Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
home office

Como o home office pode ajudar em tempos de pandemia?

O home office é uma medida que está sendo adotada por inúmeras empresas, que visa resguardar seus colaboradores e seus familiares.

Na última quarta-feira, a OMS – Organização Mundial de Saúde, classificou o Coronavírus como pandemia, pois passamos dos 145 mil casos que foram confirmados ao redor do mundo. Os principais sintomas são falta de ar, dores pelo corpo e febre.

O número de casos em solo brasileiro está aumentando de forma assustadora, e as autoridades estão tomando medidas que a contaminação seja maior e ofereça mais riscos para a população que faz parte do grupo de risco. Muitos estabelecimentos encontram-se fechados ou trabalhando em horário alternativo, para reduzir o número de pessoas nas ruas.

Devido ao alto poder propagação que o Coronavírus possui, inúmeras empresas estão comunicando que estão adotando o regime de home office, como medida de prevenção e evitar uma propagação ainda maior do vírus. Algumas empresas já tinham o costume de trabalhar sob esse regime, então não está sendo tão diferente para esses colaboradores.

Porém, existem empresas que estão adotando o modelo de trabalho home office pela primeira vez, e estão lidando com situações que são novas, como novos softwares para trabalho, ferramentas para conferências, chats externos entre outros.

Todas as sugestões para que esse modelo tenha sucesso, parte de um plano gratuito, que mesmo que não possua todos os recursos, demonstram muita eficiência dentro do seu propósito.

A adaptação é necessária para tempos de pandemia, e talvez pode ser o suficiente para que a empresa adote um novo modelo a partir de então.

O que está mudando na rotina dos colaboradores com o modelo de trabalho home office?

Com o impacto causado pela pandemia do COVID-19, a economia mundial está uma verdadeira bagunça, a sociedade em pânico e o mundo inteiro bastante assustado.

Com a rápida propagação, as empresas estão buscando formas de seguir com suas operações, e conseguir se adaptar a essa realidade, protegendo a sua saúde de todos os colaboradores.

Muitas empresas já estão trabalhando sob um novo modelo, o que permite que seus colaboradores façam home office. E pelas escolas estarem fechadas, os pais precisam de alternativas para manter o cuidado com seus filhos, então esse novo modelo beneficiou todas as partes.

Os profissionais que não estão acostumados em trabalhar de casa, ainda enfrentam algumas dificuldades, principalmente em conseguir executar suas responsabilidades, como se estivesse na empresa.

As empresas, por sua vez, enfrentam um outro desafio, que é descobrir que é possível e pode ser interessante ou que esse modelo não pode ser aplicado para todos os colaboradores.

Nesse momento tudo ainda é muito incerto, é importante manter o comprometimento e as empresas garantir a satisfação dos seus colaboradores, que também estão passando por um momento de incerteza e insegurança.

Como deve ser a atuação dos gestores em home office?

O primeiro passo é que sejam estabelecidas prioridades para as equipes, e os papeis precisam ser claros. Como a equipe não estará reunida em um mesmo espaço físico, a comunicação precisa ser muito clara, para que todos entendem o que é realmente esperado de cada um, quais as tarefas que devem ser executadas e como recorrer, em casos de dúvidas e/ou problemas, dependendo da área de atuação.

As equipes precisam ter suas rotinas estabelecidas, de forma periódica. As conversas precisam ser realizadas de forma individual, e com reporte diário, para que seja possível acompanhar o progresso de toda a equipe.

A preocupação com a sua equipe é importante, mas é primordial que você também se preocupe com a sua saúde. Não tenha uma preocupação forçada com os membros do seu time, nesse momento é importante que todas as manifestações sejam verdadeiras.

Cada pessoa possui uma condição de saúde diferente, por isso cada pessoa deve ser tratada de forma única e verdadeira.

A videoconferência é um recurso que deve ser utilizado com frequência, para que seja possível conversar com todos da equipe, manter reuniões periódicas, status e report.

Todas as metas precisam ser cumpridas, logo as tarefas precisam ser distribuídas de acordo com as responsabilidades individuais e disposição dos cargos. Todos os membros da equipe precisam estar cientes das metas e devem trabalhar em conjunto para alcançá-la.

A confiança precisa ser trabalhada nesse período, por isso, não fique vigiando os colaboradores a cada segundo, deixe-os fazer o trabalho da melhor forma, dentro das orientações passadas. Todos são profissionais devidamente capacitados e que estão cientes das suas responsabilidades.

Existem práticas que são abusivas e muito infantis, que não devem ser realizadas em nenhuma circunstância, como solicitar aos colaboradores que mantenham suas webcams abertas ao longo de todo o expediente. Se não confia no profissional que está atuando na sua equipe, então a contratação não foi bem sucedida.

O respeito precisa ser praticado em ambas as partes e de várias formas, uma delas é respeitar o tempo de cada um dos colaboradores da equipe.

Não mande e-mails, mensagens instantâneas e/ou Whastapp, fora do horário de expediente ou cobrando alguma atividade que ainda está dentro do prazo de execução. Os colaboradores se sentirão compelidos a responder, criando uma situação de estresse, totalmente desnecessária.

Como deve ser a atuação dos colaboradores em home office?

Tenha certeza de que possui todos os recursos necessários para executar seu trabalho remoto. No momento em que iniciar seu trabalho, faça um check em todos os itens que precisa ter à sua disposição, e caso esteja faltando alguma coisa, faça a comunicação em um tempo hábil, como um acesso especial para “rodar” uma determinada rotina.

Tenha um espaço de trabalho dentro da sua casa, que não seja se misture com o restante das atividades que acontecem na sua casa diariamente. Procure um local confortável, onde você trabalhe com em uma mesa, sentado da maneira correta, e tente ficar isolado, mesmo que por períodos.

Tais providências são importantes para que você consiga ter foco na execução das suas atividades, garantindo a qualidade do seu trabalho bem como o respeito aos seus colegas de equipe. No momento em que estiver em uma videoconferência, utilize fones de ouvido e tente minimizar os ruídos externos.

Tenha uma preocupação especial com sua aparência profissional, não é porque está na sua casa que você não deve se arrumar para o seu trabalho. Mantenha-se asseado, com cabelos devidamente penteados, uma roupa que seja propícia ao seu ambiente de trabalho.

Crie uma rotina para o seu trabalho home office, principalmente se durante o expediente tiver crianças em casa. Reserve um tempo para que você possa dar atenção a ela, mas deixe o tempo do trabalho separado para focar nas suas entregas e em reuniões.

Seus colegas de equipe e seu gestor confiam no seu trabalho e profissionalismo, por isso cumpra corretamente sua carga horária de trabalho, não aproveite o tempo em casa para ver séries e filmes, cumpra suas obrigações como se estivesse na empresa.

O cuidado nesse momento também é importante, faça as refeições nos horários corretos e sempre de forma saudável, beba água, tire uns minutinhos para tomar aquele café. Mantenha sua rotina bem semelhante aquela que você tinha na sua empresa.

Solução Oitchau

Para que seja possível melhorar toda sua equipe, fazendo a gestão das marcações no ponto, localização em tempo real entre outros, a plataforma Oitchau possui uma solução customizada para auxiliar nesse controle.

É um recurso totalmente otimizado para que seja feito o controle do ponto, de maneira digital, com inúmeras funcionalidades, que permitirá que toda a rotina seja executada de uma forma mais segura e muito mais dinâmica.

A plataforma Oitchau conta com várias funcionalidades, para todo os tipos de rotina de trabalho, segmentos produtivos, tipos de equipe (internas e externas), controle de segurança na marcação de ponto (através de reconhecimento facial e controle por GPS, no caso de trabalhadores externos), uso de diferentes dispositivos móveis e muito mais. Confira tudo nesta página e faça um teste gratuito!

Neste período de pandemia, estamos disponibilizando nossos recursos Oitchau Home Office GRÁTIS gratuito para empresas que tem acima de 500 colaboradores.

Essa é uma forma que encontramos de ajudar as empresas a passar por esse momento de crise mundial, reduzindo as contaminações e assegurando os colaboradores.

Veja também: Coronavírus: Como proceder em caso de suspeita na empresa?

Gostou das dicas sobre o home office em tempos de crise? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau