Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp

Cultura organizacional: como está a da sua empresa?

Uma cultura forte é o que vai definir a sintonia que existe dentro de uma empresa. E aquelas com uma cultura empresarial fraca são sinais!

Entendemos como cultura organizacional um conjunto de atitudes e valores que são partilhados pela empresa e seus colaboradores, com estratégias que são inerentes ao modelo de negócios praticados, e que manifestam as práticas, os regulamentos e os padrões estabelecidos.

A cultura organizacional é o que transmite a identidade da empresa para seus colaboradores, sendo um dos principais mecanismos para orientar atitudes e comportamentos de todos os profissionais.

Toda empresa possui uma cultura da própria organização, mesmo que ela não tenha sido planejada desde início, pois os empreendedores carregam seus princípios para sua empresa.

A construção de uma cultura inteligência é muito importante, pois terá grande influência na forma com que todas as pessoas, incluindo colaboradores e pessoas externas terão a visão da sua empresa.

Sem a manutenção de um ambiente corporativo positivo, muitos profissionais podem fazer um esforço muito grande  para encontrar o valor real em desempenhar as suas funções, e isso leva a uma variedade de consequências negativas para os resultados e a produtividade.

Dados deste ano de uma pesquisa feita pela PwC Brasil  apontam que o  desempenho de uma corporação no mercado estaria ligado ao equilíbrio entre três pilares: estratégia do negócio, modelo operacional e cultura.

Os números do estudo mostram que as instituições que afirmam ter uma cultura distinta são as mesmas que registram média de crescimento de receita, lucratividade e velocidade de decisões quase duas vezes maior que seus concorrentes.

Neste sentido, sem dúvidas, o grande desafios das organizações é fazer com que essa cultura acompanhe a velocidade das mudanças dos dias de hoje, às novas demandas dos consumidores, a globalização dos mercados e a evolução tecnológica.

Tendo isso em mente, como o assunto é tratado na sua empresa? É possível reconhecer os pontos fortes da sua cultura? Ela está adequada com ao clima volátil e às transformações constantes no ambiente de trabalho?

A seguir, neste artigo, vamos indicar como você pode identificar onde a sua cultura pode estar deficiente. Acompanhe!

Controle de Ponto

Sinais de que a cultura organizacional não vai bem

Ambientes com uma cultura organizacional fraca mostram alguns indícios como:

Valores que não querem dizer nada

Empresas que apresentam uma lista infinita de valores, crenças e missões não demonstra foco e uma imagem de seriedade naquilo que se propõe a fazer.

O primeiro passo é descobrir a verdadeira personalidade do seu negócio. 

Para chegar até essa descoberta, você pode começar respondendo questionamentos como, afinal de contas, no que a sua empresa realmente acredita? O que faz você e todos os demais colaboradores acordarem e irem trabalhar juntos no mesmo ambiente? O que os empolga? Qual desejo os move?

Promessas que não são cumpridas

A empresa X diz que todo produto entregue por ela é fruto de horas de dedicação e muita paixão, e que o segredo da excelência é o trabalho em equipe.

Porém a mesma empresa mantém as portas da diretoria fechadas, entrega as ideias prontas para serem executadas e não permite que todos os colaboradores participem do seu processo de criação.

Uma organização que não pratica o que diz e não está sendo honesta sobre o que promete afeta não apenas o ambiente de trabalho como também seus clientes.

  • Em suma, os discursos devem ser seguidos à risca, para não minar a confiança dos seus colaboradores.

As lideranças são vistas apenas como figuras de autoridade

A real função dos líderes dentro de uma empresa é entender o que as pessoas pensam, sentem, como elas se comportam e como trabalham em equipe, para saber lidar com essas percepções, sem combatê-las.

Também é importante que os líderes traduzam em ações aquilo que comunicam. Eles são um modelo vivo do propósito, dos valores e dos comportamentos que querem ver reproduzidos no dia a dia.

  • Capacite-os para que mais do que simples gestores, essas pessoas sejam vistas como fonte de inspiração e representação do que é a cultura.

Seleção de profissionais sem fit com cultura organizacional

Se o objetivo é criar uma cultura organizacional  inspirada na construção de uma comunidade, com interação constante e conexões pessoais, não faz sentido contratar um profissional que se descreve como anti social, que prefere ficar na dele e não interagir com os demais.

Para criar uma cultura empresarial forte é preciso que a maioria compartilhe uma visão parecida, que destoe o menos possível do discurso da empresa e, de fato, coloque-o em prática no dia a dia de trabalho.

  • Invista na contratação de perfis profissionais que têm a ver com a cultura que a organização deseja construir.

cultura organizacionalA cultura organizacional é legal quando convém

Seguindo o mesmo caminho das empresas que não praticam aquilo que dizem, também existem aquelas que até praticam, mas apenas quando é conveniente.

Como discursar sobre a cultura incrível e inovadora para conseguir atrair um grande talento e ele descobrir depois que era tudo uma mentira e nem tudo são rosas como foi pintado na entrevista.

Não venda o discurso de cultura descolada, mesmo que nos dias atuais isso esteja na moda. Seja o mais transparente possível, tendo em mente que o mais importante é tratar os seus colaboradores com respeito e dignidade. 

Não ouvir os colaboradores

Talvez uma das falhas mais comuns que uma empresa com cultura organizacional fraca comete é não ouvir o que os profissionais têm a dizer e levar em consideração o que eles acreditam.

A cultura de uma empresa é o resultado da convivência, comunicação, interação e produtividade de todos os seus colaboradores. Você pode acreditar muito que trabalhar com paixão é o segredo para o sucesso, mas se eles não acreditarem também, você estará sonhando sozinho.

Em relação a este quesito, vale a pena construir sua cultura empresarial de forma mútua, contando com a colaboração dos profissionais que trabalham todos os dias levando o negócio a frente.

Horas extras

Entenda como avaliar se a cultura organizacional está sendo eficiente!

O entendimento de eficiência deve ser em relação à satisfação dos colaboradores, motivação das equipes, planos de carreira e benefícios satisfatórios e inspiração para encarar um novo dia, com alegria, desejando dar sempre o melhor do seu trabalho.

Existem alguns critérios que ajudam na avaliação por parte da equipe de Recursos Humanos para entender se está sendo eficiente a cultura organizacional. Confira os principais.

Identificação dos pontos positivos

Idealize quais são os valores principais bem como os objetivos que entende-se como necessário para incorporar na cultura organizacional da sua empresa. Faça o desenvolvimento de modelos comportamentais e ações desejadas para alcançar os objetivos.

Avalie quais são os pontos positivos praticados, a partir do modelo de comportamento utilizado, e faça um cruzamento com os pontos que podem ser melhorados, de acordo com o novo modelo idealizado.

Investimento em capacitação dos gestores

Os gestores são os maiores e mais importantes propagadores dentro da empresa da cultura organizacional, e por isso é tão importante o investimento em líderes que entenderão a necessidade da motivação e do reconhecimento da sua equipe, despertando o engajamento de todos os colaboradores.

Entenda como está sendo feito o investimento atualmente, e verifique se as ações estão sendo satisfatórias e se existe necessidade de ampliar o programa de capacitação de gestores, com a inclusão de um novo curso na grade de treinamentos, alteração da dinâmica, visando sempre o investimento em capacitação.

Realização de pesquisas mercadológicas

Identifique as referências de empresas que estão adotando melhores práticas em alguns pilares que sua empresa está buscando, como retenção de talentos, melhoria de clima entre outros.

As mídias sociais são veículos importantes para a atualização profissional que possibilitam a discussão em grupos variados, sendo possível ter uma visão geral.

Entenda quais são as melhores práticas que estão sendo adotadas no mercado e dessas práticas, quais estão sendo adotadas dentro da empresa. Caso nenhuma esteja, monte um plano de ação para adotar as melhores práticas que se ajustam à necessidade da empresa.

Considerações sobre a construção de uma cultura organizacional saudável

É essencial compreender que a construção e o estabelecimento de uma cultura organizacional que alcance resultados positivos para o negócio pode levar tempo.

Muita dificuldade será encontrada ao trilhar esse caminho, porém tudo deve ser calculado pela empresa, que deve entender  também que esses conflitos podem ser resolvidos de forma coletiva.

A melhor maneira de motivar as pessoas é fazer com que elas vejam e sintam como os novos hábitos produzem uma diferença real em sua convivência, é por esse motivo que o trabalho de construção de cultura para ser eficiente não pode ser tratado como pontual e unilateral.

A atividade deve envolver a todos os colaboradores e permitir que eles notem o impacto que geram nesse processo gradativo, contínuo e colaborativo.

Além disso, os comportamentos essenciais para a transformação devem ser identificados, repetidos, observados e medidos. E é preciso criar maneiras de vincular essas atitudes a resultados de negócios tangíveis e a consequências mensuráveis. 

Veja também: Indicadores de desempenho para pequenas e médias empresas

Gostou das dicas sobre cultura organizacional? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Enviar comentário

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau