motivar colaboradores

Motivar os colaboradores: Como fazer isso na sua empresa

A verdade é que quando falamos sobre como motivar os colaboradores de uma empresa, precisamos desmistificar o termo antes. Motivação não é algo complexo, que mora num imaginário “tão tão distante” da realidade: ela é, basicamente, o impulso necessário para que qualquer pessoa conquiste algo maior, como ganhar um prêmio ou concluir um projeto dentro prazo. 

Tendo isso em mente, podemos concluir que num ambiente de trabalho, por exemplo, essa motivação já existe desde o dia 1, afinal pressupõe-se que todos aqueles profissionais que ali estão, compartilham do mesmo desejo — o de levar o negócio à frente contribuindo com o seu conhecimento e sua força de trabalho. 

New call-to-action

Sendo assim, não existem planos mirabolantes e nem fórmulas mágicas, a melhor forma de manter a equipe motivada é capacitando todos os profissionais e promovendo uma estrutura de trabalho que faça com que essas pessoas sintam-se envolvidas com o que está sendo feito.

8 dicas para motivar os colaboradores

Como mencionamos mais acima, o segredo é entender que a motivação existe, e cabe aos líderes estruturarem um ambiente de trabalho que permita e incentive que o moral dos seus colaboradores esteja sempre alto.

Abaixo, preparamos 8 dicas que podem ser úteis nesse alicerce. Boa leitura!

  1. Pergunte o que os colaboradores querem

Em vez de tentar adivinhar o que é mais importante para motivar os colaboradores, sente-se com eles e descubra o que os mesmos têm como prioridade.

Simples, certo? Isso mesmo!

Fazer o inesperado pode ter um ótimo retorno no que diz respeito a admiração e valorização ao bem-estar desses profissionais.

  1. Faça da sua empresa um lugar agradável para se estar

Ninguém quer ficar parado num lugar chato e desorganizado por horas a fio. Ter um espaço esteticamente bonito na medida do possível, bem iluminado, funcional e divertido torna o trabalho muito mais agradável e ajuda a motivar os colaboradores. 

O primeiro passo é certificar-se de que as coisas estão bem conservadas e se existe uma real preocupação em manter o equipamento de trabalho atualizado. Isso significa checar constantemente se os computadores estão bem configurados, por exemplo, e atendem a demanda atual dos colaboradores. 

Ou ainda, se os processos da empresa estão menos burocráticos possíveis. 

Deixar tudo organizado não precisa ser, no entanto, uma tarefa necessariamente cara. 

Uma dica pode ser tentar envolver os profissionais nesse processo, perguntando se nas áreas existem pessoas que têm decorar como um hobby, por exemplo. Essas pessoas podem ser aliadas caso queiram oferecer seu trabalho com um orçamento mais em conta.

Pequenos toques coletivos tornarão as coisas muito mais agradáveis ​​para todos na empresa.

  1. Promova uma liderança humana e respeitosa

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom reforçar a influência negativa que uma má administração tem sobre os colaboradores de uma empresa. Aliás, essa é uma das principais razões pelas quais muitas organizações sofrem com a alta rotatividade de talentos.

Atitudes como respeito, transparência, apoio e comunicação clara vindas dos cargos mais altos são as bases para motivar os colaboradores. 

No entanto, há muito mais que precisa ser feito na prática, cabe ao RH incentivar treinamentos constantes dos líderes, afinal a tarefa de gerir pessoas requer habilidades diversas, que só serão aprimoradas com conhecimento prático e exercícios que estimulam a sensibilidade.  

  1. Ofereça incentivos

As pessoas vão ficar na organização se tiverem bons motivos para isso. E para manter bons talentos dentro de casa, é válido estabelecer um bom programa de incentivo. 

À disposição existem vários métodos de atratividade, que pode ser financeiro por meio de bônus trimestrais, estruturação de comissões, participação nos lucros, dentre outros.

Para motivar os colaboradores, também é válido usar a criatividade para reforçar e incentivar os principais valores da empresa.

Para exemplificar, uma premiação pode ser criada para encorajar os profissionais a votarem no membro da equipe que apresentou a melhor ética, coragem ou atitude no mês anterior. Neste sentido, pode-se utilizar canais simples como os formulários do Google ou o SurveyMonkey, por exemplo.

Recompense o vencedor com um cartão-presente, almoço e/ou mentorias com o seu líder, ou ainda, algum troféu criativo.

  1. Promova oportunidades de crescimento

Especialmente se o seu negócio está expandindo rapidamente, como é o caso da maioria das startups de sucesso, por exemplo.

Dar aos profissionais espaço para crescer dentro da empresa é muito importante para motivar os colaboradores, pois eles sentem que estão sendo vistos e suas consciências e visões são parte da estratégia do negócio. 

Além disso, o profissional que se sente parte importante da equipe consegue estabelecer um plano de carreira viável, aumentando assim sua relação de lealdade e gratidão para com a organização.

  1. Seja transparente para motivar os colaboradores

Ter uma visão de como os negócios estão indo pode tornar os colaboradores mais participativos. 

Estabeleça uma periodicidade e faça questão de compartilhar dados importantes da empresa, bem como possíveis mudança na estratégia e outras informações relevantes. 

A transparência não apenas demonstra o respeito que a empresa tem para com os seus profissionais, como também faz com que se sintam parte do negócio. Além disso, pode ajudar as áreas ao permitir que sugestões de melhorias sejam dadas.

  1. Ofereça horários flexíveis

A tecnologia mudou muito a forma como as empresas operam e também mudou a forma como trabalhamos. 

Hoje, a flexibilidade é um dos fatores mais importantes quando se trata de permanência no emprego. Os trabalhadores procuram cada vez mais o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e essa atitude por parte das empresas é vista com bons olhos.

Portanto, se determinadas áreas são 100% automatizadas, não hesite em criar políticas que permitem a realização de home office aos colaboradores. Ou ainda, tente fazer com que as jornadas de trabalho não sejam tão maçantes para aqueles profissionais cujas áreas demandam presença física obrigatória. Neste ponto vale a pena investir em bancos de horas, folgas de aniversário, por desempenho, etc, para motivar os colaboradores.

  1. Reconheça as conquistas excepcionais

O reconhecimento pelo bom trabalho no dia a dia é extremamente importante, e ajuda a criar uma conexão emocional —  uma parte crítica para o envolvimento dos colaboradores, pois diz respeito às necessidades básicas de estima e pertencimento ao grupo.

Todo mundo quer ser valorizado pelo trabalho bem feito, cabe aos líderes terem a sensibilidade de perceber quais são os destaques em sua equipe.

New call-to-action

Se um profissional está se esforçando muito para finalizar um projeto, não hesite em elogiá-lo abertamente. Não se trata apenas do ato de reconhecimento em si, mas do princípio: se as pessoas sentirem que seus esforços são bem-vindos, elas se sentirão compelidas a continuar trabalhando duro.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau