Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Feng Shui: melhore a energia do ambiente de trabalho com essas dicas!

Confira dicas da grande sabedoria chinesa para ajudar a circular melhor a energia do ambiente de trabalho!

Cultura organizacional também é zelar pelo cuidado com o ambiente de trabalho. Você já ouviu falar sobre as técnicas de Feng Chui?

Segundo grande sabedoria chinesa, a decoração de um ambiente – seja de trabalho, casa ou lazer – pode influenciar na energia que circula por ele e, com isso, influenciar no comportamento e humor das pessoas. Cores, objetos, posicionamento dos móveis… Tudo conta! Uma mesa mal posicionada, por exemplo, pode bloquear as energias de um colaborador e causar doenças, mal estar ou até mesmo problemas de concentração.

Foi por isso que criaram, na China, o Feng Shui: uma ciência milenar que estuda os efeitos das energias nos ambientes sobre as pessoas, sua saúde, relacionamentos e prosperidade.

A moda está começando a pegar também no Ocidente. Especialistas, como Franco Guizzetti, afirmam um Feng Shui bem aplicado pode:

  • Aumentar a produtividade dos colaboradores.
  • Trazer mais satisfação dos empregados com o ambiente de trabalho.
  • Solucionar e prevenir possíveis problemas de saúde.
  • Melhorar relacionamento com clientes.
  • Melhorar o entrosamento das equipes.

Se você também achou super interessante, separamos algumas dicas de como aplicar o Feng Shui em todos os tipos de ambientes de trabalho:

 

Limpe tudo já

Objetos acumulados e amontoados bloqueiam a energia e deixam o clima pesado. Nada melhor do que fazer uma bela limpeza em todo o ambiente de trabalho, passando produto indicado nos móveis, limpando as janelas, tirando o pó… O ar e o ambiente limpos tem poder terapêutico, trazendo maior sensação de conforto para todos, além da sensação de renovação!

Aproveite também para jogar fora tudo que não é mais utilizado, tudo que está apenas fazendo volume.

 

Aproveite para organizar

Já que você está limpando tudo, vamos também re-organizar todos os objetos e móveis, livrando-se daquela pilha de papéis ou mudando aquela impressora/armário que está incomodando faz um tempão.

Organizar o lado externo nos ajuda a organizar o interno! Num ambiente organizado, pessoas têm mais facilidade para refletir, raciocinar e tomar decisões enxergando com mais clareza.

 

Deixe a porta de entrada livre

É pela porta que a energia entra e sai, portanto, ela não pode ficar bloqueada. Colocar mesas, cadeiras, balcões e pessoas de costas para a porta de entrada ou no caminho dela pode impedir que a energia circule, tornando o ambiente pesado com o passar do tempo.

Com a energia do ambiente estagnada, podem surgir consequências como falta de concentração dos colaboradores e até mesmo problemas de saúde. Deixe a energia circular!

Nessa imagem, você pode conferir algumas sugestões de posicionamento de mesas, balcões e pessoas que favorecem a circulação de energia, segundo o Feng Shui:

4cfe023d7635c053e5f40769e20ba0ee

 

Cultive uma cultura positiva

Nossas ações também fazem parte da prática do Feng Shui! De nada adianta um ambiente limpo, organizado e bem posicionado, se o comportamento das pessoas presentes nesse ambiente for dominado pelo mau humor, a grosseria e o estresse. É importante cuidar da cultura organizacional!

Mais um dos motivos que podem prejudicar a interação entre equipes e o fluxo de trabalho, e provocar problemas de saúde. Você, como gestor e líder que dá o exemplo, antes de agir deve respirar, refletir, escolher bem as palavras e buscar sempre tratar os colaboradores com respeito e positividade.

É uma semente que se planta para colher os frutos depois!

 

Objetos que te motivem

Ambientes de trabalho de todos os tipos apresentam frequentemente situações de pressão e estresse.

Nessas horas, nada melhor do que estar cercado de objetos e imagens que tem o poder de te motivar e focar em soluções! Você pode manter por perto, por exemplo, fotos de família (ou do amor), troféus e prêmios, aquele objeto da sorte, obras de arte inspiradoras, até mesmo a imagem de um animal ou personagem que você admira.

Incentive seus colaboradores a fazer o mesmo!

 

Psicologia das cores

Inúmeras pesquisas científicas estudam e comprovam a importância da Psicologia das Cores, ou seja, da influência que as cores podem ter sobre as pessoas, situações e ambientes.

Muitas marcas e empresas utilizam essa teoria para definir a cor de marcas, logotipos, embalagens, pontos de venda etc. A cor azul, por exemplo, transmite calma; enquanto a cor laranja transmite energia.

Uma cor ideal para o ambiente de trabalho é o Amarelo, que transmite riqueza e fartura! Você pode adicionar a cor em objetos de decoração, desde uma flor amarela até a moldura de um quadro.

infografico-feng-shui-1325965688286_615x300

 

Plantas para limpar o ar

Todo local de trabalho, independente do modelo, deveria adotar plantas por um motivo muito simples: elas literalmente limpam o ar! E, psicologicamente, ela torna a energia mais leve por aumentar a sensação de conforto.

Passar oito horas (ou mais) dentro de um ambiente fechado pode ser difícil para diversos perfis de gestores e colaboradores, causando a impressão de que “a vida está passando lá fora” e a pessoa “nem vê”.

A presença do verde das plantas impulsiona o conforto emocional, deixando a energia mais leve, alegre e positiva!