organograma

Organograma de empresa: O que é? Qual a importância?

Em uma definição bem simples, o organograma funciona como uma ajuda visual usada para esclarecer quem reporta a quem e quem é responsável pelo quê dentro de uma organização.

Em algum momento da vida profissional, “damos de cara” com um: é muito comum que o mesmo apresente a figura do CEO da empresa e/ou dos seus líderes de departamento no topo com os respectivos liderados abaixo, no formato de um desenho, diagrama, fluxograma ou imagem.

New call-to-action

 Ao longo desse artigo, vamos falar um pouco mais sobre os benefícios dessa ferramenta no dia a dia empresarial.

O que é organograma?

Em seu conceito original, trata-se de um gráfico no qual se pode visualizar a estrutura completa e como uma companhia se organiza: seu principal objetivo é a apresentação da hierarquia e como os seus departamentos se relacionam.

Entenda os tipos de organograma

São diversas as representações de um organograma, conheça quais são elas a seguir.

Clássico

Conhecido popularmente como vertical, é o tipo de organograma mais comum nas empresas, sua elaboração é realizada em retângulos, que estão representando os órgãos, onde as linhas representam as ligações hierárquicas, e a comunicação entre os níveis.

Radial

Conhecido por alguns profissionais como solar ou circular, sendo um organograma não clássico, visa demonstrar o funcionamento o macrossistema da empresa, dentro de um grupo empresarial.

Barras

O organograma do tipo barras possui uma representação feita com retângulos alongados, que iniciam em uma base vertical, e o tamanho do retângulo está ligado à autoridade que está sendo representada. Não é um organograma clássico, mas muito utilizado pelas empresas.

Setorial

A representação do organograma setorial demonstra uma estrutura em círculos homocêntricos, que estão representados a variedade dos níveis hierárquicos, iniciando pelo círculo central.

Informativo

Como seu próprio nome já indica, é um organograma que visa indicar o maior número de informações que estão relacionadas a cada área dentro da empresa.

Por que o organograma de empresa é importante?

Os benefícios da criação de um organograma são diversos:

Um organograma de empresa mostra a quem relatar

Ele permite que os colaboradores visualizem o panorama geral da corporação e suas estruturações, de forma que saibam com quem devem entrar em contato quando há um problema muito complexo ou que ainda não foi solucionado, por exemplo.

Grandes organizações não fluem  sem esses gráficos, pois têm muitos departamentos;

Compreensão do modelo hierárquico

No momento da seleção e recrutamento, o novo colaborador consegue compreender qual o tipo de modelo hierárquico a corporação utiliza e tem uma ideia do caminho a percorrer para ter uma carreira de sucesso dentro da empresa;

Orientação para novos colaboradores

Esses novos profissionais também são capazes de se orientar rapidamente por meio do esquema. Eles podem conhecer as pessoas com quem estarão trabalhando antes mesmo de conhecê-las pessoalmente apenas estudando o gráfico;

Auxilia no planejamento estratégico

Para as startups e médias empresas, os gráficos podem facilitar o planejamento estratégico dos negócios, pois os recursos são alocados de forma muito mais lógica, com base nas principais competências individuais;

Entendimento da posição hierárquica

Um organograma adequado faz com que os papéis dos gerentes sejam mais claros e mensuráveis.

Quais são as vantagens de ter um organograma na empresa?

Existem diversas vantagens do uso do organograma, onde uma das principais é a facilitação das decisões estratégicas que estão relacionadas à gestão e comunicação com a empresa, de uma forma geral.

A representação gráfica das posições da hierarquia auxilia bastante colaboradores, em especial que chegaram recentemente ao time, e para terceiros que estão realizando prestação de serviço.

Outras vantagens também estão associadas ao uso de um organograma na empresa, como a agilidade na identificação das diferentes áreas da empresa e seus respectivos líderes. Sendo mais simples a identificação do:

  • Responsável por um determinado projeto;
  • Quais são os departamentos que podem expandir;
  • Como os profissionais podem contribuir.

Ter o entendimento do organograma empresarial simplifica o andamento das rotinas internas de uma empresa, já que todos tem ciência de quem deve se reportar em caso de problemas, ou sugestões de melhorias.

No organograma estão dispostos os níveis hierárquicos que existem dentro de uma organização, em alguns modelos de representações gráficas estão dispostos o nome do responsável por um determinado setor, responsável direto, quantidade de colaboradores em sua estrutura e a divisão de trabalho.

O organograma ajuda a empresa na criação de um plano de carreira para seus colaboradores, já que está indicando qual a trilha necessária para conseguir alcançar um determinado cargo na hierarquia, e quais os setores mais indicados para isso.

Além de ser uma forma de organização para os colaboradores, atua como uma forma de motivação no trabalho, pois contribuem para que os profissionais sigam motivados, almejando a posição dos seus sonhos.

Para que seja considerado como um recurso para a empresa, é necessário que ele seja construído de forma objetivo, e desenvolvido de acordo com a estrutura organizacional.

O tipo de organograma escolhido para utilização precisa ser de fácil leitura, demonstrando a estrutura da empresa.

New call-to-action

Como montar um gráfico eficiente?

Para te auxiliar na hora da montagem do organograma de empresa, existem diversas ferramentas e softwares online, inclusive gratuitos. Entretanto, antes de tudo, é importante que você priorize alguns passos:

  1.  Liste todas as funções existentes na empresa. Todo colaborador deve ser levado em consideração. Atente-se aos profissionais que possuem cargos diferentes;
  2. Para facilitar a listagem dos cargos, comece pelo topo (founder/presidente/diretor) e vá passando por cada departamento de acordo com a hierarquia. A visualização fica mais fácil se houver cores diferentes para cada área.
  3. Após finalizado, confirme as funções juntos aos líderes das respectivas áreas. O RH pode encaminhar por e-mail o gráfico em formato de imagem para toda a empresa, além de fazer o upload na intranet. Uma boa dica também é fixá-lo num quadro de avisos, por exemplo, onde estará sempre disponível e com fácil acesso aos olhos de todos.

Considerações

É importante ressaltar que o gráfico não deve ser utilizado como forma de mostrar controle sobre os seus colaboradores: ele é uma forma de visualização eficiente da estrutura da gestão da empresa.

O propósito maior é o de deixar claro como as áreas se relacionam dentro do negócio não apenas aos colaboradores, como para os próprios líderes, fornecedores, entre outros.

Agora que já conhece o conceito,é hora de elaborar o seu organograma de empresa. Se precisar, releia o texto quantas vezes achar necessário. Bom trabalho!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau