RH Digital: maiores tendências na Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é algo dinâmico, que está sempre em movimento e, por isso, passa por atualizações constantes. Você já ouviu falar de RH Digital?

O advento e os avanços da tecnologia mudaram não apenas o perfil dos profissionais que estão no mercado, mas também a velocidade com a qual o RH das empresas precisa se adaptar diante destes novos talentos.

Hoje, o profissional já está capacitado para utilizar os mais variados recursos e soluções tecnológicas na sua rotina corporativa e o RH digital deixou de ser uma tendência para passar a ser uma realidade nas empresas.

New call-to-action

Elencamos abaixo as principais tendências do RH Digital na gestão de pessoas. Conheça as três maiores tendências que a tecnologia trouxe para simplificar a rotina da sua empresa e de seus colaboradores.

A gestão de pessoas nos dispositivos móveis

A gestão de pessoas, principalmente no que diz respeito ao controle de ponto e composição da folha de pagamento, é feita nas pontas dos dedos, ou seja, por dispositivos móveis. Soluções tecnológicas criadas para o mobile first, trazem comodidade, praticidade e segurança aos gestores e aos colaboradores.

Um bom exemplo desta tecnologia é o aplicativo Oitchau, uma maneira descomplicada e transparente de acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores em tempo real.

O colaborador registra o seu ponto diretamente de seu smartphone com segurança. As informações passam por mecanismos anti fraude de ponto para que sejam validadas e a identidade do colaborador verificada.

Gestor e colaborador trabalham tranquilamente com a certeza de que seus dados foram computados de forma correta. Ao final do mês, é possível emitir um extrato com todos os registros dos colaboradores para que a folha de pagamento seja composta rapidamente e sem erros.

Para estes casos, a tecnologia é sinônimo de praticidade, segurança e economia real para a empresa.

RH digital na gestão de pessoas: perfis comportamentais

Para o gestor de pessoas e o profissional de RH, conhecer os perfis comportamentais de seus colaboradores é fundamental para harmonizar o ambiente de trabalho mas, sobretudo, para que as equipes sejam utilizadas como vantagem competitiva de mercado.

Sob este contexto, as soluções tecnológicas usadas para analisar e cruzar dados com o intuito de traçar os diversos perfis dos profissionais se destacam por unir ciência comportamental, tecnologia e gestão.

O resultado são perfis altamente detalhados não apenas dos colaboradores, mas de candidatos a vagas em uma empresa.

Para a gestão de pessoas isso significa um verdadeiro avanço na análise dos perfis e na formação estratégica de suas equipes.

As ferramentas de perfis comportamentais ainda oferecem dados concretos no que diz respeito à análise do capital humano, permitindo ao gestor e ao profissional de RH que tomem decisões para aprimorar suas políticas internas e suprir necessidades pontuais da empresa.

RH Digital e a nuvem

Há poucos anos, quando se falava em RH logo se pensava em pilhas e pilhas de papéis. O profissional de RH e o gestor de pessoas passavam boa parte de seu tempo na empresa lidando com processos altamente burocráticos e mal tinham tempo de focar seus esforços no capital humano.

Essa realidade mudou (e se modernizou) graças à tecnologia. Hoje, o RH pode contar com softwares que fazem o trabalho burocrático pesado de forma automática, simples e segura. Além disso, tudo fica armazenado e disponibilizado na nuvem. Adeus à papelada!

New call-to-action

Dessa forma, a gestão de pessoas fica voltada ao que o nome sugere: ao aperfeiçoamento dos colaboradores para que se tornem profissionais com valores alinhados à empresa e profissionais engajados e de alta performance.

O RH digital trouxe diversos recursos para facilitar a gestão de pessoas nas empresas e, cada vez mais, soluções são lançadas no mercado como forma de trazer segurança, transparência e economia nas relações profissionais. Invista nestas ideias!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau