Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
descrição de cargos

Descrição de cargos: como elaborar do melhor jeito

A descrição dos cargos tem o objetivo de manter a organização da empresa e determinar as responsabilidades de cada função.

Pode-se afirmar, portanto, que a descrição dos cargos é um documento em que todas as características e informações importantes sobre as funções de uma empresa estão contidas.

É por meio deste documento que os detalhes, atribuições e requisitos das funções de uma empresa são dispostos de forma detalhada!

Neste artigo, vamos explicar a importância da descrição dos cargos e qual o melhor meio de elaborá-la.

Importância da descrição de cargos

Ter um documento que contenha a descrição de todos os cargos de uma empresa é importante para que novos colaboradores possam consultá-lo e saber o que é esperado deles em suas novas funções.

A descrição dos cargos também é importante para os gestores. É por meio dela que conseguem determinar os tipos de profissionais que buscam para compor suas equipes e poderem tomar decisões estratégicas mais eficientes.

Além disso, é com a descrição dos cargos que podem fazer ajustes administrativos para que a empresa se torne cada vez mais competitiva.

Ter uma descrição dos cargos em que as funções e responsabilidades estão bem determinadas é essencial no processo de recrutamento e seleção de novos talentos. Somente com este documento, o RH poderá saber exatamente quais as habilidades e capacidades que um candidato precisa ter para se tornar parte do time.

Nos processos de auditoria a descrição dos cargos contribui para que a análise de documentos seja mais eficiente e precisa. Conhecendo o que é esperado de cada cargo, os auditores podem desempenhar melhor seus papéis.

É importante ressaltar que a descrição dos cargos é um documento dinâmico. Isto significa que precisa ser revisado, ajustado e atualizado com frequência, sempre em coerência com as necessidades da empresa.

Documentos Admissionais

Como fazer uma descrição de cargos?

A descrição dos cargos deve ser feita durante a fase de planejamento da empresa. Afinal de contas, não é possível começar uma empresa sem antes saber que tipos de profissionais e cargos vão atender às necessidades corporativas. Veja os passos abaixo:

1. Identificação do cargo

Os cargos devem ter denominações corretas de acordo com as responsabilidades inerentes à função. Para que o documento seja bem-sucedido, é preciso elaborar um título correto e realista.

2. Responsabilidades

Após a identificação do cargo, é preciso descrever as responsabilidades de cada cargo e o que é esperado de cada colaborador.

3. Formação Acadêmica

Na descrição dos cargos é necessário descrever qual a formação acadêmica adequada para cada função.

4. Experiência, competências e habilidades técnicas

Seguindo a mesma linha de pensamento, para que um colaborador assuma determinado cargo, ele precisa de determinado tempo de experiência, competências e habilidades técnicas para que possa desenvolver a função e entregar os resultados esperados. O perfil comportamental também é importante neste passo.

5. Organograma

Depois de identificar os cargos é preciso desenhar o organograma dos cargos da empresa para que gestores e colaboradores possam compreender a hierarquia organizacional. Saber que é seu superior direto permite que o colaborador possa dirigir-se a ele sempre que precisar de algo.

6. Necessidades específicas de cada cargo

Alguns cargos apresentam particularidades, como ambiente de trabalho específico, riscos ocupacionais, certificações específicas, entre outros. Quando detalhadas na descrição dos cargos, são mais fáceis de serem encontradas.

7. De olho nos talentos

A descrição dos cargos deve, ainda, ser atraente para que talentos se interessem e queiram integrar suas equipes. Portanto, em sua descrição, liste todos os deveres, mas não se esqueça de listar os aspectos exclusivos que o cargo oferece.

Elaborar a descrição dos cargos corretamente é importante para atrair novos talentos, mas também para integrar os colaboradores de forma adequada. A partir do documento, planos de carreiras interessantes poderão ser criados de forma a beneficiar ambas as partes!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau