Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp

Recrutamento e seleção: conheça as melhores práticas e técnicas

Para quem está de fora, o processo de seleção de uma empresa parece ser algo corriqueiro. Porém, os profissionais de RH levam o processo muito a sério, pois compreendem que o recrutamento e a seleção são essenciais para atrair os melhores talentos do mercado e, assim, formar equipes com profissionais de alta performance.

É importante destacar que todo processo de recrutamento e seleção é diferente e, para ser bem-sucedido, é preciso que o recrutador tenha conhecimento das diferentes técnicas e metodologias que compõem as principais tendências da área de RH.

A maneira como as empresas realizam seus processos de recrutamento e seleção tem se aprimorado ao longo dos anos.

Neste artigo, explicaremos o que é recrutamento e seleção, além das principais técnicas e práticas.

O que é recrutamento e seleção?

Muita gente confunde recrutamento e seleção, pensando que as duas palavras têm significados semelhantes. O que ocorre, na verdade, é que tanto recrutamento como seleção são duas etapas diferentes em um mesmo processo.

Documentos Admissionais

Recrutamento

Pode-se afirmar que recrutamento refere-se à procura de candidatos que tenham habilidades, conhecimento técnico e a experiência desejada para ocupar determinado cargo dentro de uma empresa.

Diferentemente do que se supõe, o recrutamento não é o momento da escolha do candidato mais adequado, e sim, de um conjunto de candidatos que se encaixam no perfil que a empresa procura.

Seleção

Uma vez recrutados os candidatos que tenham os requisitos gerais para ocupar determinado cargo, chega a vez de fazer a seleção e identificar o candidato mais adequado do conjunto.

Um bom candidato à uma vaga é aquele que, além dos conhecimentos técnicos e experiência, possui valores alinhados aos da empresa. Por esse motivo, durante o processo de seleção, são incluídas etapas como testes, entrevistas e até dinâmicas!

Mudanças no recrutamento e seleção ao longo dos anos

A importância do processo de recrutamento e seleção só surgiu no início do século XX. Antes disso, os colaboradores eram contratados de forma mais geral, sem foco estratégico.

Com o passar do tempo e o aumento da concorrência, foi-se percebendo o valor de estruturar o processo de atrair novos talentos para as empresas. Contratar um colaborador deixou de ser algo voltado apenas ao pagamento de salários.

O antigo Departamento Pessoal, que tratava de todo trâmite burocrático das contratações, deu lugar aos Recursos Humanos, com foco na gestão de pessoas. Hoje, o DP funciona como um subdepartamento do RH.

Por esse motivo, já é possível se deparar com a terminologia “RH estratégico”, ou seja, um departamento de Recursos Humanos que tem participação determinante no sucesso da empresa.

O advento da tecnologia transformou os processos de recrutamento e seleção ainda mais focados nas estratégias organizacionais para formar equipes de alta performance e, assim, permitir que a empresa se mantenha competitiva.

No entanto, o que faz uma empresa ter sucesso não é apenas a tecnologia, mas as pessoas!

Não dá para negar o impacto que a tecnologia teve no mundo empresarial, mas o fator mais importante relacionado à chegada da tecnologia, foi a transformação no comportamento do consumidor.

Hoje, o público é mais exigente e, portanto, mais do que pagar um preço justo, ele procura uma experiência única de compra. As relações entre empresa e clientes se tornaram bem mais humanizadas e a tecnologia aliada à superação das expectativas de seu público-alvo é que alavancam empresas.

O que as empresas devem buscar hoje são profissionais competentes, eficientes e que tenham habilidades nos relacionamentos com colegas, fornecedores e, sobretudo, clientes!

Práticas e técnicas do recrutamento e seleção estratégica

Os colaboradores são os bens mais preciosos de uma empresa. Quando um colaborador se sente totalmente acolhido e valorizado, ele produz mais e contribui para que a empresa alcance suas metas.

Por esse motivo, planejar, estruturar e executar um processo de recrutamento e seleção é essencial para atrair os melhores talentos de forma prática, eficiente e organizada.

Antes de falarmos sobre as práticas e técnicas em si, é preciso pensar em outros fatores:

  • Vaga que será criada;
  • Conhecimentos e habilidades técnicas dos candidatos que poderão preenchê-la;
  • Habilidades interpessoais dos candidatos;
  • Quantidade de etapas do processo de recrutamento e seleção, e
  • Duração do processo.

Vale lembrar que os processos de recrutamento e seleção deixaram de ser longos, pois são onerosos às empresas e desmotivam os candidatos ao longo do caminho. Sob este aspecto, o planejamento é fundamental para realizar um processo objetivo e eficaz.

Após definir os fatores acima, vamos falar sobre as técnicas!

1. Atraia os candidatos certos

Quando nos referimos à atração de candidatos, falamos em qualidade e não quantidade. O que você deve buscar é um candidato que tenha todas as qualidades técnicas e interpessoais necessárias para ajudar a conduzir a empresa ao sucesso.

Assim, antes de abrir a vaga para todos, procure por candidatos em seu banco de dados ou até mesmo internamente. Caso não encontre, estabeleça uma divulgação otimizada. Selecione os nichos mais propícios para encontrar o candidato que procura para ocupar o cargo desejado.

Locais ideais para publicar sua vaga:

  • Sites de divulgação de vagas: lembrando que há sites específicos para alguns segmentos, como TI.
  • Redes sociais, principalmente o LinkedIn.
  • Softwares de gestão.
  • Aplicativos especializados em recrutamentos.

2. Use a tecnologia na triagem

É provável que, ao postar a vaga, você se depare com uma enxurrada de currículos. A tecnologia, neste caso, vem como uma ferramenta valiosa. Afinal de contas, que tem tempo disponível para analisar manualmente dezenas de currículos?

Utilize plataformas e sistemas de recrutamento e seleção que realizem, entre outros, testes de aptidão para eliminar os candidatos que não se encaixam no perfil antes mesmo de passarem para as outras fases do processo.

Dessa forma, o RH poderá ter mais tempo para analisar as qualidades essenciais dos candidatos que permaneceram no processo.

3. As entrevistas

A entrevista é o momento em que se pode conhecer o candidato e realizar uma troca de informações. Afinal, ele também está ali para saber um pouco mais do que espera.

Planeje perguntas que exijam respostas que lhe darão uma ideia do conhecimento e comportamento do candidato no dia a dia da empresa. Crie um roteiro levando em consideração todas as situações e comportamentos que serão exigidos do candidato, caso ele seja o escolhido. Além disso, nos casos de empresas maiores, é importante que o candidato seja apresentado a todos os seus superiores diretos.

Neste momento, aproveite para falar sobre os valores e missão da empresa, o perfil dos colaboradores e como são os dias na empresa.

4. Usando indicadores de Recrutamento e Seleção

O uso de indicadores de desempenho contribui para aprimorar a qualidade das contratações e reduzir a duração dos processos.

Os indicadores mais importantes são:

  • Tempo de fechamento de vaga: o tempo gasto desde a abertura da vaga até a seleção do candidato mais adequado e o fechamento oficial da vaga.
  • Custo do processo de recrutamento e seleção.
  • Engajamento dos candidatos: porcentagem de candidatos que participam até o fim do processo.

Tendências dos processos e recrutamento e seleção

Falamos bastante sobre tecnologia neste artigo. Não é para menos! A tendência é que as etapas básicas do processo sejam feitas por meio da tecnologia, otimizando o tempo e os recursos de todos os envolvidos.

Recursos como o Machine Learning e a Inteligência Artificial vão ganhar ainda mais espaço nas rotinas do RH, permitindo processos mais enxutos, eficientes e justos.

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau