recrutamento e seleção

Recrutamento e seleção de pessoas: Guia completo

O recrutamento e seleção de pessoas é talvez o processo de maior destaque dentro dos Recursos Humanos. É a porta de entrada dos colaboradores e também muitas vezes o primeiro contato do candidato com a empresa.

Logo, não é errado dizer que é uma área de grande importância para a empresa e que passou por grandes transformações especialmente na última década. Para compreender melhor o que é e as práticas atuais de recrutamento e seleção, desenvolvemos este pequeno guia. Confira!

O que é o recrutamento e seleção?

O recrutamento e seleção é um processo do departamento de RH. É responsável em captar novos talentos para a empresa através da atração e alocação de candidatos nas vagas abertas e do alinhamento realizado com os gestores de cada setor.

Há uma série de requisitos técnicos e metodologias que a empresa pode adotar para padronizar o processo de recrutamento e seleção, sendo preciso que os profissionais que atuem nesta área sejam conhecedores destas premissas, bem como de boas práticas neste segmento.

O recrutamento e seleção é tão antigo quanto a existência das empresas, mas nos últimos anos, com o avanço tecnológico e popularização da internet, ocorreram muitas transformações – desde novas ferramentas e recursos que tornam o processo digital e dinâmico a novos paradigmas que atendam às exigências do mercado, como é o caso da inclusão social, da diversidade na cultura organizacional e de outros conceitos cada vez mais comum.

Para compreender melhor este processo, consideremos:

Recrutamento – Busca por candidatos que tenham um conjunto de aspectos desejáveis para a atuação profissional na empresa, além de com conhecimentos, competências e experiências importantes para a sua atuação. É a fase de captação do processo.

Seleção – Destacar a partir de uma quantidade de candidatos apontados processo de recrutamento, os mais adequados para atender os requisitos da vaga e serem contratados de fato. Isso ocorre através de entrevistas, testes, dinâmicas, análises, etc.

A importância estratégica do Recrutamento e Seleção

Muito se fala atualmente sobre RH estratégico. Em um mercado cada vez mais competitivo e acelerado, recrutar e selecionar não podem ser ações quaisquer para as empresas.

É preciso ter condições de atrair os melhores talentos, com os menores custos e investimentos bem aplicados. É preciso sair na frente da concorrência e ainda ter este processo bem alinhado com o negócio e com as expectativas de cada setor da empresa.

Se há alguns anos, o recrutamento e seleção apenas organizava a captação e contratação de novos colaboradores, com aspecto muito mais burocrático, hoje é um centro de custos e também participa diretamente das decisões estratégicas da corporação.

Isso porque as empresas passaram a ter um novo mindset sobre a importância do recrutamento e seleção: antes, quando precisava inovar, ia até o mercado e contratava pessoas capacitadas para gerar diferenciais e o negócio se pautava pela tecnologia que produzia; agora, o diferencial da empresa não está na sua estrutura, mas na capacidade de produzir diferenciais próprios e isso ocorre por causa do capital humano que possui. As pessoas estão no centro de todo o processo produtivo.

Outra mudança está em relação a outro grupo de pessoas: os clientes. Quando o consumidor escolhe um produto, ele não adquire mais pelo preço ou funcionalidade, mas sim por um conjunto de valores e ideais que são expressos também pela forma como a organização lida com os seus colaboradores. A experiência do colaborador impacta diretamente no sucesso da empresa e na visão de marca empregadora.

O recrutamento e seleção tem vital importância para a empresa, pois deve lançar estratégias para evitar problemas e ajudar a expandir o seu crescimento, evitando o turnover, os custos em médio e longo prazo e a baixas produtividade.

Atualmente os talentos são o bem mais valioso de qualquer empresa, o que mostra como esse processo tem um papel essencial. Se for pouco eficaz, pode resultar em perdas de produtividade, turnover, prejuízos na experiência dos clientes da empresa e aumento de custos no médio e longo prazo.

Recrutamento e Seleção ao longo tempo

O recrutamento e seleção tal como conhecemos é originário do início do século XX, mas sempre foi preciso, desde o início do capitalismo moderno, que a empresa tivesse meios de recrutar e selecionar mão de obra. Como dito, hoje deixou de ter um caráter meramente burocrático – tal como era também todo o setor de RH – e se tornou estratégico.

É importante imaginar como ocorriam os processos de recrutamento e seleção há 20 ou 30 anos nos Brasil: a sua tarefa era analisar currículos (de papel), fazer entrevista e destacar o melhor candidato, tudo de forma manual e artesanal. Mas com o avanço do mercado e das novas tecnologias, a relação da empresa com o seu público mudou, assim como as técnicas e recrutamento e seleção: busca-se no candidato aspectos muito específicos através de recursos que consigam minerar informações estratégicas e todo o processo é integrado e dinâmico, concebido e utilizado digitalmente.

Como é dividido o recrutamento e seleção

O objetivo do recrutamento e seleção é captar para a empresa de talentos com conhecimentos e habilidades para ocupar as vagas em aberto, considerando também as características necessárias com as expectativas corporativas. Para isso, faz-se um levantamento em conjunto de aspectos com os gestores de áreas, para sintetizar as principais características que os profissionais devem ter para participar do processo. Leva-se em conta também a descrição de cargo e os aspectos funcionais que o colaborador deve atender.

Alguns profissionais se destacam no processo de recrutamento e seleção:

  • Headhunter – Pessoa ou empresa com a função especializada de busca de profissionais diferenciados que podem ter habilidades técnicas ou executivas. É um serviço terceirizado.
  • Recrutador – Possui as mesmas funções de um headhunter, mas é um funcionário da empresa que atua especificamente selecionando os currículos e perfis para as vagas.
  • Analista de Recrutamento e Seleção – Atua em várias etapas dentro do RH, desde a etapa operacional de alinhamento do perfil, divulgação das vagas, triagem e seleção dos currículos, etc.
  • Business Partner – Ajuda na busca por profissionais mais adequados, já que conhece bem a empresa e a sua cultura. Atua em diferentes setores – marketing, financeiro, comercial, etc.
  • Psicólogo – Realiza atividades como avaliação comportamental e psicológica em determinados casos de recrutamento e seleção.

Etapas de um processo de sucesso

Uma vez compreendido o que é e o objetivo do recrutamento e seleção, bem como os seus players, é preciso entender as etapas básicas deste processo, que possui diferentes fatores, como ter uma equipe responsável; budget; realizar planejamento; ter uma infraestrutura prévia; capacidade e poder de execução, etc.

O primeiro passo nas empresas é definir quais serão as etapas, desde a criação da vaga até o momento da contratação. O recrutamento pode ser recrutamento misto, recrutamento interno ou recrutamento externo, e a escolha do tipo impactará no tipo de processo seletivo a ser adotado. Geralmente, estas são as etapas de uma processo de recrutamento e seleção:

Atração dos candidatos certos para a vaga definida – Esta etapa começa com a construção de um EVP – Employee Value Proposition da empresa para definir as vantagens junto ao mercado. A capacidade de atração tem a ver com a imagem da empresa e o plano começa considerando que tipo de imagem pretende-se passar aos candidatos. Nesta etapa, planeja-se também a descrição de vaga, uma vez que cada novo processo de recrutamento e seleção é específico para a vaga que está sendo oferecida.

Alinhamento de vaga com RH e Gestor – Antes de ofertar uma vaga ao mercado, deve ocorrer um alinhamento do RH juntamente com o gestor da área. Ele terá melhores condições para planejar ações, estabelecer metas e definir resultados. É ele quem participará da seleção do candidato ideal.

Identificação dos melhores candidatos – Após a triagem de currículos, seja qual for o método adotado, é importante analisar com rigor as informações relevantes sobre suas competências.

E para otimizar os processos de análise – assim como todas as demais etapas do processo de recrutamento e seleção – é importante que a empresa escolha ferramentas digitais inteligentes que amplie o contato com os candidatos, a formação de banco de talentos, a integração de todas as informações durante o processo, a mineração conforme os aspectos configurados, etc. Há no mercado muitos softwares e plataformas integradas neste sentido. Quanto aos currículos, é preciso checar todas a informações e contrapor com as necessidades e expectativas da organização.

Entrevista estruturada – A partir de um roteiro organizado, são entrevistados os candidatos que tiveram os seus currículos destacados na triagem. A entrevista pode ocorrer presencialmente ou através de algum recurso digital. O estilo da entrevista deve considerar o estilo da empresa. O objetivo é conhecer melhor o candidato e passar informações relevante e atraentes sobre a empresa.

Indicadores de Recrutamento e Seleção – Os indicadores de desempenho em RH são um recurso importante para avaliar a gestão e o crescimento de uma empresa. Avaliar constantemente o processo de recrutamento e seleção é importante para a sua melhoria contínua. São definiodos os KPIs para mensurar melhor os resultados.

Definição da faixa salarial – É importante que a empresa tenha um plano de cargos e salários e que defina uma faixa salarial para a vaga em questão.É importante oferecer uma remuneração condizente com as competências e formação dos candidatos à vaga para que a vaga se destaque entre os candidatos.

Veja também: Accountability: Saiba como lidar com o tema no RH

Gostou das dicas sobre recrutamento e seleção para a sua empresa? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

1 comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau