Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
meio ambiente

Meio ambiente: Como tornar a sua empresa sustentável?

Ter uma empresa ecofriendly é muito mais fácil do que parece. Confira nossas dicas para começar uma mudança hoje!

Nos dias de hoje, em relação ao meio ambiente. as empresas são responsáveis por olhar para o futuro e estarem atentas às ideias e soluções para amenizar o seu impacto negativo, além de acompanharem os avanços tecnológicos e de mercado, para deixar uma boa herança para gerações futuras.

Muitas empresas, independentemente de seus portes, já conseguem neutralizar a emissão de gás carbônico e contribuir de alguma maneira com a preservação da natureza. É o mínimo que todos nós podemos fazer para retribuir anos de uso do meio ambiente sem quaisquer preocupações em mantê-lo.

Essa é uma preocupação inteligente, pois além de precisarmos da natureza para continuar existindo e produzindo, ser amigo do meio ambiente (ou eco-friendly) é exigência das novas gerações na hora de consumir e escolher onde trabalhar.

Em algumas décadas o eco-friendly vai deixar de ser uma tendência e se tornar uma realidade – se não um necessidade – corporativa. Cada vez mais, estamos descobrindo que os recursos da natureza são finitos e cabe nós garantir que não sejam desperdiçados, mas preservados.

O processo de reversão do desgaste da natureza pode até parecer impossível de ser atingido, mas adotando pequenas atitudes diárias para mudar as rotinas das empresas que mais impactam o meio ambiente, será possível reduzir a agressão e incentivar o uso consciente dos recursos naturais.

Empresa sustentável: Entenda o conceito

Para que uma empresa se torne sustentáveis, são implementadas internamente práticas ambientes e sociais, que atendam às necessidades da sociedade, valorizando a marca e a imagem da empresa perante o mercado.

Atualmente, uma empresa que faz pequenos esforços em seu dia-a-dia, como incentivo aos colaboradores utilizar suas próprias canecas, deixou de ser um diferencial, e virou o básico a ser feito.

Uma empresa que é sustentável é motivo de orgulho para os seus colaboradores, para seus clientes, parceiros e fornecedores. O conceito de sustentável no âmbito empresarial está baseado em 3 pilares:

  • Econômico;
  • Social;
  • Ambiental

Uma empresa sustentável, reúne diversas práticas que visam a atuação de forma consciente e ética, visando o respeito à sociedade e ao meio ambiente.

Descubra como fazer as pazes com o meio ambiente

Se você tem interesse em tornar sua empresa amiga do meio ambiente, confira alguns hábitos para começar a mudar de fato:

Escolha uma pessoa ou crie um time responsável por cuidar do meio ambiente

O primeiro passo deve ser delegar essa importante missão a uma pessoa ou equipe, dependendo do tamanho da sua empresa, para cuidar do meio ambiente implantando medidas que tenham o objetivo de reduzir o impacto causado pela empresa na natureza ao seu redor e na comunidade em que está inserida.

Comece pelo básico: incentive a separação do lixo para reciclagem, reduza o consumo de descartáveis, tome medidas para conscientização do uso da água, diminuição do uso do papel (mesmo o reciclado), entre outros.

Com o avanço da tecnologia, muitos processos rotineiros das empresas se tornaram desnecessários (como a impressão de inúmeras folhas de papel) e ainda não foram eliminados por causa do hábito. Analise sua rotina e tome atitudes!

Grandes empresas exigem organização e planejamento

Quanto maior for o número de colaboradores, maior tempo será demandado para colocar em prática todas as ideias e ações necessárias.

O ideal é contratar uma pessoa exclusiva para esse trabalho ou uma equipe completa. Desse modo, a mudança receberá o foco necessário para que aconteça de forma organizada e com planejamento.

E as pequenas empresas?

Mas se você possui um pequeno escritório ou comércio, pode delegar a responsabilidade para algum colaborador que mostrar interesse genuíno nessa missão ou, se preferir, aposte no bom e velho faça você mesmo!

É importante levar em consideração que esse é um trabalho importante e que exige dedicação, portanto é preciso que as mudanças eco-friendly aconteçam por alguém que realmente acredite na causa e busque maneiras sustentáveis para implantar no ambiente de trabalho.

cartão ponto

Reciclar é preciso

Se você concluir que é realmente necessário fazer as impressões, compre um tanque onde possa reunir todos os papéis utilizados e enviá-los para a reciclagem.

Hoje, já é possível encontrar empresas que retiram os papéis utilizados e fazem todo o trabalho para reciclagem, o que pode ser um fim digno a toda quantidade de papel que costuma utilizar na sua empresa.

Pense no quanto sua empresa poderá contribuir com o meio ambiente se começar a reciclar papéis. A atitude vale a pena!

Crie e aplique práticas de consumo consciente

Invista em melhorias e novos hábitos que ajudem a empresa a economizar dinheiro e agredir menos a natureza. Pode ser mais simples do que você pensa. Acompanhe abaixo:

Energia

  • Troque as lâmpadas comuns por lâmpadas econômicas fluorescentes, que iluminam tão bem quanto as primeiras e consomem muito menos energia. Além de ajudar o meio ambiente, sua empresa economiza na conta de energia.
  • Se o budget permitir, invista em painéis solares.
  • Retire todos os eletrônicos das tomadas ao final do expediente. Esta é outra medida que cuida do ambiente e, em longo prazo, das finanças da sua empresa.

Água

  • Troque as torneiras comuns por torneiras reguláveis, que fecham automaticamente, para evitar desperdício. Cada gota vale.
  • Oriente o pessoal da limpeza para lavar calçadas, chão e outros ambientes sempre com baldes de água e nunca com mangueiras. Vale utilizar água de reuso, por isso, invista em cisternas de captação da água da chuva.

Transporte e meio ambiente

Já pensou em quanta poluição é emitida por cada colaborador que dirige individualmente todos os dias até o trabalho?

Contrate um ou mais ônibus fretados para buscar os colaboradores próximos de suas casas e ajude a diminuir o volume de carros nas ruas. Se o budget for pequeno, inicie um movimento de conscientização na sua empresa para que colaboradores compartilhem caronas.

Plante árvores

Existem ONGs no Brasil que ajudam o mercado de empreendedorismo a reduzir ou neutralizar completamente a emissão de gás carbônico diária. Em parceria com elas, é possível contribuir plantando novas árvores em áreas de desmatamento, repondo na natureza o que tiramos dela para produzir.

Veja algumas destas ONGs abaixo:

S.O.S Mata Atlântica

Iniciativa Verde

Instituto Árvores Vivas

Plante Árvore

Dicas para implementar a cultura sustentável na empresa

Seja transparente

Uma das maiores preocupações de uma empresa sustentável, que está verdadeiramente preocupada com o meio ambiente, é sobre o impacto social que as suas atividades podem causar.

A transparência das suas ações com o público demonstra sua preocupação da empresa com os resultados e com a qualidade dos seus processos.

No momento em que as pessoas entendem como funcionam os processos dentro de uma empresa, elas aumentam a confiança, o entendimento dos valores e da missão daquela empresa, e ainda aumentam a empatia com a marca.

A adoção da transparência aumenta a fidelização dos clientes à longo prazo.

Acabe com a papelada no escritório

Na gestão residual, os órgãos ambientes exigem inúmeras licenças e documentação que comprovem que os resíduos foram descartados corretamente. Os documentos que são impressos diariamente, para conferência de metas, apresentações, materiais de estudo, correção de documentos entre outros, precisam ser descartados após o seu uso.

E sempre deve existir a preocupação com o descarte adequado. Mas é possível ser ainda mais eficientes, eliminando o uso dos papeis, assim a gestão de resíduos fica muito simples.

Uma medida interessante é adotar processos digitais, evitando o consumo de papel, economizando espaço físico em arquivos, e ainda garantindo a segurança das informações da empresa, principalmente se forem assuntos confidenciais.

Comece por fazer com que os colaboradores da empresa adquiram o hábito de antes de imprimir um arquivo, perguntarem-se se é realmente necessário ou se a situação pode ser resolvida de forma digital (pendrive, tablet, celular, kindle, entre outros).

Deixar de imprimir vai além da economia de papel. Pense no número de árvores que deixarão de ser derrubadas!

Elimine os pontos de desperdícios

As empresas que estão iniciando a adoção de medidas de proteção ao meio ambiente, precisa verificar toda sua infraestrutura, para identificar possíveis pontos de desperdícios de recursos naturais.

Pontos com vazamentos de água, ar condicionado com instalações antigas ou a parte de elétrica com ineficiência deve ser verificado e corrigido com agilidade.

Outras medidas ainda podem ser aplicadas, como: Alterar a cor das paredes, para que a luz seja mais bem refletida, trocar as lâmpadas para modelos de LED, instalar sensor de presença para evitar iluminação em locais com pouca circulação de colaboradores.

O conjunto dessas medidas pode gerar uma economia interessante para a empresa, e ainda contribuir para um meio ambiente mais saudável.

Controle de Ponto Oitchau e sustentabilidade

As novas tecnologias também trouxeram facilidades quanto à sustentabilidade da rotina diária das empresas. Os sistemas digitais evitam a burocracia, o uso de papeis em excesso e o consumo de energia.

As informações são armazenadas na nuvem e não querer máquinas e servidores constantemente ligados.

Os sistemas de controle de ponto digitais, por exemplo, não gastam energia como os tradicionais e não liberam papéis em todas as marcações.

É o caso do sistema Oitchau, que oferece muitos benefícios sobre os demais tipos de marcação, como integração de dados e informações, acesso permitido apenas as pessoas envolvidas na gestão de pessoas, informações em tempo real, e muito mais. E é 100% on-line.

Aqui estão algumas funcionalidades assertivas para a sua empresa do controle de ponto digital:

  • Gestão da jornada de trabalho (semanal, turnos, flexível, etc.) – veja mais sobre os tipos de jornadas de trabalho nesta página;
  • Ponto eletrônico antifraude e alinhado com todas as disposições legais;
  • Controle de férias (ausências, abono, etc.);
  • Sistema integrado com o REP;
  • Marcação de ponto pelo computador ou dispositivos móveis;
  • Controle de ponto para equipes externas (com rastreamento em GPS em tempo real);
  • Dispositivos de segurança de alta performance (como reconhecimento facial, por exemplo);
  • E muito mais.

As novas tecnologias estão a favor das tão recorrentes necessidades junto ao meio ambiente. Adote um sistema de controle de ponto digital, como o Oitchau e tenha este diferencial na sua empresa.

Acesse o site e faça um teste gratuito agora mesmo e conheça melhor esta ferramenta. Acesse este link e saiba mais!

Veja também: Controle de ponto para pequenas empresas

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram! Acesse o site da Oitchau e conheça outras novidades.

Enviar comentário

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau