passem a ter orgulho da empresa da qual fazem parte, reconhecendo o esforço social promovido por ela.

7.      Treine os líderes da empresa

Finalmente, nossa última dica referente à melhoria do clima interno de uma empresa se refere ao treinamento que deve ser dado aos líderes da empresa.

Em primeiro lugar, é necessário que eles tenham conhecimento das políticas internas empresariais e de outros quesitos que podem melhorar suas equipes, como os acima citados.

Isso permite que a figura do chefe passe a ser substituída pela do líder, que está aberto ao diálogo ao mesmo tempo em que se mostra disponível aos diversos problemas internos que possam surgir e à valorização do trabalho em equipe.

Com essas dicas você será capaz de aumentar a qualidade do clima da organização e aumentar a qualidade dos serviços, assim como o bem estar dos colaboradores que compõem sua empresa.

Veja também: Scale-up: 8 diferenças para entender mais sobre o assunto

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau