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A importância do trabalho em equipe para sua empresa

Nenhum homem é uma ilha, completo em si próprio; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo.” A frase de John Donne tem grande significado no mundo corporativo.

Muitos colaboradores desenvolvem trabalhos excelentes e de grande qualidade sozinhos, porém, quando inseridos em uma equipe, têm dificuldades em delegar tarefas ou seguir lideranças.

Neste artigo, falaremos sobre a importância do trabalho em equipe e como ele contribui para o desenvolvimento pessoal de cada colaborador.

O trabalho em equipe é parte de nossas vidas

Ao iniciar sua vida acadêmica, a criança já entra em contato com o trabalho em equipe. Nas brincadeiras em conjunto, ela aprende a seguir regras e a trabalhar para alcançar um objetivo em comum ao seu time.

Conforme vai crescendo, a criança percebe que fazer parte de um todo é importante para ela e que, com a sua contribuição, seu grupo (time, equipe, etc.) atinge seus objetivos mais facilmente.

Ao entrar na vida corporativa, percebe que tudo se repete. Ali, naquele ambiente, ela é parte de um time e, independentemente de seu cargo, tudo o que ela realiza impacta direta ou indiretamente a vida de todos que trabalham no mesmo local.

As pessoas são únicas e é justamente por esse motivo que o trabalho em equipe é tão importante dentro de uma empresa. A reunião de talentos, habilidades e características diferentes, tornam o todo mais completo e mais capacitado para chegar até o ponto desejado.

Obviamente, algumas pessoas têm maior facilidade no trabalho em equipe do que outras. Porém, relacionar-se com os colegas de trabalho exige um tipo de inteligência que pode ser desenvolvido em todos: empatia, saber ouvir e ter a capacidade de enxergar o bem maior são fatores que podem ser treinados.

Ponto Eletrônico

Como aperfeiçoar os trabalhos em equipe?

Assim como acontece com o aperfeiçoamento de todos os colaboradores de uma empresa, o treinamento voltado ao trabalho de equipe é fundamental para o sucesso do grupo.

Os treinamentos voltados ao trabalho em equipe devem focar, primeiramente, o autoconhecimento de cada colaborador que compõem o grupo. Esta prática permite que cada um conheça seus potenciais, pontos de maior atenção e, sobretudo, o seu papel dentro da equipe.

Em um segundo momento, é importante que o treinamento promova dinâmicas em que os membros da equipe sejam capazes de aplicar suas habilidades em complemento às habilidades dos colegas.

Dessa forma, poderão visualizar a relevância de sua contribuição individual para alcançar um objetivo em comum.

O desenvolvimento da confiança mútua entre os membros da equipe é a base para um trabalho bem feito e o cumprimento das metas estabelecidas. Confiar no membro da sua equipe permite, ainda, que o colaborador possa expressar suas opiniões livremente e se sentir confortável em pedir ajuda quando precisar.

Além disso, as dinâmicas com o grupo permitem que a integração entre os membros se desenvolva, garantindo o prévio conhecimento de cada participante em relação ao que é esperado de si mesmo e do colega.

Por fim, o treinamento de equipes é fundamental para que os membros possam conhecer o líder do grupo e compreender que mais do que dar ordens, a posição de líder tem como objetivo organizar as tarefas e garantir que todos possam desenvolver seus talentos de forma autônoma e criativa.

O líder é aquele que permitirá que as ideias sejam colocadas em prática e que mostrará caminhos alternativos, quando a ideia inicial encontrar obstáculos para que se conclua.

A empresa precisa de equipes

As equipes de alta performance são essenciais para o sucesso de uma empresa.

Ao promover um ambiente de troca, união e permitir que os colaboradores expressem seus talentos em suas equipes, a empresa se coloca à frente de sua concorrência e poderá se beneficiar grandemente da contribuição de todos.

Quais são as dificuldades enfrentadas pelo trabalho em equipe?

O trabalho em equipe possui alguns desafios, principalmente quando existe uma busca por boa comunicação entre todos os colaboradores, a criação de um ambiente saudável e com um bom relacionamento interpessoal exige tempo, dedicação e respeito.

Um exemplo para ilustrar um pouco mais o cenário de trabalho em equipe é um time de futebol, onde a meta é ganhar o jogo, porém se o nosso time fizer a mesma quantidade de gols que o adversário também fez, o objetivo não será cumprido.

É importante que toda a equipe trabalhe em conjunto para alcançar a meta, que no exemplo seria de vencer o time adversário com o maior número de gols marcados. A defesa e o ataque precisam traçar estratégias, de acordo com as orientações do seu treinador, para que juntos, alcancem o objetivo traçado.

A essência do espírito de equipe é alcançar os objetivos traçados, trabalhando em conjunto, em harmonia e em colaboração.

Mas existem dificuldades que podem atrapalhar o desempenho da equipe, atrasando as metas e trazendo problemas para os relacionamentos interpessoais, conheça alguns a seguir.

Individualismo

Existem alguns colaboradores que desejam apenas cumprir o seu papel, para receber o seu salário, sem trabalho em equipe. E no momento de uma promoção salarial ou outro tipo de reconhecimento, não existe espírito de equipe, é apenas ele por ele.

Esse tipo de pensamento pode ir na “contramão” de quem está buscando por um reconhecimento, uma promoção ou almejando um cargo mais alto na hierarquia empresarial.

No momento que entendemos o que é realmente o trabalho em equipe, percebemos que não é apenas um colaborador que influencia no crescimento de uma empresa, mas sim o time de colaboradores, que estão desempenhando seu papel da melhor forma possível.

Flexibilidade

Na atuação no ambiente empresarial é importante ter em mente que as pessoas são diferentes, com opiniões, metodologias de trabalho, com rotinas, histórias e desejos completamente diferentes, e esse conjunto de diferenças que tem o poder de mudar a história de uma empresa, com um time diversificado, que atua com qualidade.

Conseguir ser flexível é ter a percepção que o respeito é a base para um relacionamento saudável dentro da equipe, e com demais membros da empresa. É preciso aprender a ouvir opiniões contrárias as suas, e respeitar, sem pensar e verbalizar que a sua opinião é a melhor, e argumentar.

O ideal que as ideias sejam igualmente ouvidas, para que em seguida, aconteça o entendimento coletivo sobre qual terá o melhor resultado dentre o cenário em avaliação, como uma solução para um problema recorrente, ou sobre qualquer outro cenário.

A união das ideias, sem conflitos, é capaz de gerar soluções incríveis.

Falha na comunicação

Uma equipe que não se comunica, não consegue desenvolver um trabalho de qualidade. A comunicação quando está truncada, gera retrabalho, entregas sem qualidades e fora das expectativas. Não compartilhar informações pertinentes geram grandes prejuízos para toda a equipe.

É necessário entender que para trabalhar em equipe, é necessário trocar ideias, conhecimentos, sugestões, tirar dúvidas com seus companheiros de equipe e estar aberto à receber críticas, quando for necessário.

Veja também: Mulheres empresárias: Conheça as 5 maiores atualmente

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