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Gestão de pessoas

Por que valorizar a gestão de pessoas na sua empresa?

Os desafios enfrentados pela equipe de Gestão de Pessoas são inúmeros e diferentes todos os dias! Isso acontece porque, diferentemente do que ocorre ao lidar com números, os colaboradores são pessoas diferentes, que possuem expectativas e sonhos distintos.

Quando bem realizada, a gestão de pessoas é capaz de institucionalizar a mentalidade de coletivo, proporcionando um ambiente harmonioso, de união e produtivo! Os colaboradores se sentem motivados a realizarem suas tarefas com comprometimento e sentem-se totalmente integrados à uma grande equipe.

A equipe de gestão de pessoas também precisa ser valorizada

Reconhecer a importância de uma equipe de gestão de pessoas é importante para que o trabalho comece corretamente. De nada adianta colocar os colaboradores sob a responsabilidade dos gestores de pessoas, se o trabalho deles não é valorizado de maneira adequada.

Dessa forma, é importante investir em ações que valorizem o profissional, como programas de capacitação e atualização profissional, visando o refinamento dos conhecimentos individuais e coletivos dos colaboradores.

A atualização constante permite que os profissionais possam reavaliar a eficiência de suas estratégias, além de poderem conhecer novas formas de manter os colaboradores motivados e o ambiente em harmonia!

Ponto Eletrônico

A importância do trabalho da equipe de gestão de pessoas

Dentre os desafios dos gestores de pessoas, destacam-se:

1. A construção de uma cultura organizacional interna

É importante que os colaboradores estejam alinhados aos valores e à missão da empresa em que trabalham. Sendo assim, o trabalho dos gestores de pessoas é implementar a cultura organizacional interna para que todos, empresa e colaboradores, tenham a mesma linha de pensamento.

A partir daí, os gestores de pessoas são os responsáveis por motivar os colaboradores por meio de ações internas que resultem em conhecimento.

2. Orientar o colaborador

A equipe de gestão de pessoas é quem orienta os colaboradores sobre suas funções, deveres e direitos, sempre apontando o quão importante cada indivíduo é para o bom funcionamento da empresa.

Dessa forma, os colaboradores compreendem que são parte de um todo e que a união é a chave para que as metas, individuais e coletivas, sejam alcançadas.

3. Aplicar avaliações de desempenho

É por meio das avaliações de desempenho que os gestores de pessoas são capazes de encaminhar cada colaborador corretamente à suas funções.

Com as avaliações fica mais fácil mensurar o desempenho e fazer ajustes para que os colaboradores fiquem cada vez mais motivados e produtivos!

4. Engajar os colaboradores

A melhor forma de engajar colaboradores é mostrando a eles que suas opiniões são valorizadas.

Ao implantar um sistema em que os colaboradores possam dar feedback sobre as mais diversas situações de uma empresa, a equipe de gestão de pessoas abre um canal para que o colaborador seja ouvido e respeitado, aumentando a confiança dele em seus superiores e acreditando cada vez mais nos valores da empresa.

Os melhores profissionais reunidos em um único lugar

Os gestores de pessoas são capazes de identificar e reter talentos importantes para o sucesso da organização. Essa capacidade contribui para que as empresas gastem menos em processos seletivos e sejam capazes de reunir os melhores profissionais sob o mesmo teto.

Vale ressaltar que, com a chegada da geração dos millenials ao mercado de trabalho, muita coisa mudou! Hoje, não são apenas os bons salários que encantam e retêm os melhores profissionais.

Um ambiente em que possam desenvolver seus potenciais com liberdade e encorajamento é imprescindível para mantê-los na empresa, tarefa importantíssima destinada aos gestores de pessoas!

Agora que falamos da importância da gestão de pessoas, vamos falar sobre Como mostrar aos seus colaboradores que você se importa!

Como realizar a implementação de políticas adequadas para gestão de pessoas dentro da empresa?

A gestão de pessoas é um tema que está ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas, o que indica que as relações trabalhistas estão passando por evoluções em diversos aspectos, que são importantes à medida que as organizações estão revendo toda a sua cadeia de processos.

O capital humano está sendo cada vez mais valorizado, pois as empresas entenderam a necessidade de valorizar seus colaboradores para obter resultados mais interessantes para a companhia. No entanto, para que aconteça essa valorização, é necessário o entendimento do comportamento dos colaboradores.

E com isso, temos a necessidade do desenvolvimento de políticas que auxiliem nesse entendimento, visando o desenvolvimento das competências que envolvem as questões relacionadas à gestão de pessoas.

Para a criação de políticas adequadas aos colaboradores e para a realidade da empresa, é necessário entender os pilares que sustentam tais atividades, que vamos conhecer a seguir.

Capacitação dos colaboradores

Se o foco é a valorização dos colaboradores, é importante pensar na capacitação profissional para melhorar as competências e habilidades, para que as atividades sejam exercidas com chances menores de falhas.

A empresa pode investir no aprimoramento das equipes, com eventos técnicos, como palestras, treinamentos e workshops pertinentes ao negócio da empresa. Os treinamentos podem ser realizados em um ambiente virtual, presencial dentro da empresa, ou ainda treinamentos externos, em parceira com escolas empresariais ou cursos.

Participação e envolvimento de todos os profissionais

Nas empresas que ainda atuam com uma política mais adequada, existia um ditado onde dizia que era necessário obedecer, se tivesse juízo. Mas as empresas que estão preocupadas com o colaborador e o clima organizacional, estão buscando um ambiente mais participativo.

Onde todos os colaboradores podem e devem ser ouvidos, pois a troca de ideias que possibilita o crescimento dos setores, e encontrar novas ideias, para tornar os processos mais eficientes. Melhorando a qualidade de trabalho para todos.

Na gestão de pessoas, a valorização do colaborador inicia no momento de ouvir a opinião sobre todo e qualquer assunto. O modelo de negócios botton-up entende que ter várias perspectivas sobre um determinado assunto, leva ao refinamento de ideias, agregando mais valor e deixando mais produtivo o setor.

Envolvimento com a missão e os valores empresariais

O sucesso obtido na capacitação e na participação dos colaboradores não trará nenhum resultado se não houver envolvimento por parte dos colaboradores. Eles precisam se envolver com todas as ideias, e atuar conforme os valores e a missão da empresa.

Para que o envolvimento realmente aconteça, é importante estar atento em alguns pontos, como: o cumprimento de promessas, tanto individuais quanto coletivas, que podem ser promoções, melhorias de equipamentos, melhoria/alteração de benefícios, entre outros.

O envolvimento necessita da confiança do colaborador.

Desenvolvimento

Chegamos ao último pilar, o desenvolvimento. Nesse momento já temos os colaboradores capacitados, participativos e envolvidos com as ações da empresa. As ações precisam ser contínuas, para que a evolução aconteça.

E toda essa movimentação traz inúmeros benefícios para a empresa, que é o desenvolvimento e evolução dos negócios, com metas alcançadas, novos objetivos traçados, times e negócios em expansão. E todo o sucesso deve ser sempre compartilhado com as áreas da companhia, com todos os colaboradores.

Veja também: Programa 5S: Entenda a metodologia de organização e controle

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