home office

Ginástica laboral em Home Office: 5 exercícios para praticar!

O labor em home Office não só foi incluído na CLT em 2017 por meio da Reforma Trabalhista como também é uma realidade cada vez mais frequente na realidade brasileira, o que se intensificou nesse ano em razão da pandemia de Coronavírus.

É obrigação do empregador pautar pela saúde física e emocional do empregado mesmo quando a prestação de labor se dá em local alheio à sede empresarial. Para isso, é possível se fomentar a realização de ginástica laboral que pode garantir o bem-estar físico do colaborador.

Separamos, abaixo, 5 exercícios para quem está trabalhando em home Office garantir a qualidade da saúde do empregado e seu bem-estar laboral.

Home Office

O home Office nada mais é do que o trabalho remoto que passa a ser prestado pelo colaborador em ambiente alheio à sede empresarial, geralmente a partir de sua própria residência.

Assim, é dispensada a necessidade de deslocamento do trabalhador até o local de trabalho, que pode ser prestado diretamente de sua casa com o auxílio de algumas ferramentas tecnológicas, como celulares e computadores conectados à internet e acesso a um servidor que possua os dados e informações necessários para a prestação de labor.

O home Office é caracterizado pela possibilidade de manutenção da produtividade dos trabalhos dos empregados mesmo quando sua realização é realizada à distância.

É possível citar outras qualidades do trabalho remoto, como a diminuição do estresse diário do colaborador, assim como a ausência de perda de tempo com deslocamento ou trânsito.

Para que esse trabalho obtenha sucesso é importante que alguns parâmetros sejam estabelecidos. Primeiramente, é necessário que haja um esclarecimento sobre a rotina de trabalho, a manutenção de prazos e horários para envio das atividades ou relatórios, por exemplo.

Deve ser esclarecido ao colaborador em home Office a importância de que ele respeite os horários diários, tanto de início quanto de término e dos intervalos. Dessa maneira, evita-se o labor exagerado, assim como a saúde do corpo é mantida.

Quanto a essa última, existem diversas dicas e exercícios que podem auxiliar no bem estar do trabalhador que presta serviços a partir de sua própria casa.

Exercícios para praticar no home Office

Conforme dito acima é muito importante que a empresa esclareça aos colaboradores a rotina diária que deve ser realizada e, dentro dela, a importância dos intervalos regulares.

Além dos intervalos realizados para alimentação, como o realizado ao meio dia, por exemplo, é importante que haja a indicação aos empregados para a realização de alguns outros intervalos ao longo do dia, nos quais podem ser realizados alguns exercícios para alongamento.

A importância se torna maior quando paramos para analisar o espaço no qual o empregado passou a realizar suas atividades. Diferentemente da sede empresarial, onde geralmente existem materiais ergométricos disponibilizados, assim como cadeiras e mesas próprias para prestação de labor, não é comum que os colaboradores tenham essa espécie de ambiente em casa.

Ou seja, é muito comum que a realização das atividades laborais na residência do trabalhador se dê fora de uma mesa indicada ou no próprio sofá, sem que haja a devida estabilidade e apoio à coluna e aos demais membros que podem ser prejudicados a longo prazo.

Não é só indicar a utilização de espaços mais adequados à prestação de labor (como mesa de jantar em preferência ao sofá, por exemplo), mas também exercícios a serem realizados podem ser de grande auxílio para a manutenção da saúde física do empregado.

Separamos 5 exercícios para serem realizados no home Office durante os intervalos que podem auxiliar na manutenção da qualidade da saúde dos colaboradores.

1.      Respiração

A respiração é extremamente importante e deve ser observada durante todo o dia, inclusive durante a realização de exercícios laborais próprios do home Office.

Empenhar-se na realização de uma respiração profunda irá ajudar a relaxar os ombros e o pescoço. Já está comprovado que os exercícios respiratórios são uma maneira de acalmar a ansiedade.

Dessa maneira, para praticar, é possível fechar os olhos e fazer no mínimo cinco inspirações e expirações profundas e conscientes. Elas devem ser realizadas de forma vagarosa, o que será importante para o relaxamento muscular e para acalmar os ânimos.

Assim, conte até cinco durante a inspiração, realizando novamente a contagem durante a expiração.

2.      Alongamento com as mãos entrelaçadas

Outro exercício que pode ser de grande ajuda na manutenção da postura do trabalho prestado na condição de home Office e para evitar ou diminuir dores musculares, é o alongamento que é realizado com as mãos entrelaçadas, exercitando os músculos das mãos, braços, ombros e costas.

Para fazê-lo basta ficar em pé e com os pés afastados na largura dos quadris. Após, deve-se expirar o ar vagarosamente ao mesmo tempo em que é diminuída a rigidez dos joelhos e o tronco é dobrado para frente, levando-se a cabeça em direção aos pés.

Então, deve-se colocar os braços acima dos ombros, atrás das costas, juntando-se as mãos.

3.      Apoio na parede

Esse exercício de alongamento é conhecido como “anjos da parede” e é indicado para ajudar a abrir a parte anterior do corpo e fortalecer os músculos superiores.

Para praticar esse exercício basta curvar as costas contra a parede com os pés levantados à sua frente. Após, com os braços dobrados em um ângulo de 90 graus, vá entrando em contato com as paredes aos poucos. Primeiramente os cotovelos entrarão em contato com a parede e, então, a parte superior das mãos, ao nível dos olhos.

A partir de então, deve-se começar a levantar os braços acima da cabeça, sem desencostar da parede e retornando à posição inicial. Indica-se que sejam realizadas de duas a três repetições dos exercícios.

4.      Liberação do ombro sentado

O quarto exercício de ginástica laboral para realizar em casa em tempos de home Office é indicado principalmente aos trabalhadores que se mantém diante do computador o dia todo, o que tende a prejudicar os músculos da cabeça, do pescoço, do peito e dos ombros.

Fazê-lo é extremamente simples e requer que se tenha às mãos apenas uma cadeira normal, destas que se têm normalmente em casa.

Deve-se sentar na cadeira e se inclinar para trás. Uma das mãos deve ser colocada ao centro do peito, e, com o polegar e o indicador, deve-se tocar as clavículas, apoiando a palma da mão. Em seguida, deve-se colocar a outra mão sobre a primeira para suporte e pressionar levemente por algumas vezes até que se sinta o peito relaxar.

5.      Alongamento de parede suspenso

O último exercício que indicamos para ser feito em casa nos intervalos realizados entre as atividades de home Office é um alongamento de parede suspenso.

O objetivo desse exercício a ser realizado em casa é auxiliar nos movimentos dos braços , diminuir a tensão deles e dos ombros após um longo dia de labor.

A prática dele exige que se fique de frente para a parede. Nesse momento é necessário que os pés sejam mantidos paralelamente com cerca de quinze centímetros de distância. Após, deve-se colocar as mãos na parede, deixando os braços esticados.

Esses são apenas alguns dos exercícios que podem ser feitos para auxiliar na ergonomia e saúde física do trabalhador que está laborando em home Office.

É possível que sejam realizados alongamentos comumente realizados antes de exercícios, como aqueles que buscam alongar as pernas e colunas ou os que são realizados puxando-se um dos braços com o outro, à frente e acima do corpo.

Acostumar-se a fazer pequenas caminhadas dentro de casa durante os intervalos em meio ao trabalho, assim como esticar os músculos e realizar espreguiçamentos, podem auxiliar no relaxamento do corpo e no fortalecimento dos músculos.

Veja também: Covid-19: Como a pandemia deve alterar as formas de trabalho?

Gostou das dicas sobre home office? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau