descrição de cargos

Como fazer uma descrição de cargos eficiente

Dentre os diversos processos que competem ao setor de Recursos Humanos, temos a descrição de cargos,  que serve tanto para a orientação do próprio setor, quanto para os gestores que desejam fazer requisições de material humano para as suas equipes.

Sabendo disso, elaboramos esse conteúdo para que você saiba o que é a descrição de cargos e funções, qual é a importância desse processo e como você pode o colocar em prática. Boa leitura!

O que é descrição de cargo?

A descrição dos cargos é um documento em que todas as características e informações importantes sobre as funções contidas dentro da empresa.

É por meio deste documento que os detalhes, atribuições e requisitos das funções de uma empresa são dispostos de forma detalhada.

Importância da descrição de cargos

Ter um documento que contenha a descrição de cargos  e funções de uma empresa é importante para que novos colaboradores possam consultá-lo e saber o que é esperado deles em suas novas funções.

A descrição dos cargos também é importante para os gestores. É por meio dela que conseguem determinar os tipos de profissionais que buscam para compor suas equipes e poderem tomar decisões estratégicas mais eficientes.

Além disso, é com a descrição dos cargos que podem fazer ajustes administrativos para que a empresa se torne cada vez mais competitiva.

Ter uma descrição dos cargos em que as funções e responsabilidades estão bem determinadas é essencial no processo de recrutamento e seleção de novos talentos. Somente com este documento, o RH poderá saber exatamente quais as habilidades e capacidades que um candidato precisa ter para se tornar parte do time.

Nos processos de auditoria, a descrição dos cargos contribui para que a análise de documentos seja mais eficiente e precisa. Conhecendo o que é esperado de cada cargo, os auditores podem desempenhar melhor seus papéis.

É importante ressaltar que a descrição dos cargos é um documento dinâmico. Isto significa que precisa ser revisado, ajustado e atualizado com frequência, sempre em coerência com as necessidades da empresa.

New call-to-action

Como fazer uma descrição de cargo?

A análise e descrição dos cargos deve ser feita durante a fase de planejamento da empresa. Afinal de contas, não é possível começar uma empresa sem antes saber que tipos de profissionais e cargos vão atender às necessidades corporativas. Veja os passos abaixo:

1 – Identificação do cargo

Os cargos devem ter denominações corretas de acordo com as responsabilidades inerentes à função. Para que o documento seja bem-sucedido, é preciso elaborar um título correto e realista.

2 – Responsabilidades

Após a identificação do cargo, é preciso descrever as responsabilidades de cada cargo e o que é esperado de cada colaborador.

3 – Formação Acadêmica

Na descrição dos cargos é necessário descrever qual a formação acadêmica adequada para cada função.

4 – Experiência, competências e habilidades técnicas

Seguindo a mesma linha de pensamento, para que um colaborador assuma determinado cargo, ele precisa de determinado tempo de experiência, competências e habilidades técnicas para que possa desenvolver a função e entregar os resultados esperados. O perfil comportamental também é importante neste passo.

5 – Organograma

Após identificar os cargos é preciso desenhar o organograma dos cargos da empresa para que gestores e colaboradores possam compreender a hierarquia organizacional. Saber que é seu superior direto permite que o colaborador possa dirigir-se a ele sempre que precisar de algo.

6 – Necessidades específicas de cada cargo

Alguns cargos apresentam particularidades, como ambiente de trabalho específico, riscos ocupacionais, certificações específicas, entre outros. Quando detalhadas na descrição dos cargos, são mais fáceis de serem encontradas.

7 – De olho nos talentos

A descrição dos cargos deve, ainda, ser atraente para que talentos se interessem e queiram integrar suas equipes. Portanto, em sua descrição, liste todos os deveres, mas não se esqueça de listar os aspectos exclusivos que o cargo oferece.

Elaborar a descrição dos cargos corretamente é importante para atrair novos talentos, mas também para integrar os colaboradores de forma adequada. A partir do documento, planos de carreiras interessantes poderão ser criados de forma a beneficiar ambas as partes.

Onde a descrição de cargos é utilizada?

Agora que você já sabe como fazer a sua própria descrição de cargos e funções, é hora de entender os possíveis usos dessa ferramenta.

Recrutamento e seleção

Começando pela principal serventia da descrição, o seu uso nos processos de recrutamento e seleção. Ao estabelecer todas as condições a serem desenvolvidas por quem ocupar o cargo, e também todos os pré-requisitos que o candidato deve cumprir para ser considerado apto, o setor de RH consegue se organizar.

Nesse caso, a descrição de cargos vai servir como um checklist, utilizado para filtrar os candidatos dos processos seletivos.

Auditorias

As auditorias internas servem para verificar se a empresa está seguindo seus padrões técnicos, e isso envolve também a descrição de cargos.

O cumprimento de determinações voltadas a segurança do trabalho, por exemplo, é uma das coisas que deve estar contida na descrição de funções e que faz parte da análise de uma auditoria.

Avaliações de competências

Por fim, profissionais já contratados podem ser avaliados conforme as competências descritas em no documento em questão, assim como os seus gestores também podem ser avaliados quanto ao cumprimento do que foi acordado na descrição de cargos.

Aprimore os seus processos de gestão de pessoas

Como você viu, a análise e descrição de cargos envolve diversas etapas que devem ser feitas minuciosamente para que o processo não apresente falhas e a descrição seja fiel às necessidades da empresa.

É importante estar sempre em contato com as lideranças para constantemente atualizar as descrições,  mantendo elas alinhadas ao dia-a-dia dos setores.

Se você deseja continuar aprimorando os seus processos de gestão de pessoas, confira outros conteúdos como esse no blog da Oitchau.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau