Placa com uma nota de luz sobre Assessment

Assessment: o que é? Para que serve? Veja aqui!

Assessment é o nome que se dá a uma importante estratégia de gestão de pessoas dentro das empresas. Ela ajuda no reconhecimento de capacidades, em como a cultura empresarial está presente e no melhor direcionamento dos colaboradores.

Caso a sua empresa ainda não utilize essa estratégia no seu dia a dia de RH, saiba que esse é o momento de rever sua atuação. Afinal, com os dados que essa ferramenta de gestão oferece você pode aumentar a produtividade e garantir outros benefícios.

Abaixo, conheça tudo sobre essas estratégias. Igualmente, confira qual é a sua importância e como colocá-la em prática. Dessa forma, veja como alcançar o máximo que os seus colaboradores têm a oferecer em prol do desenvolvimento da corporação.

O que é Assessment?

O significado de Assessment é avaliação, sendo esse o nome que se dá a uma estratégia de gestão de pessoas e de times. Seu objetivo é colher dados que permitam à empresa entender de melhor forma os seus colaboradores, suas capacidades e necessidades, bem como tendências comportamentais.

Veja o que diz sobre o assunto o especialista em carreira Daniel Stur:

Assessment antes de mais nada é um processo. Uma metodologia que possibilita avaliar pontos específicos do respondente. Quando foco em carreira, por exemplo, utilizo este processo para avaliar competências profissionais, permitindo assim conhecer com melhor critério os respondentes. Ao final de todo processo de assessment, o objetivo é de alguma forma buscar o autoconhecimento e permitir fazer a gestão do conhecimento“.

Portanto, o Assessment nada mais é do que uma metodologia de avaliação que traz importantes dados ao RH.

Para que serve o Assessment?

Essa estratégia serve justamente para trazer dados ao RH e aos próprios colaboradores. As informações que ela colhe se referem ao desenvolvimento dos trabalhos pelos colaboradores, ao crescimento profissional.

Igualmente, voltam-se às capacidades que cada um deles têm, ao cumprimento de metas e à internalização da cultura empresarial. O Assessment se volta, então, aos colaboradores que já prestam serviços à sua empresa e pode ajudar em outras frentes.

Note que ao ter dados complexos e que reflitam a realidade dos seus colaboradores o RH pode desenvolver melhor as suas políticas internas. Da mesma forma, pode melhorar seus processos de seleção e recrutamento acertando nas contratações.

Quais são os benefícios do Assessment?

São vários os benefícios que essa estratégia de gestão de pessoas oferta às empresas. Veja os pontos que o especialista em carreiras Daniel Stur destaca:

“Fazemos um mapeamento de todos as pessoas da área específica, e assim, traçamos objetivos, metas. Reforçamos atitudes positivas e fortalecemos as decisões de gestão de pessoas. O processo também pode ajudar muito em pequenas empresas, onde é possível fazer um mapeamento semelhante, porém focando em sócios ou gestores e, assim, alinhar comportamentos existentes às atitudes necessárias e esperadas”. 

Ainda, o especialista destaca que o Assessment “fortalece o profissional em seu atual momento de carreira para se desenvolver e conquistar novas posições hierárquicas”. 

São outros pontos de destaque dessa estratégia de gestão de pessoas para RH:

  • Entenda quais são as habilidades os seus colaboradores possuem;
  • Realize o melhor direcionamento de tarefas, baseando-se nessas habilidades;
  • Saiba quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa;
  • Desenvolva de melhor forma as políticas de metas;
  • Conheça seus colaboradores e suas demandas;
  • Crie políticas de cargos e salários mais justas e condizentes à realidade;
  • Permita a criação de programas de benefícios que realmente tenham reflexo positivo sobre os colaboradores;
  • Direcione de melhor forma os cursos de capacitação e de desenvolvimento dos colaboradores;
  • Diminua a rotatividade e retenha talentos.

Esses são apenas alguns dos benefícios que o uso das estratégias de Assessment garantem à empresa. O que deve ficar claro é que elas se voltam ao recolhimento de informações que são essenciais para embasar os trabalhos do RH.

Além disso, cabe destaque o fato de que tais estratégias também trabalham em prol do autoconhecimento dos próprios colaboradores. E isso os ajuda a entender de melhor forma como se desenvolver e melhorar nas suas atividades diárias.

New call-to-action

Tipos de Assessment

Agora que você já sabe o significado de Assessment, sua importância e benefícios, conheça os seus tipos.

Existem diversos tipos de Assessment, uma vez que são vários os tipos de dados que a sua empresa pode colher. Da mesma forma, são inúmeros os fins para os quais o RH pode usar essas informações, o que se dá pela pluralidade de políticas.

Assessment de desempenho

Essa é a modalidade dessa estratégia que se volta ao desempenho dos colaboradores. Por isso, considera habilidades, conhecimentos e experiências. A partir desses dados permite o melhor direcionamento de atividades.

Outro ponto relevante desse mapeamento voltado ao desempenho ajuda a notar os pontos positivos do colaborador, de modo a ressaltá-los. Por outro lado, traz dados sobre brechas e questões a serem melhoradas.

Tudo isso permite o melhor desenvolvimento de políticas de capacitação, com cursos e treinos específicos, dentre outras coisas.

Motivacional

Outro tipo de Assessment é o motivacional. Ele se volta a entender quais são os objetivos do colaborador frente a empresa, seus anseios e a visão que ele possui da própria corporação.

Isso permite ao RH desenvolver políticas que motivem os colaboradores e, assim, promova a retenção dos talentos. Dentre elas estão políticas de prêmios, metas, planos de carreira outras questões de engajamento.

Cognitivo e de personalidade

O Assessment também se volta às questões cognitivas e de personalidade dos colaboradores. E isso não é à toa, pois ele também trabalha em favor do autoconhecimento dos trabalhadores.

Isso permite que se identifiquem os tipos de talentos e de inteligência, ajudando a explorar de melhor maneira as habilidades e conhecimentos de cada um dos colaboradores.

Organizacional

Por fim, essa estratégia também trabalha sobre o ambiente de trabalho e o contexto que ele se dá. Isso se refere diretamente ao clima organizacional e às formas de melhorá-lo. Aqui você encontra informações sobre comunicação e fluxo de trabalho.

Outros dados que se envolvem aqui são as possibilidades de reconhecer falhas e acertos da empresa quanto à estrutura que ela oferta, a saúde ocupacional e a segurança no ambiente de trabalho.

Como colocar o Assessment em prática na sua empresa?

Veja algumas formas de colocar essas estratégias em prática, de maneira a colher os dados importantes para suas políticas internas:

  • Aplique políticas de feedback;
  • Use dinâmicas em grupo;
  • Questionários situacionais;
  • Avalie competências e inteligência emocional;
  • Entrevistas individuais.

E assim, você consegue colocar sua estratégia em prática na empresa!

Se você deseja continuar aprimorando a sua gestão de pessoas, confira outros conteúdos como esse no blog da Oitchau.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau