entrevista semiestruturada

Entrevista Semiestruturada: O que é e quais as suas vantagens?

O processo de recrutamento e seleção foi um dos mais impactados pelas novas tecnologias digitais e pelas mais recentes técnicas de análise de candidatos. Uma destas técnicas é a entrevista semiestruturada, muito comum nas empresas brasileiras.

É uma das atividades mais características do RH, é um método mais despojado, em que o entrevistador faz apenas algumas perguntas predeterminadas e o restante do contato com o candidato segue sem roteiro.

New call-to-action

De forma mais flexível, permitindo que o profissional explore nuances específicos de cada indivíduo. Está sempre em foco em congressos e eventos de RH. Esta é uma ótima ferramenta de recrutamento e seleção que você precisa conhecer!


Confira:

  • O que é entrevista semiestruturada?
  • Como fazer entrevista semiestruturada?
  • Como escolher as perguntas certas?
  • Vantagens e desvantagens para o seu negócio.
  • Conheça a plataforma Oitchau.

    Boa leitura!

O que é a entrevista semiestruturada?

O processo de recrutamento e seleção não deve ser algo trivial. É preciso ter os recursos certos para selecionar os profissionais mais qualificados para a empresa – e isso é um diferencial importante frente à concorrência.

Um destes recursos é a entrevista semiestruturada, que permite uma preparação prévia do entrevistador e ainda improviso na hora de lidar com as informações trazidas pelo candidato.

De qualquer forma, trata-se de um recurso para entrevistas presenciais, com interação junto ao profissional. Além de questionamentos e análises previamente estruturadas, o recrutador pode improvisar e explorar mais o perfil profissional, fazendo um levantamento de dados ainda maior.

Mas muitos assuntos podem surgir no decorrer da entrevista e o entrevistador, através da entrevista semiestruturada, pode aproveitar melhor este momento para sanar dúvidas e avaliar competências, como capacidade de comunicação, por exemplo.

As questões criadas antes do evento servem apenas como base para a entrevista. É possível ainda alterar a ordem das questões ou mesmo modificá-las.

A parte previamente estruturada também é utilizada em outras entrevistas, com outros candidatos para a mesma vaga, mesmo que surjam outras questões durante o processo.

Pode considerar ainda perguntas essenciais para a empresa e outras mais complementares, que o entrevistador venha a fazer.

Como fazer uma entrevista semiestruturada?

A entrevista semiestruturada, apesar de não seguir um roteiro fixo, possui questões predefinidas. Logo, o primeiro passo para o entrevistador é fazer uma pesquisa ampla sobre a descrição da vaga e as funções que serão exercidas pelo futuro contratado, bem como uma pesquisa sobre as expectativas da empresa.

Em seguida, é preciso compreender o currículo e criar a partir dele questionamentos sobre o perfil do candidato. As perguntas precisam ser estratégicas e até podem ser específicas, mas devem supor a improvisação durante a entrevista.

O terceiro passo é a criação das perguntas em si para a entrevista semiestruturada. O recrutador deve buscar informações quantitativas e qualitativas. Flexibilidade é o ponto alto deste tipo de entrevista.

A escuta atenta, deixando o candidato se expressar, é outro segredo da entrevista semiestruturada, pois é a partir do que ele fala que você, enquanto recrutador, pode explorar pontos e temas para a análise.

Principais aspectos

Desta forma, a entrevista semiestruturada tem algumas características básicas:

  • Improvisação e mudança no tempo da entrevista, moldando-a para os pontos de interesse.
  • Perguntas abertas e fechadas.
  • Questões bases predeterminadas.
  • Conversa informal e flexível.
  • Escuta atenta.
  • Permitir que o candidato se expresse.

Como escolher as perguntas certas

Outra dica para realizar entrevista semiestruturada é ter a capacidade de criar as perguntas certas para todos os candidatos e a partir daí explorar novas nuances individualmente.

A escolha da questões deve ser estratégica, ou seja, é importante levantar questões que serão respondidas com detalhes pelos entrevistados, e não apenas com “sim” ou “não”.

Vejamos alguns exemplos:

Como você ficou sabendo desta vaga?

Como ficou conhecendo a empresa?

O que você pode fazer pela empresa que outro candidato não poderia?

O que você sabe sobre a empresa?

Por que você está se candidatando a um cargo nesta empresa?

Veja que são informações que provavelmente não constam no currículo do profissional e que podem levar para outras questões. Por isso, a entrevista semiestruturada exige planejamento.

Vantagens e desvantagens para o seu negócio

New call-to-action

Vantagens

Há muitas vantagens deste modelo de entrevista para as empresas. Trata-se de um modelo híbrido, com questões fixas, mas flexíveis, e livre possibilidades de explorar a entrevista.

Porque ela pode evidenciar informações que recursos mais tradicionais não são capazes. O recrutador pode ainda explorar recursos de marketing.

Outra vantagem é que a entrevista semiestruturada consegue realizar uma comparação objetiva dos candidatos e também fornecer uma abordagem personalizada.

A flexibilidade e a autonomia do recrutador também são benefícios interessantes, pois é possível se adaptar a cada tipo de candidato.

A entrevista semiestruturada permite ainda dar um direcionamento mais assertivo à entrevista, testar as informações previamente adquiridas, amplia as possibilidades de conhecer o candidato. Permite ainda maior número de respostas espontâneas.

Desvantagens

Há ainda algumas desvantagens. Uma delas é a necessidade do entrevistador ser experiente e habilidoso, principalmente para improvisar.

Requer planejamento estratégico e pesquisas prévias, o que nem sempre é possível dependendo da necessidade de contratação.

Requer ainda que os recrutadores tenham treinamentos específicos, o que é muito comum na área de gestão de pessoas. Dentro desta técnica, há vários outros conjuntos de recursos que podem ser aprendidos, e isso requer investimento por parte da empresa.

Conheça a plataforma Oitchau

Conheça a plataforma de controle de ponto digital Oitchau e automatize a marcação de ponto da sua empresa. A plataforma Oitchau atende a diferentes tipos de empresas e de segmentos.

Com foco maior em empresas responsáveis pela gestão de condomínios, comércio e varejo, empresas de TI, instituições de ensino, indústria, entidades governamentais, entre outras, e é 100% on-line.

É possível ainda adquirir planos conforme as necessidade da sua empresa ou a quantidade de colaboradores que possui em um período. Você pode também expandir o seu plano gradualmente.

Acesse o site e faça um teste gratuito agora mesmo e conheça melhor esta ferramenta. Acesse este link e saiba mais!

Veja também: RH na indústria: Quais são as principais rotinas e vantagens?

Gostou das dicas sobre entrevista semiestruturada? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau