Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
dinamismo

Dinamismo: Como desenvolver em seus colaboradores?

O dinamismo é uma das qualificações específicas que estão sendo procuradas nos profissionais, visto que o mercado está sofrendo com diversas transformações, como uma globalização das relações comerciais bem como o aumento da oferta no mercado, que faz com que as empresas busquem qualificações mais específicas.

Mas, afinal, por que isso é tão importante para as empresas e como, então, desenvolver o dinamismo em seus colaboradores?

É o que pretende lhe mostrar esse artigo. Portanto, acompanhe-nos e conheça, abaixo, as vantagens do dinamismo e como fomentá-lo dentro de sua empresa.

Dinamismo: o que é?

O Dinamismo nada mais é que a ação rápida e focada, ágil e enérgica, de um indivíduo, que, por sua vez, passa a ser considerado como um sujeito dinâmico. Este aspecto dos colaboradores pode ser observado em ações ágeis que são facilmente estimuladas.

Para isso, existe uma série de dicas e métodos que podem ser aplicados pelo empregador e pela empresa a fim de estimular o dinamismo entre os colaboradores. Confira a seguir quais são eles e como funcionam.

Como estimular o dinamismo em favor de sua empresa?

Existem diversos aspectos que podem aumentar o dinamismo de uma empresa e que, por outro lado, não exigem técnicas de difícil aplicação.

Fomente a independência

Em primeiro lugar, para buscar relações dinâmicas, busque proporcionar e fomentar a autonomia dos colaboradores.

Isso é importante na medida em que os auxilia no desenvolvimento de habilidades e na busca de métodos que lhes permita o trabalho em prol da solução dos problemas apresentados pela empresa ou pela situação específica.

Contudo, é claro que é necessário manter, de certa forma, uma liderança, assim como aspectos que guiem o empregado em determinadas situações, não havendo liberdade desmedida que possa levar o empregado a agir de maneira contrária aos valores da empresa.

Entretanto, o importante ao apoiar a independência do colaborador é dar a ele o espaço de aprender, errar, evoluir e, ainda, buscar soluções diversas daquelas comumente utilizadas.

Comunicação auxilia no desenvolvimento do dinamismo

A comunicação entre empregados, assim como entre diferentes setores, deve fluir continuamente e é essencial para que o dinamismo seja desenvolvido dentro de uma empresa.

Além disso, é por meio dela que a grande maioria dos mal-entendidos e dos erros de procedimentos são evitados, de forma que a comunicação e o diálogo são essenciais.

Nesse sentido, incentive o diálogo constante entre colaboradores e setores, apresente um canal de sugestões dos empregados tanto às questões de organização da empresa quanto aos métodos aplicados na sua produção e, também, incentive o uso de linguagem clara, objetiva e simples, que pode evitar diversos mal-entendidos.

Relações interpessoais auxiliam no dinamismo

Outro aspecto importante que pode auxiliar no desenvolvimento do dinamismo dentro de sua empresa é o incentivo de desenvolvimento de relações interpessoais.

Hoje muito se fala em empatia, que nada mais é do que a capacidade de enxergar no outro a si mesmo, de se colocar no lugar de terceiros a fim de entender suas dores e mágoas, assim como sua história. É enxergar no colega um ser humano dotado de sentimentos, imperfeições e qualidades.

Assim, é importante incentivar o desenvolvimento de relações interpessoais para que os empregados enxerguem uns aos outros como humanos, e não apenas como empregados.

Isso pode ser auxiliado por confraternizações organizadas pela empresa, happy hour, almoços e jantares e, ainda, por simples pausas no trabalho para um lanche coletivo, em que não só os empregados podem conhecer uns aos outros, mas também se aproximar, aumentar o diálogo e a confiança entre eles.

Trabalho em equipe: se você trabalha em uma empresa em que o trabalho em grupo é essencial, então não se esqueça de promover isso. Os profissionais devem estar cientes de que toda e qualquer atividade dentro dessa organização é mais bem realizada quando feita em equipe e desenvolvida a partir de diferentes ideias e concepções. Para estimular isso, vale a pena fazer dinâmicas que permitam que um conheça ao outro. É importante que todos saibam o que cada um faz, respeite e valorize isso.

Dinamismo pode ser auxiliado pelo trabalho com base em feedbacks

Você pode incentivar e auxiliar no desenvolvimento da dinâmica no trabalho por meio da utilização de avaliações e feedbacks.

Aliás, esses não devem ser feitos apenas pelos empregadores e superiores hierárquicos em relação aos empregados, mas também desses trabalhadores em relação à empresa.

Isso pode ser visto como uma pesquisa de satisfação, na qual são dadas sugestões e registradas críticas. Por outro lado, elogios também podem ser feitos, assim como o apontamento de quais são os aspectos mais importantes ou melhor desenvolvidos da empresa.

As avaliações e feedbacks que tem por foco o alcance do dinamismo pode ser tanto anônimas quanto identificadas, a depender do caso.

Por fim, a importância do uso de feedbacks também se resguarda pelo fato de que através deles é possível entender o que pode ser melhorado e o que já superou as expectativas e, portanto, pode continuar a ser aplicado no ambiente de trabalho.

Reconhecimento é importante

Por outro lado, se as avaliações e apontamentos de críticas, elogios e sugestões são importantes, o reconhecimento ante o desenvolvimento profissional e alcance de metas ou do comportamento esperado pelo empregado também é digno de reconhecimento e auxilia, ao mesmo tempo, na conquista no dinamismo entre colaboradores.

Esse reconhecimento pode ser colocado em prática por meio de bonificação salarial, pagamento de comissões ou, ainda, prêmios físicos, que servem como incentivos à busca da qualidade pelos empregados. Nesse sentido, é importante um planejamento prévio a fim de que esse reconhecimento não ignore a isonomia entre os empregados.

Não há dinamismo sem gerenciamento do tempo

Finalmente, nossa última dica para alcançar o devido dinamismo dos colaboradores e se valer das vantagens que isso traz à empresa, é necessário se ter em foco a importância do gerenciamento do tempo.

Isso nada mais é do que o controle do tempo gasto para cada ação do empregado dentro da empresa e o que pode estar o levando a perder, desnecessariamente, tempo em coisas que não têm importância diante de sua ocupação.

Além disso, o gerenciamento do tempo também leva em conta a necessidade de pausas, descanso e outros, pois o funcionamento cerebral e cognitivo são necessários para que essas tarefas para o trabalho continuem sendo entregues com qualidade.

Dicas para estimular o dinamismo no ambiente empresarial

O mercado está cada vez mais competitivo, a economia brasileira cada vez mais desestabilizada, e a necessidade constante de mostrar resultados são alguns dos principais fatores que fazem com que gestores busquem por colaboradores cada vez mais dinâmicos, que consigam exercer sua função em sintonia com o restante da equipe.

Preparamos algumas dicas que contribuem para o aumento de dinamismo nos profissionais da equipe.

Feedback

A avaliação periódica e autoavaliação é muito importante para que o colaborador possa evoluir, assim como o restante dos colaboradores da equipe. No momento em que estiver recebendo o feedback, é interessante que os pontos levantados sejam analisados para que seja possível entender a melhor forma de melhorá-los.

O feedback não deve tratar apenas dos pontos de melhoria, mas sim dos pontos positivos, pois é importante informar quais foram os acertos de cada colaborador, incentivando o processo de melhoria contínua.

Informações acessíveis

Para que seja possível a otimização das atividades profissionais utilizar listas e planilhas, para que o colaborador consiga visualizar tudo que precisa ser realizado. O acesso rápido e facilitado à essas informações bem como todo o plano de atividades detalhado ajuda a cumprir prazos e metas.

A metodologia ágil, com aplicação de técnicas como Scrum e Kanban, pode ajudar na otimização dessas tarefas. Elas são baseadas em cartões com sinalizações para que possa ser feito o fluxo das atividades. Você pode usar quadro, papel ou post-it.

Auto correção e gerenciamento

No momento em que o colaborador executar uma atividade de forma incorreta ou tomar uma decisão que não é a mais adequada, é importante que ele consiga encontrar seu próprio erro, e que ele mesmo faça a correção. Porém, é necessário que a gestão tenha sabedoria e liderança para que possa ajudá-lo nesse processo.

Esse é um dos melhores métodos para que o colaborador entenda onde realmente falhou e principalmente não repita a falha. A gestão precisa estar preparada para lidar com falhas, de forma que promova o crescimento conjunto da sua equipe.

Investimento em treinamento e capacitação

A empresa e os gestores devem oferecer treinamentos especializados, cursos de capacitação e qualificações para seus colaboradores. Para que eles possam aprimorar seus conhecimentos e habilidades e estejam sempre atualizados perante as novidades do mercado.

O colaborador que está em constante evolução, consegue facilmente reconhecer suas falhas e trabalhar para que elas não ocorram mais.

Organização

Para conseguir o dinamismo no ambiente de trabalho é importante que a empresa faça investimentos em organização, como ferramentas e workshops para que os colaboradores conheçam as melhores metodologias do mercado e consigam inseri-las no seu dia-a-dia.

Com as atividades devidamente organizadas, as entregas acontecem de uma forma mais dinâmica e com menos chances de erros, evitando assim o retrabalho na correção das falhas que foram identificadas.

Planejamento

Quando o colaborador possui muitas demandas, está desenvolvendo projetos em frentes variadas, é importante que exista um planejamento, para que nenhuma das atividades seja deixada de lado, por falta de tempo.

O planejamento correto é cada que organiza todas as etapas dos projetos que estão em andamento, para que elas possam ser entregues, respeitando o tempo de cada uma delas, sem que ocorram atrasos e falhas em sua execução.

Veja também: Aumentando a fluidez dos projetos pela prática de matriz de priorização

Gostou das dicas sobre dinamismo? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau