Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
assinatura digital

Assinatura digital: O que é? Quais suas vantagens?

A desburocratização das relações e dos processos modernos se deu em diversos aspectos, sendo um deles o surgimento e desenvolvimento da assinatura digital.

Ela é responsável por conferir segurança a negócios realizados de maneira virtual, dispensando a apresentação de documentos físicos e facilitando a vida de diversas empresas e profissionais.

Entenda o que é essa assinatura, como ela é possibilitada e suas inúmeras vantagens.

Assinatura digital: O que é?

Conforme o nome já indica, essa é uma assinatura que é adicionada aos documentos digitalmente. Ela corresponde a uma identificação eletrônica que tem validade jurídica e cuja titularidade corresponde à pessoa física ou jurídica (indivíduo ou empresa) para a qual tenha sido emitida.

Para que o aceite digital seja possível, é necessário que o indivíduo tenha em mãos um certificado digital ICP-Brasil, sigla que corresponde a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras.

Esse certificado possui diversas informações relevantes condizentes à assinatura, ao assinante e à instituição que emite esse tipo de autorização eletrônica, conferindo a ela. Ele é indispensável para que seja possível a adição de assinatura de forma digitalizada em qualquer documento.

Entretanto, existem diversos tipos de certificado digital, conforme veremos a seguir. Antes, é necessário entender qual é a diferença entre a assinatura do tipo eletrônica e a digital.

Assinatura digital x Assinatura eletrônica

É muito comum que haja confusão entre os dois tipos de assinatura, uma vez que seus nomes são semelhantes e se refiram às atividades realizadas de forma eletrônica, fora de documentos e papéis físicos.

A assinatura eletrônica corresponde simplesmente à identificação de quem emite alguma mensagem. Ela nada mais é do que aquela assinatura ou identificação ao final de e-mails, por exemplo.

A senha e o login são tipos da assinatura de tipo eletrônica, de forma que se conclui que esse é qualquer recurso responsável pela identificação do signatário. Isso não garante a segurança da informação ou detém valores jurídicos, tais como ocorre com a assinatura eletrônica.

O que as diferencia é que enquanto a digital possui valor jurídico e necessita de um certificado digital, a eletrônica se trata de uma simples identificação sem garantia dos dados.

Tipos de certificado digital para a assinatura digital

Dentre os tipos de certificado existentes há duas categorias que são consideradas principais para o auxílio da emissão de assinatura de forma digitalizada e reconhecida. Elas correspondem aos modelos A1 e A3, de forma que cabe à empresa escolher qual é o mais adequado para a sua realidade.

1.      Certificado tipo A1

Esse tipo de certificado digital corresponde àquele que é instalado em um computador e pode ser utilizado a partir de tablets e celulares smartphones e possui validade de 1 ano. Após esse tempo, é necessário que ele seja atualizado ou recontratado.

Para esse tipo há a necessidade de que a senha estabelecida seja apresentada apenas uma vez, quando a instalação do certificado é realizada.

Uma das grandes vantagens desse modelo de certificado é o fato de que ele pode ser utilizado, simultaneamente, tanto na matriz quanto nas filiais da empresa, gerando economia e comodidade.

2.      Certificado tipo A3

Por outro lado, o certificado tipo A3 deve ter armazenado em um hardware específico. Ele é disponibilizado em um token ou Smartcard que, por sua vez, deve ser conectado a um aparelho para que haja a leitura dele e o reconhecimento da assinatura.

Nesse caso, ele pode ser utilizado em apenas um aparelho por vez, o que dificulta que filiais e matriz façam uso do mesmo certificado. Ele solicita que haja a disponibilização da senha todas as vezes em que o dispositivo for utilizado.

Essa versão possui como vantagem o fato de que sua validade corresponde a 3 anos.

Embora existam outros tipos de certificado que permitem a aceite digital, esses são os principais e cabe à organização empresarial que esteja interessada em obter um escolher o mais indicado para sua situação.

Caso a empresa seja pequena e o certificado seja destinado a poucas pessoas que farão uso dele no mesmo lugar, o segundo tipo é mais indicado. Para grandes operações em que diversos operadores e atividades dependam dele, o primeiro modelo se mostra mais favorável, por outro lado.

Vantagens da Assinatura digital

Existem diversas vantagens para uma empresa ou profissional que obtém um certificado que permita a apresentação digital de uma assinatura.

O primeiro deles é que a burocracia, responsável pela demora em diversos processos de diversas naturezas, pode ser eliminada em larga escala. Com isso, a obtenção de um tipo de certificado desse tipo é importante na medida em que promove a agilidade das operações.

Cabe citar que isso pode levar à redução considerável das despesas da empresa com materiais como papel, tinta para impressão e manutenção de impressoras. Note-se que além de econômica esse é um aspecto que faz do aceite digital uma opção sustentável.

As despesas apontam que são limitadas em relação aos custos com pessoal. Diversas vezes a obtenção e reconhecimento da validade de documentos requerem viagem de um colaborador ou a contratação de um profissional que presta serviços pontuais correspondentes.

A eficiência dos processos é outras das vantagens oferecidas por quem contrata um serviço de certificado eletrônico para assinaturas nos meios digitais, pois há a simplificação de uma cadeia de atividades que deveriam ser cumpridas.

Não é necessário despender, assim, tempo para a obtenção de assinaturas diversas de pessoas que podem estar localizados em lugares diferentes. O deslocamento é eliminado para a firmação de contratos, acordos e outros documentos e ações importantes.

Saiba que a assinatura em formato digitalizado pode ser utilizada em diversos tipos de documentos, sendo extremamente flexível e aplicável. Dentre eles estão, por exemplo, os contratos, laudos, procurações, certificados, e-mails, relatórios, formulários.

Os mandatos, imagens, balanços, petições, declarações, notificações, prontuários médicos, resultados de exames, arquivos eletrônicos transferidos entre empresas e apólices de seguros. Outra vantagem relativa à ela é o fato de que possui validade jurídica.

Como funciona a assinatura digital?

Conforme já citado, a assinatura prescinde de um certificado digital que, por sua vez, deve ser emitido por uma Autoridade Certificadora, que é responsável por comprovar a identidade do assinante e portador.

Ela funciona com a obtenção de um certificado pela empresa ou profissional e pelo desenvolvimento de uma assinatura para esse usuário. As empresas certificadoras cobram um valor dos usuários e garantem o funcionamento da ferramenta e o reconhecimento das assinaturas por certo período que varia entre 1 e 3 anos.

Após, ao contratante é disponibilizado o token, cartão, ou software para instalação desse cartão que, então, estará apto para imprimir uma assinatura no formato digitalizado. O funcionamento dela e seu prazo dependerão do modelo escolhido, conforme exposto acima.

Validade jurídica

A assinatura confere ao documento validade jurídica, independentemente do local do mundo em que ela tenha sido emitida. Ela caminha junto à globalização.

Ela possui a mesma validade que aquelas assinaturas realizadas em documentos reconhecidos em firma, ou seja, de assinaturas convencionais de próprio punho.

Inclusive, os processos jurídicos reconhecem, há alguns anos, a possibilidade de apresentação digital de documentos que são assinados pelos advogados. O mesmo ocorre com publicações judiciais e mandados que podem ser assinados digitalmente sem prejuízo à sua validade.

Os documentos que foram assinados digitalmente para a firmação de contrato, são reconhecidos pela esfera judicial, de forma que a segurança e validade jurídica deles estão garantidas.

Veja também: Livros sobre Recursos Humanos: Conheça 5 indispensáveis

Gostou das dicas?  Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no  Instagram ! Acesse o site da Oitchau e conheça outras novidades.

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau