Investir em Capital Humano: como fazer na sua empresa?

Atualmente, tornou-se possível afirmar que o investimento em capital humano é o maior e mais importante investimento que uma empresa pode fazer.

A prática valoriza não apenas os seus colaboradores, que se sentem atraídos por um ambiente de trabalho em que são incentivados a crescer pessoal e profissionalmente, mas também a empresa, que se torna atrativa para novos talentos.

New call-to-action

Sob este contexto, investir nos colaboradores pode ser considerado uma vantagem competitiva e um passo à frente dos concorrentes mais diretos.

Neste artigo, falaremos sobre o que é o time de colaboradores e o que a sua empresa pode fazer para investir nele.

  • Capital humano: o que é?
  • Como investir no capital humano?
  • Qual a importância desse investimento?
  • Quais são so principais motivos para investir no capital humano?Acompanhe!

Capital humano: o que é?

Como o próprio nome sugere, o capital humano, ou força de trabalho, está ligado à capacitação e ao desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa.

É necessário que todo colaborador de uma empresa reúna conhecimento e habilidades técnicas, bem como experiência para que as atividades desenvolvidas por ele reflitam em valor financeiro para a empresa e valor pessoal ao próprio colaborador.

Quando se fala em força de trabalho, refere-se a todas as características que um colaborador desenvolve por meio de sua experiência corporativa, formação acadêmica e complementar, e suas habilidades técnicas.

A empresa deve aproveitar e valorizar estas características para valorizar seus colaboradores e formar equipes de alto impacto, ou seja, times altamente capacitados e com experiência suficiente para levar a empresa a uma posição de destaque em seu segmento.

Portanto, investir em seus colaboradores traz inúmeros benefícios à empresa e ao próprio colaborador.

Como investir no capital humano?

Para criar ações de investimento nos colaboradores, o gestor e os profissionais de RH devem trabalhar em conjunto, levando em consideração as necessidades da empresa e um conhecimento profundo do atual organograma.

Saber exatamente os cargos que existem na empresa e as funções desenvolvidas por cada um permite que o gestor consiga identificar os pontos de investimento em funcionários. Dessa forma, as ações ficam mais focadas e as chances de sucesso se tornam bem maiores.

Criamos abaixo uma lista com sugestões de práticas para investimento no capital humano. Confira!

Valorização das equipes

A empresa que investe no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de seus colaboradores é a que tem o maior índice de satisfação dos próprios colaboradores em relação ao ambiente de trabalho.

Para o colaborador, o investimento da empresa está relacionado à valorização do trabalho executado e à intenção de permanecer contanto com ele em médio e longo prazo. As equipes se tornam mais engajadas com as metas da empresa.

Autonomia dos colaboradores

Os colaboradores que se sentem confortáveis e possuem a autoconfiança necessária para tomar decisões diariamente se sentem valorizados e são mais engajados.

No entanto, é importante ressaltar que a autoconfiança do colaborador é desenvolvida pelo líder. É ele que incentiva e, em alguns casos resgata, a autoconfiança de seus colaboradores conferindo-lhes a autonomia necessária para que isso aconteça.

A autonomia dos colaboradores é incentivada e apoiada pelo gestor, criando laços de confiança para que as equipes assumam e decidam sobre suas responsabilidades todos os dias.

Plano de cargos e salários

Oferecer um plano de cargos e salários bem estruturado aos colaboradores é uma forma segura de investir na força de trabalho e engajar as equipes.

Diante de um mercado tão competitivo, a retenção de talentos se torna ainda mais difícil e oferecer condições para que os colaboradores se desenvolvam pessoal e profissionalmente é um dos caminhos mais sólidos para que a empresa alcance seu objetivo.

Além disso, promover um colaborador que já está totalmente integrado à cultura da empresa é muito mais vantajoso profissionalmente, sem contar que é menos oneroso à empresa, do que contratar uma pessoa de fora.

Prêmios e bonificações

Premiações e bonificações também são importantes práticas para investir  e incentivar o aprimoramento constante de suas equipes. Estas práticas possuem um simbolismo importante e, para as equipes, também representa uma forma de valorização e investimento.

Como mostramos acima, o investimento pode se dar de diversas maneiras. O importante é que as equipes sejam lideradas por gestores justos e sensíveis para identificar suas necessidades e incentivá-las a ser sempre as melhores versões de si mesmas.

Cursos, Workshops e Especializações

E por último, mas também essencial, o investimento em cursos, workshops e especializações para seus colaboradores que demonstram interesse em adquirir novas habilidades técnicas e que apresentam potencial para ocupar cargos de liderança.

Muitas vezes um colaborador tem perfil, tem a vontade, tem disponibilidade, mas não tem o dinheiro para fazer um curso que poderiam enriquecer seus conhecimentos e habilidade.

A empresa pode optar por fazer esse investimento no colaborador, e usufruir dos benefícios dos aprendizados dele que serão aplicados nos trabalhos dentro da própria empresa, melhorando produtividade e qualidade dos resultados.

Qual a importância desse investimento?

O investimento no time de colaboradores de uma empresa é muito importante, e traz inúmeros benefícios, agregando valores nas competências técnicas do time de colaboradores, quanto na redução de custos.

Os benefícios obtidos a partir da valorização dos colaboradores, são carregados de aspectos positivos dentro de uma estrutura empresarial. Onde podemos citar a melhora na produção diária, de todos os colaboradores.

Para que seja possível entender a importância do investimento no time de colaboradores, elencamos alguns motivos que as empresas deveriam rever suas estratégias, caso ainda não tenham adotado tais práticas.

  • Redução das falhas na execução de atividades: Em uma empresa, o trabalho de refinamento de processos é constante, onde é necessário trabalhar e aprimorar a expertise dos colaboradores que são responsáveis pela execução das atividades;
  • Aumento da produtividade: O colaborador se sente mais motivado em um ambiente onde se sente valorizado, e isso tem reflexos diretos na sua produtividade;
  • Ganhos em motivação e engajamento das equipes: Com colaboradores mais felizes, ele naturalmente possui uma nova motivação para entregar o seu melhor, pois acredita que está fazendo a diferença.

Todos os pontos levantados anteriormente, foram analisados a partir de uma percepção imediata, após investimentos no time de colaboradores da empresa.

Quais são os principais motivos para investir no capital humano?

Retenção de talentos

Quando um profissional não está satisfeito com seu ambiente de trabalho, é natural que ele procure um local que se adeque às suas necessidades e ao seu momento profissional, já que a empresa não está visando a sua progressão na carreira.

New call-to-action

Quando muitos colaboradores começam a ter o mesmo sentimento, a taxa de turnover aumenta bastante, fazendo com a empresa perca capital intelectual, que é igualmente importante.

No momento que o colaborador se sente verdadeiramente valorizado, com políticas inclusivas e de benefícios, que visam o crescimento profissional, pautado em plano de carreira, com ferramentas de apoio nessa trajetória, o colaborador deseja se manter na empresa, entregando com qualidade, e dedicação.

Crescimento do ROI

O investimento nos colaboradores tem reflexos diretos no desenvolvimento da força de trabalho. Na aplicação de estratégias de refinamento de habilidades e competências dos colaboradores, a empresa consegue um retorno significante sobre o investimento realizado, conhecido como ROI.

O colaborador capacitado agrega mais valor ao seu trabalho, e tem uma produtividade melhor, o que traz impactos positivos no desenvolvimento da empresa. Dessa forma, a empresa consegue mensurar o quanto é importante o capital humano para a evolução do negócio.

Veja também: Setores de uma empresa: Quais os principais? O que fazem?

Gostou das dicas sobre capital humano? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram !

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau