4 pessoas em uma mesa conversando sobre gestão de recursos humanos

Gestão de recursos humanos: o que é? Como funciona?

A gestão de recursos humanos é uma das áreas estratégicas da empresa, focada no desenvolvimento de políticas e ações que visam o principal ativo de uma organização: as pessoas.

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Para garantir o melhor desempenho desta área, é preciso entender qual o seu impacto nos resultados do negócio e as suas principais atividades. 

E é isso o que iremos explicar aqui. Confira!

O que é gestão de recursos humanos?

Em todas as empresas, existem recursos que precisam ser desenvolvidos e gerenciados para que os melhores resultados sejam alcançados. Dentre eles, estão as pessoas, que desempenham um papel fundamental no sucesso da empresa.

Assim, para que os colaboradores possam desempenhar as suas atividades da melhor forma, atingindo os objetivos organizacionais e garantindo a segurança da empresa com as normas legais, é preciso contar com o apoio de uma gestão focada em produtividade

E aqui entra a gestão de recursos humanos.

Esse é o nome dado à gestão de recursos humanos. Assim, esta é a área responsável por garantir o melhor gerenciamento dos colaboradores, cuidando da jornada do colaborador na empresa, desde o seu recrutamento e seleção até o possível desligamento.

Quais são os objetivos da gestão de RH?

Antes de conferirmos quais são as responsabilidades, cabe saber quais são os principais objetivos que o RH tem ao realizar a gestão dos colaboradores. São eles que norteiam as responsabilidades. Veja:

  • Alinhar as equipes com os objetivos da empresa;
  • Garantir o máximo de proveito dos conhecimentos dos colaboradores;
  • Elevar o nível de contratações e garantir a retenção de talentos;
  • Melhoria constante das atividades;
  • Criação de uma boa relação entre a empresa e seus colaboradores, entre outros;
  • Melhoria do clima organizacional, dentre outros.

O que faz a gestão de recursos humanos?

De forma geral, a área de gestão de pessoas é responsável por algumas macro-atividades:

  • Atrair colaboradores;
  • Reter talentos;
  • Treinar e desenvolver equipes;
  • Avaliar desempenhos e competências;
  • Estabelecer políticas de conduta e remuneração;
  • Desenvolver estratégias de crescimento;
  • Desligar colaboradores.

É importante destacar que, de acordo com o formato da empresa, as áreas de recursos humanos e departamento pessoal podem funcionar de forma conjunta — especialmente em empresas menores e com quantidade restrita de colaboradores na gestão — ou separada.

Desse modo, quando existe essa diferenciação, a gestão de recursos humanos atua apenas nas atividades estratégicas relacionadas a pessoas. 

No entanto, quando as duas áreas atuam sem separações, o setor passa também a cuidar de atividades relacionados às normas trabalhistas, incluindo:

  • Controle de ponto;
  • Elaboração de folha de pagamento;
  • Acompanhamento de jornada de trabalho;
  • Elaboração de contratações e rescisões;
  • Gerenciamento de horas extras, banco de horas e férias.

Qual a importância da gestão de recursos humanos?

Como mencionamos acima, a gestão de recursos humanos é uma área de apoio à empresa. Isso significa que o seu trabalho não está diretamente relacionado com a atividade-fim, mas impacta significativamente nos seus resultados.

Isso quer dizer que, assim como as demais áreas de apoio — administrativo, financeiro, comercial — a área de pessoas vem com o objetivo de tornar o funcionamento da empresa melhor e mais dinâmico.

Assim, quando atua de forma estratégica em uma empresa, a gestão de recursos humanos é capaz de:

  • Diminuir a rotatividade;
  • Aumentar a produtividade;
  • Melhorar o clima organizacional;
  • Desenvolver e manter a cultura da empresa;
  • Reduzir e gerenciar conflitos;
  • Contratar e manter os melhores talentos no time;
  • Oferecer caminhos e estratégias de crescimento para os colaboradores;
  • Melhorar o engajamento;
  • Desenvolver lideranças.

Como melhorar sua gestão de recursos humanos?

Por ser uma área estratégica e de alto impacto nos resultados da empresa, é preciso sempre manter a atenção nas ações que podem ser aplicadas para desenvolver os processos da gestão de recursos humanos.

E para facilitar, aqui separamos algumas dicas do que você pode aplicar na sua empresa. Confira!

Conte com profissionais capacitados

O primeiro ponto está em contar com bons profissionais para gerenciar a área. Afinal, eles serão os responsáveis por guiar os demais setores de acordo com as políticas e planos de desenvolvimento da empresa.

Desse modo, é preciso contar com uma equipe de gestão de recursos humanos orientada para resultados e com o foco na evolução do setor.

Desburocratize o RH

Se o objetivo é melhorar a área, é preciso verificar em quais pontos os processos podem ser otimizados, quais atividades exigem esforços desnecessários e onde podem ser aplicadas melhorias.

Para isso, o foco em reduzir as burocracias da gestão de recursos humanos deve estar claro para os profissionais da área. Afinal, para que este objetivo seja alcançado, é preciso contar com o apoio da equipe. 

Um exemplo de como desburocratizar o setor é investindo em ferramentas que facilitam a gestão de ponto e solicitações de férias, como o Oitchau.

Por meio da plataforma, os colaboradores podem realizar os apontamentos de entradas e saídas acessando o aplicativo no celular. Além disso, as solicitações de pedidos de férias e demais envios de documentos podem ser realizadas totalmente online.

Estabeleça objetivos e metas

Assim como todos os setores, a gestão de recursos humanos deve trabalhar com metas e objetivos claros. Assim, todos os seus processos e ações devem estar alinhados para que os melhores resultados sejam alcançados.

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Para isso, é preciso pensar não somente nos desejos do setor, mas nas principais necessidades das pessoas. E para isso, é possível iniciar avaliando quais os problemas mais críticos na empresa, como:

  • Comunicação;
  • Capacitação;
  • Formação de lideranças;
  • Cumprimento de normas e condutas;
  • Melhoria do clima.

A gestão de recursos humanos é fundamental para que a empresa funcione da melhor forma, alinhando os objetivos e necessidades dos colaboradores com as metas organizacionais.

Por isso, ela precisa ser percebida como um fator estratégico. Afinal, quanto maior o foco em criar e desenvolver processos que otimizem o desempenho das equipes, melhores os resultados para a empresa.

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