Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
setores de uma empresa

Setores de uma empresa: Quais os principais? O que fazem?

Empresas são compostas por diversos grupos e equipes que permitem o seu funcionamento adequado e que suas operações possam ser realizadas com sucesso. Mas você sabe quais são os setores de uma empresa?

Existe um setor para cada uma das necessidades da empresa. Portanto, alguns são ligados à tecnologia e aos sistemas que a empresa faz uso. Por outro lado, outros são especializados no recrutamento de pessoal e em lidar com questões que envolvam os funcionários. Ainda, outros são destinados à organização física empresarial, à movimentação de valores, entre outros.

Confira abaixo quais são os principais setores de uma empresa e o que cada um deles faz, bem como a sua importância nas operações internas.

A importância da divisão da empresa em setores

Em primeiro lugar, cabe esclarecer o porquê é importante que uma empresa se divida em setores específicos. Isso ocorre em razão da necessidade de organização da empresa.

Enquanto o porte pequeno capturado, de certa forma, concentra diversas funções em uma pessoa ou em um pequeno grupo delas, como empresas de médio e grande porte, dividem suas tarefas para garantir que não sejam executadas, mas também com qualidade de execução.

Nesse sentido, considere que a ausência de divisão de tarefas pode levar ao esquecimento de algumas, ou à colocação delas em segundo patamar em detrimento de outras tão importantes quanto elas.

Além disso, a grande maioria das funções requer algum tipo de especialização ou experiência na área. Nesse caso, por exemplo, é impossível a contratação de alguém para um setor de informática que não tenha conhecimento em sistemas, internet e computadores.

Portanto, os setores de uma empresa variam de acordo com o porte dela e o tipo de atividade que ela executa. É isso que é levado em conta no momento de articulação do organograma empresarial, assim com na estipulação de metas, entre outros.

Apesar das particularidades de cada empresa serem essenciais à organização de seus setores, existem alguns que costumam ser comuns em empresas de natureza diversa. Veja quais são, abaixo.

Conheça os principais setores de uma empresa

Separamos os principais setores de uma empresa juntamente às características de cada um deles referentes às funções e importância dentro da organização empresarial.

Setor administrativo: Considerado o coração da empresa

Considerado o coração da empresa, o setor administrativo é responsável, conforme seu nome já indica, pela administração empresarial.

Ou seja, ele atua de modo a estabelecer o planejamento estratégico e a gestão das tarefas de uma empresa, além de coordenar e fiscalizar os demais setores com dados por ele colhidos ou a ele pertencentes que auxiliem na tomada de decisões dos executivos.

Cabe esclarecer, ainda, que em empresas menores esse departamento pode absorver outros departamentos de uma empresa, tais como os relacionados aos recursos financeiros e à gestão de pessoas.

Setor financeiro: Um dos órgãos vitais da empresa

Conforme já citado acima, o departamento financeiro também faz parte da composição de uma empresa  e ele possui grande importância, uma vez que mexe com os recursos empresariais.

Dessa forma, ele atua de maneira a administrar os recursos da empresa, controlar a tesouraria, assim como os investimentos e os riscos.

Também, é ele quem deve gerir contas e impostos, além de desenvolver um planejamento financeiro e a divulgação dos resultados dela, demonstrando a obtenção de lucro ou, por outro lado, o prejuízo das operações.

Ainda, ele deve trabalhar de forma a garantir que sejam disponibilizados recursos aos demais setores de uma empresa a fim de que eles possam cumprir suas respectivas funções.

Enquanto o fluxo de caixa, a administração das contas a pagar e as movimentações de ativos e passivos diárias possam ser geridos pelo setor financeiro, em muitas empresas essas funções cabem ao setor contábil, quando este se encontra apartado daquele.

Quando essa divisão existe, dessa maneira, ao setor financeiro cabem as atividades concernentes às estratégias e à análise de resultados e investimentos.

Setores de uma empresa: RH – o setor que trabalha com pessoas

Outro departamento que é essencial dentre os setores de uma empresa é o setor de recursos humanos, que é popularmente conhecido simplesmente como RH.

Dentre as funções e responsabilidades do RH estão o recrutamento de pessoal, ou seja, a divulgação de vagas e a realização dos processos de contratação de uma empresa, além, também, da gestão de pessoas.

Dessa forma, compete ao RH buscar soluções para conflitos, controlar os horários de entrada e saída dos trabalhadores, a realização de intervalo, a prestação de horas extras, a cessão de férias e gestão de faltas ou compensações.

Além disso, ele também deve estabelecer políticas para a retenção de talentos, ou seja, formas de manter a empresa atrativa para seus profissionais talentosos.

Ainda, o RH é responsável, também, por desenvolver e colocar em prática políticas de motivação e de treinamento dos funcionários, garantindo a satisfação deles, assim como seu desenvolvimento e alcance dos objetivos pela empresa.

Questões concernentes à relação entre as equipes e os trabalhadores, a qualidade de vida dos colaboradores e pontos importantes para promoções também estão entre as atividades e responsabilidades do setor de recursos humanos.

Portanto, os destinatários das atividades do RH são próprios funcionários, independentemente dos setores de uma empresa em que eles laborem.

Setor comercial: Responsável pela movimentação da empresa

Além dos setores de uma empresa acima citados, também é necessário chamar a atenção ao setor comercial, responsável por representar a empresa externamente a ela.

Isso porque ele é o responsável pelas vendas e deve garantir a geração de receitas para a empresa através do encontro e obtenção de conhecimento sobre os clientes da companhia, buscando, assim, atender e satisfazer às suas necessidades.

É de sua responsabilidade, também, a criação de estratégias para a divulgação e definição das formas de venda, de relacionamento com o público, entre outros. É por isso, portanto, que ele também é conhecido como setor de marketing.

Setor operacional ou de produção: Responsável por fazer acontecer!

Finalmente, outro dos setores de uma empresa que são importantes ao desenvolvimento das atividades dessa é o departamento operacional, que também é conhecido como setor de produção ou de setor técnico.

Cabe a este setor, assim, a administração de todo o processo de transformação dos insumos (matéria-prima) no produto final. Portanto, ele controla a entrada e o uso dos materiais, o controle de estoque, a manutenção das máquinas e equipamentos e a produtividade da empresa.

Veja também: Rotinas de departamento pessoal que irão melhorar seus indicadores

Gostou das dicas sobre os setores de uma empresa? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau