4 pessoas em uma mesa conversando sobre gestão de recursos humanos

Gestão de recursos humanos: o que é? Como funciona?

Como a sua empresa trabalha a gestão de recursos humanos dela? Pois saiba que se essa ainda não é uma preocupação da corporação você deve mudar essa postura agora mesmo. Afinal, essa é uma questão essencial dentro das empresas.

Essa gestão é uma das bases do trabalho empresarial e é ela que permite que haja uma boa produtividade nas atividades da empresa, bem como o cumprimento de metas. Assim, conheça tudo sobre o assunto hoje e não perca mais tempo.

Abaixo, veja todas as informações relevantes sobre essa tarefa, seus responsáveis e os cuidados necessários com ela. Da mesma forma, confira como a sua empresa pode se beneficiar – e muito! – com uma boa gestão de RH.

Sumário

O que é gestão de recursos humanos?

4 pessoas em uma sala falando sobre uma nova contratação feita pela área de gestão de recursos humanos

Esse é o nome que se dá à gestão das pessoas que trabalham em uma empresa. Afinal, as corporações não se desenvolvem nem cumprem as suas atividades apenas com recursos financeiros e materiais.

Os colaboradores são essenciais nas demandas da empresa, veja bem. São eles que desenvolvem os trabalhos que exigem raciocínio, bem como as atividades (intelectuais ou mesmo braçais) necessárias aos serviços da corporação.

Portanto, a gestão de recursos humanos nada mais é do que a gestão dos colaboradores que ali prestam serviços. Isso envolve desde as necessidades e desejos deles quanto às possibilidades da empresa.

Igualmente, abarca o desenvolvimento dos colaboradores enquanto trabalhadores e enquanto pessoas sociais. Isso envolve conhecimento e capacitação. Também, políticas empresariais claras sobre promoções e plano de carreira.

Por isso, note que o RH para fazer uma boa gestão de recursos humanos precisa estar próximo tanto da empresa quanto dos trabalhadores. É como se ele fizesse o meio campo que permite benefícios à empresa e aos colaboradores, com concessões e deveres.

São várias as atividades e responsabilidades que o departamento do RH assume. Todas elas se somam para formar a gestão de pessoas, que compõem os ditos recursos humanos corporativos. Abaixo, veja quais são os principais deveres do setor.

Quais são os objetivos da gestão de RH?

Antes de conferirmos quais são as responsabilidades, cabe saber quais são os principais objetivos que o RH tem ao realizar a gestão dos colaboradores. São eles que norteiam as responsabilidades. Veja:

  • Alinhar as equipes com os objetivos da empresa;
  • Garantir o máximo de proveito dos conhecimentos dos colaboradores;
  • Elevar o nível de contratações e garantir a retenção de talentos;
  • Melhoria constante das atividades;
  • Criação de uma boa relação entre a empresa e seus colaboradores, entre outros;
  • Melhoria do clima organizacional, dentre outros.

Responsabilidades dentro da gestão de recursos humanos

Veja quais são os principais deveres que se somam à pratica da gestão de RH:

  • Seleção e recrutamento dos colaboradores;
  • Cuidados com documentações dos colaboradores;
  • Gestão de ponto;
  • Desenvolvimento de políticas internas, como de salários e cargos, bem como de metas;
  • Promoção de avaliação de desempenhos;
  • Disseminação da cultura empresarial;
  • Desenvolvimento da boa comunicação interna.

Qual a importância da gestão de recursos humanos?

duas pessoas no processo seletivo tratado pela gestão de recursos humanos

Como vimos acima, são vários os objetivos e as responsabilidades que a gestão de RH abarca. E isso tudo nos conduz à importância que ela tem dentro de uma empresa, uma vez que hoje ela se mostra essencial e indispensável às corporações.

Com tais deveres e objetivos a gestão de pessoas dentro de uma empresa é importante, por exemplo, pelas seguintes questões que promove:

  • Diminui a rotatividade de colaboradores, com o aumento da retenção de talentos, o que ocorre pela melhoria do clima organizacional e pela valorização do capital humano que se demonstra por programas de capacitação e desenvolvimento de políticas internas;
  • Melhora a disseminação da cultura organizacional, garantindo-se a atuação ética e de acordo com os objetivos da empresa e de seus princípios;
  • Aumenta a produtividade e a qualidade dos serviços prestados pela melhor comunicação entre os gestores e os colaboradores, bem como pelo aumento do engajamento dos colaboradores;
  • Garante a contratação de talentos que realmente encontrem espaço na sua empresa e que possam somar à empresa com conhecimento e experiência. Igualmente, auxilia na promoção da diversidade;
  • Dá a oportunidade dos colaboradores melhorem sempre mais com a boa gestão de políticas de treinamentos e capacitação, que são próprias da gestão de recursos humanos;
  • Permite à empresa se desenvolver junto aos colaboradores sem deixar as necessidades e desejos destes de lado. Isso leva ao desenvolvimento do papel e da capacidade social que as empresas possuem.

Portanto, torna-se inquestionável o papel importante que o setor de RH e a gestão de pessoas que ele promove têm nas empresas. Por isso, não deixe de conferir, abaixo, algumas dicas para melhorar essa gestão e torná-la ainda mais efetiva.

Como melhorar sua gestão interna de recursos humanos?

Veja algumas estratégias que devem estar presentes na gestão de pessoas na sua empresa. Elas são capazes de trazer os benefícios que listamos acima, bem como de colocar em prática os objetivos do RH. Confira e não deixe de praticar!

Desburocratize o RH

Primeiramente, considere desburocratizar o seu RH. Com isso, você permite que os colaboradores responsáveis pela gestão de recursos humanos voltem sua atenção exclusivamente para isso, sem perder tempo em atividades repetitivas.

Nesse sentido, utilize softwares de gestão de projetos. Igualmente, outros que permitam o desenvolvimento automático dos holerites. Por fim, não deixe de colocar em prática a gestão de cartões de ponto digital e automatizada.

Para isso, conte com o sistema de ponto Oitchau. Ele é digital, gera automaticamente os cartões ponto e faz os cálculos corretos, automáticos e em tempo real quanto ao número de horas extras e banco de horas. 

Estabelecimento de metas coerentes

É essencial que cada equipe se depare com metas coerentes e claras. Elas devem ser condizentes à dificuldade as responsabilidades e ao tempo que elas demandam, bem como à jornada do colaborador.

Desenvolvimento de políticas de benefícios com auxílio dos colaboradores

Convide os colaboradores a participar do desenvolvimento das políticas de benefícios. Com isso, garanta que eles possam se deparar com vantagens que realmente façam diferença na vida deles, e não com coisas desinteressantes ou sem aplicação para a realidade deles.

Garantia de boas condições de trabalho a todos

Por fim, é essencial que a empresa sempre esteja de olho nas condições dos colaboradores. Isso se refere tanto ao local de trabalho, aos materiais e tecnologias disponíveis, à higiene do local e ao tratamento que os trabalhadores recebem.

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau