recursos humanos livros

Livros sobre Recursos humanos: Conheça 5 indispensáveis!

A atualização e constante busca de conhecimento são essenciais para qualquer tipo de profissional, independentemente do setor em que ele preste atividades. O setor de recursos humanos tem livros essenciais ao seu funcionamento.

Assim como os demais departamentos, o Rh é presenteado periodicamente com novas obras que auxiliam no desenvolvimento dos trabalhadores que nele atuam e trazem novidades que advêm de novos estudos e pesquisas.

Nós já listamos, anteriormente, 5 dos livros especiais para o sucesso na área – veja aqui, de forma que essa lista será complementada pelas demais obras literárias de recursos humanos essenciais aos profissionais que atuam nesse setor!

Recursos humanos e livros da área: Conheça as principais obras literárias para esse setor

Separamos abaixo 5 obras de recursos humanos que são essenciais para os profissionais que atuam nessa área e que pretendem se aprofundar cada vez mais nos estudos relacionados ao departamento.

Confira nossa lista que complementa as demais 5 obras que já foram destrinchadas aqui no site.

1.      Equipes 100% Energizadas – Heike Bruch e Bern Vogel

A primeira obra dessa lista relacionada aos recursos humanos e livros da área é de autoria de Heike Bruch e Bern Vogel.

O principal foco dessa produção literária diz respeito à importância de que sejam estabelecidos e promovidos ambientes laborais em que os gestores e líderes possam impulsionar a energia e concentração para buscar o alto desempenho dos colaboradores e da própria organização.

A obra foi escrita com base em uma extensa pesquisa que resultou na identificação, pelos autores, de todos os tipos de energia negativa que podem estar presentes no ambiente de trabalho e, obstar o desenvolvimento empresarial.

Outro assunto que é abordado pelos autores da área de recursos humanos nesse livro, é a relação existem entre inovação e crescimento profissional e o aproveitamento do potencial interno com busca do cumprimento de metas.

2.      Um novo jeito de trabalhar – Laszlo Bock

A segunda obra que selecionamos para você em relação às produções literárias da área de recursos humanos foi escrita por Laszlo Bock que, por sua vez, é Vice-Presidente de Operações e Equipes do Google.

Nesse livro sobre recursos humanos o autor destrincha e aponta o que a empresa que ele compõe, considerada uma das maiores do mundo, fez para se tornar uma das organizações mais importantes e bem sucedidas do mundo.

O autor do livro, trabalhou com base nos resultados obtidos a partir de uma grande investigação condizente à filosofia de trabalho e como ela se relaciona à atração, capacitação e contenção dos melhores talentos para a empresa.

O livro de Bock diz respeito às políticas internas relacionadas à capacitação de equipe e como isso pode ser extremamente lucrativo para a empresa a curto e longo prazo. O escritor desenvolve algumas considerações acerca do desenvolvimento e da felicidade dos colaboradores, o que é extremamente importante para a qualidade das atividades realizadas profissionalmente.

Essa obra de recursos humanos é um livro que se vale de diversos exemplos práticos sobre quais são os tipos de ações que têm poder para melhorar o desempenho e a satisfação dos colaboradores de uma empresa. Esses exemplos são todos advindos do próprio ambiente laboral do Google.

3.      Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo – Jeff Sutherland

A terceira publicação que consta na nossa lista relacionada aos recursos humanos e livros sobre esse departamento é de autoria de Jeff Sutherland e diz respeito, basicamente, à produtividade de uma empresa e dos colaboradores que nela prestam serviços.

O nome desse livro, Scrum, refere-se a um método muito utilizado na área tecnológica e que pode ser transportado para qualquer área de uma empresa.

Essa obra literária do ramo de recursos humanos procura auxiliar que o profissional aprenda a organizar melhor seus projetos e equipes. Indica técnicas destinadas à melhoria da produtividade das atividades, metas e projetos da sua empresa.

Cabe ressaltar que esse livro indica métodos de usar metodologias como a do Scrum e outras típicas de startups para a sua área de recursos humanos.

4.      Execução: A disciplina para atingir resultados – Ram Charan e Larry Bossid

Esse é outra obra destinada aos profissionais de RH que é de extrema importância. Esse livro de recursos humanos já vendeu mais de 1 milhão de exemplares ao redor do mundo todo, sendo considerado um best seller da área.

Seus autores, Ram Charan e Larry Bossid, demonstram ao longo das páginas dessa publicação quais são os melhores meios para que os objetivos e resultados buscado pela empresa sejam alcançados.

Enquanto Charan é doutor pela Universidade de Harvard Business School e recebeu prêmios pelo reconhecimento de seu desempenho na qualidade de educador executivo e autor de mais de 13 livros que discorrem sobre gerenciamento e liderança, Bossidy é presidente do conselho e ex-CEO da Honeywell International, em como autor de diversas obras de recursos humanos.

Esses profissionais de recursos humanos nesse livro elencam quais são os processos-chave de qualquer negócio e empresa, independentemente da sua natureza. Segundo eles tais processos corresponderiam à união de pessoas (colaboradores e gestores), à delimitação de estratégias de trabalho e, à viabilização necessária para a prática de tais operações.

Segundo esses autores demonstram nessa obra, o papel do gerente condiz, justamente, à necessidade de liderança desses processos. Por outro lado, o diálogo corresponde à estruturação, na empresa, de uma política interna baseada em honestidade e realismo.

5.      Primeiro, quebre todas as regras – Marcus Buckingham e Curt Coffman

O último item da nossa lista sobre recursos humanos e livros corresponde ao “Prieiro, quebre todas as regras”, de autoria de Marcus Buckingham e Curt Coffman.

Essa obra literária conclui que atualmente a grande maioria das empresas encontra dificuldades para se destacar no mercado perante a concorrência de outras organizações aos seus produtos ou serviços.

Dessa maneira, a grande sacada estaria no fato de que o principal recurso, na atualidade, para distinguir um negócio dos demais que atuem na mesma natureza é o capital humano, ou seja, o time de colaboradores dos quais a organização disponibiliza.

A maioria das organizações insiste em focar seu tipo de gerenciamento de forma convencional e não no capital humano.

Cabe ressaltar que Buckingham é o responsável pela obra “Descubra seus pontos fortes”, cujo foco é a melhoria dos pontos fortes de cada um dos colaboradores que compõe a sua equipe.

Assim, há a valorização à busca de soluções em detrimento à exclusão de colaboradores que a princípio não se enquadram na organização ou apresentam menor produtividade que os demais.

Assim, o autor indica diversas formas de soluções que podem melhorar as atividades desse empregado com a limitação da rotatividade de empregados.

Ao tratar de recursos humanos nessas bibliografias o autor indica quais são as melhores formas de construir uma organização baseada no foco, responsabilidade, significância, crença e maximização de resultados.

Veja também: Profissional 4.0: Como serão os perfis do futuro?

Gostou das dicas sobre livros de recursos humanos? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau