Pessoas outliers

Pessoas outliers: o que são? Quais os impactos de tê-las no time?

Encontrar e reter talentos excepcionais é essencial para impulsionar o crescimento e a inovação. Neste aspecto, as pessoas outliers se apresentam como uma valiosa fonte de vantagem competitiva para as organizações. 

Elas carregam características únicas que fazem com que se destaquem dos demais profissionais da área.

New call-to-action

Seja pela abordagem de assuntos, pelas ideias que compartilha ou pelo modo de operação que faz dela produtiva, elas se diferenciam facilmente.

Mas o que exatamente são essas pessoas e como elas podem somar ao time? É isso o que você descobre hoje.

Continue a leitura e veja como colaboradores que se enquadrem neste conceito são valiosos e devem ser alvo dos processos seletivos da sua empresa.

O conceito de pessoas outliers

O termo “outliers” se originou da estatística e refere-se a pontos de dados que estão distantes da média em um conjunto. Quando aplicado a pessoas, o termo indica aquelas que estão “fora da curva” ou “fora de série”.

Em um contexto de recursos humanos e gestão, pessoas outliers são aquelas com habilidades, experiências e perspectivas que se destacam consideravelmente da norma.

Por isso, são pessoas diferentes e que agem de modo diverso ao padrão. Uma pessoa outlier desafia as convenções.

Muitas vezes, traz abordagens inovadoras para solucionar problemas e alcançar metas, uma vez que possui uma visão diferente da normalmente colocada em prática nos espaços que compõe.

Um dos grandes destaques de pessoas que se enquadram como outliers é que elas apresentam rendimentos, ideias e resultados que se diferenciam dos demais, pois estão acima da média.

Características de pessoas outliers

As pessoas outliers apresentam traços distintivos que as diferenciam das demais. Algumas dessas características que elas carregam incluem:

  • Criatividade e inovação: Pessoas outliers têm uma capacidade inata de pensar de forma original e encontrar soluções não convencionais para desafios complexos. Portanto, a criatividade está presente nos seus atos, bem como o desprezo por alguns aspectos padrões;
  • Curiosidade: Colaboradores que se classificam como outliers têm uma sede insaciável por aprendizado. Sua curiosidade faz com que explorem uma variedade de tópicos. Isso lhes permite abordar problemas de maneira abrangente, pois sua visão é mais ampla e considera diferentes aspectos do seu conhecimento;
  • Resiliência: Outliers não se deixam desencorajar por falhas ou adversidades. Em vez disso, usam essas experiências para aprender e crescer. Portanto, eles encontram nos desafios formas de se superar;
  • Autoconfiança e autenticidade: Comumente uma pessoa outlier acredita plenamente em suas habilidades e ideias, o que lhes permite seguir caminhos menos trilhados sem se preocupar com a conformidade. Portanto, aqui existem menos questões de falta de autoestima e de autoconfiança, as quais podem ser letais para o sucesso no trabalho;
  • Liderança inspiradora: Outliers frequentemente se tornam líderes inspiradores, motivando suas equipes a atingirem novos patamares de desempenho. Isso decorre, aliás, de suas características referentes à inovação e à autoconfiança.

Impacto das Pessoas Outliers nas Empresas

As pessoas outliers podem ter um impacto transformador nas empresas. Suas habilidades únicas e perspectivas frescas atuam de modo a:

  • Estimular inovação, pois desafiam o status quo com novas ideias e abordagens;
  • Melhorar a tomada de decisão a partir de suas perspectivas diversas e habilidades analíticas aguçadas;
  • Aumentar a criatividade, na medida em que buscam ver as coisas de outros ângulos;
  • Acelerar o crescimento, pois possuem um rendimento acima da média.

Identificação, contratação e retenção de pessoas outliers

Como visto acima, a contratação de pessoas que são classificadas como outliers é uma excelente aposta para a sua empresa, que pode encontrar nelas criatividade, foco e senso de liderança. Confira algumas dicas para atraí-las e retê-las!

Fomente a cultura da diversidade

A diversidade é um fator crucial na promoção de equipes eficazes e inovadoras. As pessoas outliers frequentemente trazem perspectivas diferentes devido às suas experiências variadas. 

Portanto, para capitalizar essas perspectivas, é essencial criar uma cultura que celebre a diversidade em todas as suas formas. Isso inclui a diversidade de origens, experiências, gênero, idade e raça. 

Um ambiente inclusivo não apenas atrai pessoas outliers, mas também encoraja a expressão aberta de ideias, alimentando a criatividade e a inovação.

Estímulo à autenticidade e expressão criativa

Outliers se destacam por serem autênticos e expressivos em suas abordagens. Incentivar essa autenticidade e fornecer um espaço onde os funcionários se sintam à vontade para compartilhar ideias ousadas e desafiar as normas é uma ótima estratégia para empresas.

Programas de inovação interna, como competições de ideias e hackathons, também incentivam essa expressão criativa e a colaboração entre as equipes.

Aprendizagem contínua e o desenvolvimento pessoal

As pessoas outliers têm uma sede constante por aprendizado e desenvolvimento. Para cultivar um ambiente propício a elas, as empresas devem investir em programas de treinamento e desenvolvimento. 

Oferecer oportunidades para que os colaboradores experimentem diferentes papéis ou projetos dentro da organização também pode estimular sua curiosidade e ampliar suas habilidades.

Liderança orientada para o empoderamento

Líderes que incentivam a tomada de iniciativa e o empoderamento são essenciais para criar um ambiente onde as pessoas outliers possam prosperar. 

Líderes orientados para o desenvolvimento não apenas oferecem orientação e suporte, mas também confiam nas habilidades de seus colaboradores para tomar decisões e explorar novas ideias.

Flexibilidade e adaptação como princípios fundamentais

Outliers prosperam em ambientes que valorizam a flexibilidade e a adaptação. Assim, encontram sucesso em empresas que possuem abordagens ágeis, que permitem ajustes rápidos às mudanças nas circunstâncias do mercado.

Colaboração Interdisciplinar

A colaboração entre diferentes áreas e disciplinas é uma fonte potente de inovação, especialmente quando você deseja atrair e reter colaboradores que se enquadrem no conceito de pessoa outlier.

New call-to-action

Eles muitas vezes têm conhecimentos que transcendem uma única área. Portanto, a interdisciplinaridade os atrai, na medida em que oferece experiências novas, bem como valoriza seus conhecimentos e experiências.

Recompense a inovação e o risco calculado

Para incentivar a inovação e o pensamento criativo típico de uma pessoa outlier, as empresas devem reconhecer e recompensar a coragem de assumir riscos calculados. 

Isso envolve valorizar as tentativas de soluções inovadoras, mesmo que elas não tenham sucesso imediato.

Quando os colaboradores veem que a organização valoriza a busca de soluções originais, eles se sentirão mais encorajados a pensar além do convencional.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau