Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Cultura organizacional: será que a da sua empresa é falha?

Uma cultura forte é o que vai definir a sintonia que existe dentro de uma empresa. E aquelas com uma cultura empresarial fraca são sinais!

Cultura organizacional é como o DNA de uma empresa, definindo aquilo em que todas as pessoas que trabalham nela acreditam e como elas se relacionam e produzem. Se a sua empresa lançasse hoje um manifesto para todo o mercado, o que esse manifesto diria?

O Google é conhecido globalmente pela sua cultura organizacional e gestão de pessoas inovadora, focada no bem estar dos colaboradores, oferecendo tudo que eles precisam para sentirem-se assistidos e motivados para produzir bem. O resultado é uma cidade de colaboradores trabalhando com excelência, que cultivam o convívio em comunidade e estão sempre presentes na rotina da empresa.

Uma cultura forte é o que vai definir a sintonia que existe dentro de uma empresa, por isso é preciso estar atento aos sinais.

Empresas com uma cultura organizacional fraca dão sinais:

 

Valores até demais

Uma lista infinita de valores, de crenças e de sonhos. Uma empresa que prega coisas demais não mostra foco e certeza daquilo que diz.

Afinal de contas, no que a sua empresa realmente acredita? O que faz você e todos os colaboradores acordarem e irem trabalhar juntos nessa empresa? O que os empolga? Qual desejo os move?

  • Descubra a verdadeira personalidade da sua empresa!

 

Não pratica o que diz

A empresa X diz que todo produto entregue por ela é fruto de horas de dedicação e muita paixão, e que o segredo da excelência é trabalhar em equipe.

Porém a mesma empresa mantém as portas da diretoria fechadas, entrega as ideias prontas para serem executadas e não permite que todos os colaboradores participem do processo de criá-las.

Uma empresa que não pratica o que diz e não está sendo honesta sobre o que promete afeta não apenas o ambiente de trabalho como também seus clientes.

  • Coloque os discursos da empresa em prática!

 

Seleção de pessoal sem padrão

Se a sua empresa deseja criar uma cultura de comunidade, interação e conexões pessoais, não faria sentido contratar um profissional que se descreve como anti social, que prefere ficar na dele e não interagir muito.

Para criar uma cultura empresarial forte é preciso que todos tenham a mesma visão, concorde com o discurso e de fato exercite no dia a dia.

  • Contrate perfis que tem a ver com a cultura da empresa!

 

Só quando é conveniente

E seguindo o mesmo caminho das empresas que não praticam aquilo que dizem, também existem aquelas que até praticam, mas apenas quando é conveniente.

Como discursar sobre a cultura incrível e inovadora da empresa para conseguir atrair um grande talento e ele descobrir depois que era tudo uma mentira e nem tudo são rosas como foi pintado na entrevista.

  • Siga sua cultura empresarial à risca sempre!

 

Não ouvir os colaboradores

Talvez uma das falhas mais comuns que uma empresa com cultura organizacional fraca comete é não ouvir o que os colaboradores têm a dizer e no que eles acreditam.

A cultura de uma empresa é o resultado da convivência, comunicação, interação e produtividade de todos os seus colaboradores. Você pode acreditar muito que trabalhar com paixão é o segredo para o sucesso, mas se eles não acreditarem também, você estará sonhando sozinho.

  • Construa sua cultura empresarial junto aos seus colaboradores!

 

E aí? Quão forte é a cultura da sua empresa?