A importância do trabalho em equipe para sua empresa

Nenhum homem é uma ilha, completo em si próprio; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo.” A frase de John Donne tem grande significado no mundo corporativo.

O trabalho em equipe é um elemento-chave para alcançar metas e impulsionar o crescimento organizacional, especialmente em meio ao cenário cada vez mais competitivo do mercado.

No entanto, desenvolver esta conexão entre os colaboradores nem sempre é um processo simples.

Neste artigo, vamos explicar o que é o trabalho em equipe e mostrar como ele pode ser desenvolvido na sua empresa. 

Confira!

    1. Tenha um planejamento claro e bem definido
    2. Comunique-se com efetividade
    3. Os gestores devem estar presentes
    4. Tenha um programa de metas
    5. Comemore conquistas

O que é trabalho em equipe?

Trabalho em equipe é o processo de reunir um grupo de colaboradores com habilidades complementares para trabalhar em conjunto em prol de um objetivo comum. 

É a capacidade de integrar diferentes perspectivas, conhecimentos e habilidades para atingir resultados superiores aos que seriam alcançados individualmente. 

No trabalho em equipe, cada membro contribui com suas competências específicas, cooperam uns com os outros e compartilham responsabilidades para alcançar o sucesso em um projeto, por exemplo.

O que é trabalho em grupo?

Diferente do trabalho em equipe, o trabalho em grupo os indivíduos se reúnem para realizar tarefas em conjunto, mas nem sempre há uma interação efetiva e colaborativa entre eles. 

Cada membro do grupo pode ter uma responsabilidade individual e pode não haver uma dependência significativa entre as contribuições de cada pessoa. 

O trabalho em grupo muitas vezes se limita a dividir tarefas e trabalhar paralelamente, sem uma sincronia verdadeira.

Qual a diferença entre trabalho em grupo e trabalho em equipe?

A principal diferença entre trabalho em grupo e trabalho em equipe está na sinergia e colaboração existentes no último. 

Enquanto o trabalho em grupo permite que cada membro atue de forma individual, o trabalho em equipe busca a integração e a troca de ideias, estimulando a comunicação e a cooperação entre o time. 

Qual a importância do trabalho em equipe?

Os resultados de uma empresa são gerados pelas pessoas que nela trabalham. Assim, quando a equipe vai bem, existe a maior tendência de que os resultados também sejam positivos.

O trabalho em equipe é essencial para o sucesso de uma empresa. Ao adotar essa abordagem colaborativa, a empresa pode desfrutar de uma série de benefícios que impactam diretamente nos resultados alcançados. 

Além disso, o trabalho em equipe promove um ambiente de trabalho saudável e estimulante, onde os colaboradores se sentem valorizados e engajados.

Quais os benefícios do trabalho em equipe?

O trabalho em equipe gera vantagens tanto para a empresa quanto para o colaborador. Dentre os principais benefícios, estão:

  • Maior produtividade;
  • Melhores soluções;
  • Tomada de decisão mais alinhada com o time;
  • Fortalecimento dos relacionamentos e da cultura;
  • Compartilhamento de responsabilidades;
  • Desenvolvimento de habilidades;
  • Redução da rotatividade;
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Redução do estresse;
  • Aumento do bem-estar;
  • Estímulo do sentimento de pertencimento.

Quais as dificuldades de trabalhar em equipe?

O trabalho em equipe possui alguns desafios, principalmente quando existe uma busca por boa comunicação entre todos os colaboradores, a criação de um ambiente saudável e com um bom relacionamento interpessoal exige tempo, dedicação e respeito.

Um exemplo para ilustrar um pouco mais o cenário de trabalho em equipe é um time de futebol, onde a meta é ganhar o jogo.

Porém, se o nosso time fizer a mesma quantidade de gols que o adversário também fez, o objetivo não será cumprido.

É importante que toda a equipe trabalhe em conjunto para alcançar a meta, que no exemplo seria de vencer o time adversário com o maior número de gols marcados.

A defesa e o ataque precisam traçar estratégias, de acordo com as orientações do seu treinador, para que juntos, alcancem o objetivo traçado.

A essência do espírito de equipe é alcançar os objetivos traçados, trabalhando em conjunto, em harmonia e em colaboração.

Mas existem dificuldades que podem atrapalhar o desempenho da equipe, atrasando as metas e trazendo problemas para os relacionamentos interpessoais, conheça alguns a seguir.

Individualismo

Existem alguns colaboradores que desejam apenas cumprir o seu papel, para receber o seu salário, sem trabalho em equipe.

E no momento de uma promoção salarial ou outro tipo de reconhecimento, não existe espírito de equipe, é apenas ele por ele.

Esse tipo de pensamento pode ir na “contramão” de quem está buscando por um reconhecimento, uma promoção ou almejando um cargo mais alto na hierarquia empresarial.

No momento que entendemos o que é realmente o trabalho em equipe, percebemos que não é apenas um colaborador que influencia no crescimento de uma empresa, mas sim o time de colaboradores, que estão desempenhando seu papel da melhor forma possível.

Flexibilidade

Na atuação no ambiente empresarial é importante ter em mente que as pessoas são diferentes, com opiniões, metodologias de trabalho, com rotinas, histórias e desejos completamente diferentes.

Esse conjunto de diferenças tem o poder de mudar a história de uma empresa, com um time diversificado, que atua com qualidade.

Conseguir ser flexível é ter a percepção que o respeito é a base para um relacionamento saudável dentro da equipe, e com demais membros da empresa.

É preciso aprender a ouvir opiniões contrárias às suas, e respeitar, sem pensar e verbalizar que a sua opinião é a melhor, e argumentar.

O ideal é que as ideias sejam igualmente ouvidas, para que em seguida, aconteça o entendimento coletivo sobre qual terá o melhor resultado dentre o cenário em avaliação, como uma solução para um problema recorrente, ou sobre qualquer outro cenário.

A união das ideias, sem conflitos, é capaz de gerar soluções incríveis.

Falha na comunicação

Uma equipe que não se comunica, não consegue desenvolver um trabalho de qualidade. A comunicação quando está truncada, gera retrabalho, entregas sem qualidades e fora das expectativas.

Não compartilhar informações pertinentes geram grandes prejuízos para toda a equipe.

É necessário entender que para trabalhar em equipe, é necessário trocar ideias, conhecimentos, sugestões, tirar dúvidas com seus companheiros de equipe e estar aberto a receber críticas, quando for necessário.

Como trabalhar em equipe?

A qualidade do trabalho em equipe dentro de uma empresa depende, primordialmente, da constituição dessa equipe. Os profissionais que fazem parte dela e a capacidade de entrosamento e de visões diferentes fazem toda a diferença.

Por isso, quando falamos em trabalho conjunto de qualidade, também nos referimos à escolha de quem fará esse trabalho. De que forma essas pessoas irão se relacionar e como a visão de uma pode complementar ou contrapor a outra.

Abaixo, então, confira dicas de como constituir com sucesso as suas equipes.

Saiba quais são os cargos, suas competências e exigências

Antes mesmo do início da formação de uma equipe é importante que o RH saiba quais são as necessidades desse grupo.

Isto é, quais serão as atividades que ele desempenhará. Também, quais são os cargos que devem ser preenchidos.

Ainda, quais são as competências e as experiências para que cada necessidade da equipe possa ser realmente possa ser satisfeita.

Tudo isso é importante tanto na constituição de uma equipe do zero quanto para a escolha de novos colaboradores para uma equipe que já existe.

Nesse segundo caso, considere o que o grupo já tem e quais são suas falhas e lacunas que devem ser preenchidas.

Análise de perfil comportamental

Nem só de experiências e conhecimentos se constituem equipes. Elas também dependem do comportamento, da personalidade, dos valores e visões de mundo de cada colaborador. Aqui, não se engane: não há a busca de um padrão.

Na verdade, o que acontece é que os valores preferencialmente devem se alinhar aos da empresa.

Por exemplo, trabalho ético. Contudo, é interessante que os perfis comportamentais sejam complementares.

Nesse caso, um bom exemplo é que uma equipe feita apenas de pessoas com instinto de liderança provavelmente tenha dificuldades em trabalhar conjuntamente.

Por outro lado, um grupo formado apenas por pessoas tímidas e introvertidas também deve encontrar dificuldades.

Por isso, há necessidade de encontrar equilíbrio ao constituir as equipes.

Para isso, aplicar metodologias de análise comportamental nos candidatos e em quem já trabalha na empresa pode ser uma ótima solução.

Além disso, use softwares modernos que se baseiam em gamificação e outras experiências diferentes aos candidatos para conseguir dados mais precisos sobre as chances de que o trabalho conjunto dê certo.

Promova a integração das equipes

Por fim, lembre-se de fazer a integração das equipes logo na chegada dos novos colaboradores.

Eles devem ser inteirados quanto ao ritmo das atividades, à forma de trabalho, bem como serem apresentados uns aos outros. 

Promover atividades na chegada de novos colaboradores é um modo de quebrar o gelo e de levar ao entrosamento. Ele é indispensável para o trabalho conjunto de qualidade.

O home office dificulta o trabalho em equipe? 

Com o crescimento do trabalho remoto, muitas empresas têm se questionado sobre o impacto do home office no trabalho em equipe. 

E dentre os principais desafios que este modelo pode gerar, estão:

  • Sentimento de abandono;
  • Falta de condições adequadas para prestar seus serviços em casa;
  • Falhas de comunicação, considerando-se que muitas vezes a comunicação física é essencial para demonstrar intenções de fala e que mensagens escritas podem deixar em dúvida o tom da mensagem (e isso pode desencadear muitos conflitos);
  • Falta de metas bem definidas;
  • Dificuldade de lidar com ideias diferentes.

No entanto, embora o distanciamento físico possa apresentar desafios, é possível promover o trabalho em equipe mesmo à distância. Assim, ele não afeta o relacionamento da  equipe.

Isso porque o trabalho em equipe não está relacionado à proximidade física entre as pessoas, mas às conexões que podem ser geradas – e estimuladas – durante as rotinas de trabalho.

Como promover o trabalho em equipe mesmo à distância?

E para que esta conexão entre os colaboradores seja promovida e mantida, é possível aplicar algumas estratégias. Veja a seguir.

1. Tenha um planejamento claro e bem definido

O primeiro passo para melhorar o trabalho em equipe é ter um planejamento bem definido dos seus projetos. Isso é o que determina quais são as fases e atividades necessárias para um resultado desejado e determina os responsáveis por cada uma.

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Ao desenvolver um planejamento claro, todos os colaboradores sabem quais são as suas atividades e responsabilidades e prazos. Ele sabe que ele possui um dever e uma importância dentro desse projeto total.

Isso também é algo que ajuda o colaborador a trabalhar com os demais colegas, que encara como companheiros da mesma jornada e o vê como importante.

2. Comunique-se com efetividade

Outro ponto essencial é comunicar-se efetivamente. Principalmente no home office, a comunicação durante a jornada de trabalho pode sofrer falhas. 

Afinal, não é possível simplesmente ir até a sala ou mesa do colega e tirar uma dúvida, solicitar um auxílio ou discutir uma questão.

É preciso pensar na comunicação seriamente. Veja algumas dicas:

  • Ligações constantes não são desejáveis constantemente por atrapalhar a atividade e concentração de quem precisa a todo momento parar para atender o telefone ou videochamada. Elas devem ficar restritas às situações urgentes ou que demandem explicação detalhada;
  • Planeje reuniões por videochamada com certa freqüência: isso serve para tirar dúvidas mais complexas e principalmente para que a equipe tenha contato entre si;
  • Estabeleça modelos mais simples e objetivos para comunicação interna e aposte em um sistema de mensagens automáticas, como o WhatsApp, para questões gerais;
  • Para questões mais complexas que precisam de formalização, não deixe de utilizar o sistema de assinatura digital da Oitchau.

3. Os gestores devem estar presentes

Outro ponto importante para o trabalho em equipe é que os gestores devem se fazer presentes. Isso permite que resolvam eventuais conflitos rapidamente e de forma objetiva, o que é essencial para o clima organizacional.

São eles também que distribuem as tarefas, acompanham o desenvolvimento e tiram dúvidas. Não só isso, os gestores devem manter contato com os colaboradores para se mostrarem presentes em relação à preocupação e cuidado com o bem-estar deles.

4. Tenha um programa de metas

Manter o programa de metas é essencial para que a equipe trabalhe conjuntamente com sucesso. Ele pode ser individual e nesse caso se volta à soma dos serviços. Cada um tende a dar o seu máximo para que alcance a meta individual.

É interessante também ter um programa de metas coletivas conjunto para que a equipe veja como pode ganhar conjuntamente.

5. Comemore conquistas

Sempre demonstre a satisfação da empresa com o alcance dos resultados e comemore. Isso pode ocorrer de inúmeras maneiras, desde um happy hour virtual, envio de mimos ao colaborador ou até uma reunião rápida para celebrar os resultados.

Como você percebeu, o trabalho em equipe. Por isso, o investimento em estratégias que viabilizem a geração de conexões promove resultados positivos tanto para a empresa quanto para a equipe, fazendo com que o time possa gerar mais e melhores resultados.

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