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Ambiente de trabalho tóxico: Como identificar? O que fazer?

No ambiente de trabalho sempre haverá aquele dia em que tudo parece dar errado ou em que as discussões com os colegas parecem não cessar.

Quando o stress se torna motivo de sofrimento ao colaborador, é sinal de que o ambiente de trabalho está tóxico. Mas, como diferenciar o stress do dia a dia e um ambiente tóxico?

Conforme a empresa cresce, todos se tornam tão focados em alcançar metas ainda maiores que não percebem quando um pequeno problema se torna motivo de aflição.

A verdade é que na maior parte das vezes, quando os gestores ou colaboradores se dão conta do problema, já é tarde demais. Os sinais de que algo não está bem são bastante sutis e bem diferentes da nossa ideia de um ambiente tóxico.

Então, o que fazer para não permitir que isso aconteça?

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Sinais de que o ambiente está se tornando tóxico

1. Há mais queixas do que soluções

As queixas, principalmente no começo, não serão levadas até o gestor. Os colaboradores começarão a reclamar uns para os outros. E os motivos das reclamações serão os mais diversos possíveis: outros colaboradores, equipamentos, clientes, gestores, etc.

A origem das queixas, entretanto, está na mentalidade de derrota que os seus colaboradores estão adotando. A desmotivação e desvalorização levam a isso.

O que fazer?

Quando os colaboradores acreditam que são capazes de lidar com quaisquer situações desagradáveis que surgirem, eles começam a agir em vez de se queixarem passivamente. É preciso que a empresa deixe de focar apenas no que está errado e começar a focar no que vai bem e no que pode ser ainda melhor!

2. Os colaboradores param de dar sugestões e ideias

Quando um gestor ou um líder não pede feedback aos seus colaboradores, eles passam a se sentir desvalorizados. A redução da produtividade e da contribuição de ideias é um sintoma de que isso está acontecendo.

Os colaboradores precisam ter autonomia, propósito e se sentirem realizados para oferecer o melhor deles à empresa.

Lembre-se que o capital humano é o bem mais precioso de uma empresa, principalmente quando se pretende atingir o crescimento da empresa. Invista na Gestão de pessoas e em mostrar que você se importa com seus colaboradores.

3. Os colaboradores fogem de suas responsabilidades

O pior tipo de toxicidade no ambiente de trabalho que existe é aquele que surge da hostilidade entre colegas de trabalho.

Obviamente, não é possível ter a pretensão de que todos os colaboradores se tornarão melhores amigos, mas é esperado que as pessoas que trabalham juntas exerçam suas funções, colaborem com os colegas e clientes de maneira gentil.

Por isso, quando os colaboradores começam a fugir de suas responsabilidades e deixam que os outros arrumem suas bagunças, uma mensagem de desrespeito com os colaboradores e com a empresa é passada.

Como lidar com um ambiente de trabalho tóxico?

Atualmente, o ambiente corporativo está cada vez mais competitivo, o que pode afetar tanto a vida profissional quanto pessoal dos colaboradores. O desenvolvimento de uma cultura competitiva, que visa à produtividade, objetivando metas, deixa o clima um pouco mais rígido, e criando uma tensão “no ar”.

É possível que o ambiente de trabalho seja estressante a tal ponto que afeta o nosso bem-estar de uma forma geral, os colaboradores têm problemas com o sono, com a saúde, instabilidade de humor, entre outros problemas.

A importância de entender como lidar com esse tipo de ambiente de trabalho é muito grande, para que você consiga manter a sua saúde, tanto física quanto mental.

Estratégias para lidar com um ambiente de trabalho tóxico

Primeiramente, é necessário entender o motivo pelo qual você ainda está fazendo parte desse ambiente tóxico. No momento em que o ambiente corporativo está impactando na sua produção e na sua criatividade, alguns questionamentos são necessários, como:

  • Você está feliz com a sua ocupação?
  • Qual a sua principal motivação?
  • Quais os motivos para o seu descontentamento com o ambiente de trabalho?
  • O que pode ser melhorado?
  • Está em um momento propício para mudanças, de setor ou de empresa?
  • Caso a resposta anterior seja negativa, como você pode aprender com as situações do cotidiano, para melhorar o seu dia de trabalho?

A partir desse momento, você consegue avaliar por todos os ângulos, o que realmente está causando o seu desconforto, e se algo que pode ser mudado. Uma avaliação criteriosa deve considerar a sua situação atual de saúde, física e mental.

Estabeleça um local de segurança

Quando se está em um ambiente de trabalho tóxico, é possível sentir com muita negatividade ao redor. E por isso a importância de estabelecer um local de segurança, para que o colaborador consiga um pouco de conforto e ter momentos de paz para refletir sobre o momento em questão.

Esse local pode ser um jardim, um refeitório, uma sala de descompressão, ou até mesmo a própria sala, desde que o colaborador se sinta bem no ambiente. Em momentos como esses, é necessário manter a calma e controlar a situação.

Faça pausas estratégicas

Quando você sentir que precisa de um espaço, e que aquele ambiente está muito mais tóxico do que você consegue suportar, ou quando os níveis de estresse estiverem muito elevados, a pressão estiver excessiva ou alguma situação que esteja causando um incômodo, levante um pouco, saia do ambiente, tome um café ou um chá, beba um pouco de água e respire fundo.

Se o seu local de segurança for fora da sua mesa ou sala, siga até ele, respire fundo, faça alguns minutos de meditação para se acalmar. Lembre-se dos fatores positivos da sua vida, momentos felizes, relembre seus fatores motivacionais.

Procure sempre desabafar

Os problemas do trabalho, precisam se manter apenas no trabalho, para não afetar outros setores da sua vida, principalmente a sua vida pessoal.

Encontre uma pessoa de confiança com quem você consiga desabafar, sem julgamentos, essa pessoa pode ser um amigo do trabalho, familiares ou cônjuges.

O mais importante é que esse desabafo sirva para você superar os fatos do dia, e conseguir estar pronto para o dia seguinte.

Como melhorar e prevenir ambientes de trabalho tóxicos

A mudança na cultura organizacional precisa vir de cima! Os gestores precisam estar alinhados no propósito de criar um ambiente cortês e harmonioso, sem exageros.

O primeiro passo para acabar com um ambiente tóxico de trabalho é ter a coragem de mudar e a disciplina para implementar as mudanças necessárias na cultura da empresa.

Um ambiente de trabalho próspero deve ser erguido e cultivado e é responsabilidade do líder fazer com que todos acreditem e busquem por isso.

Crie uma nova cultura organizacional com os colaboradores

Inclua seus colaboradores na elaboração da nova cultura organizacional. Ter suas opiniões ouvidas e valorizadas é um ótimo começo para o fim da toxicidade no ambiente de trabalho.

Cuide de seus colaboradores problemáticos

Toda empresa tem um colaborador que parece estar sempre envolvido nos problemas. Isso vem de uma negatividade e pouca ética.

Em vez de demiti-lo, tente educá-lo. Converse abertamente com o colaborador, ouça suas reclamações e ofereça uma espécie de coaching para que ele ajuste suas atitudes com o que é esperado dele.

Busque sempre por um pouco mais

O gestor deve estar sempre preparado para despertar o melhor em cada pessoa que encontrar durante a jornada de trabalho: colaboradores, analistas, gerentes, etc. Tentar despertar neles a busca por um pouco mais é bom para os negócios e para levantar o moral das equipes.

Reconheça a melhora

Mesmo que a melhora no ambiente de trabalho seja pequena, reconheça o esforço de todos os envolvidos.

Colaboradores que se sentem valorizados são leais, dedicados e trabalham duro para o sucesso da empresa. Dessa forma, as novas ideias, a positividade e o aumento da produção serão consequências naturais do trabalho realizado.

Veja também: Licença CLT: Conheça todas e suas aplicações legais

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