recrutamento online

Recrutamento online: descubra como fazer!

O recrutamento online já é uma realidade e se a sua empresa quer se manter relevante e utilizar os melhores métodos para garantir o encontro dos profissionais mais preparados do mercado deve pensar agora mesmo em colocá-lo em prática.

Esse recrutamento, conforme indica seu nome, é realizado na internet. Ele é remoto e auxilia os colaboradores e os recrutadores a se encontrarem.

Outro ponto interessante é que ele agiliza parte do processo de seleção e evita perda de tempo em algumas questões que são resolvidas de pronto de maneira online.

Abaixo, saiba mais sobre essa modalidade de recrutamento e veja como a sua empresa pode fazer uso dela para encontrar os melhores talentos!

O que é recrutamento online?

O recrutamento é uma das fases do processo de seleção e contratação de novos talentos por uma empresa.

Ele é o procedimento de encontrar talentos, de divulgar as vagas existentes e as possibilidades de trabalho com a sua empresa. É ele que atrai profissionais, recruta-os. Outro ponto é que ele inclui algumas fases prévias de seleção antes da entrevista.

Ele não ocorre somente fora da empresa, podendo ser feito internamente. Nesse caso há a promoção de um colaborador ou a mudança dele para outro setor onde possa se desenvolver melhor.

A modalidade que se vale do recrutamento na internet é o externo. Sua intenção é captar os profissionais alcançando mais lugares do que os tradicionais. Ao mesmo tempo intenciona melhorar o processo de seleção, fazendo uma prévia

Como fazer o recrutamento online?

Preparamos para você um passo a passo de como alcançar um recrutamento na internet que alcance sucesso e os melhores profissionais do mercado. Leia e saiba como fazer uso dessa ferramenta incrível que tende a melhorar sua empresa e os serviços por ela prestados.

01. Realize um planejamento

Antes de dar início ao processo de recrutamento na internet é crucial que a sua empresa realize um planejamento adequado.

Considere quais são as vagas em aberto e quais setores possuem mais urgência em contratações.

Outros pontos para se considerar é se há possibilidade de aplicação do recrutamento interno. Se a resposta for negativa, dê continuidade ao desenvolvimento do plano de recrutamento na internet.

Não deixe de considerar no planejamento outras questões relacionadas às possibilidades financeiras da empresa e aos benefícios e salários que poderão ser propostos para as vagas.

O setor administrativo deve ser incluído da mesma maneira no planejamento para esse fim.

É preciso entender quais são os objetivos da empresa ao abrir tais vagas, quais são as qualidades que importam para tais cargos e como aplicar a política interna da empresa para a seleção.

02. Descreva a vaga de maneira completa

O segundo item para o sucesso do recrutamento online é a necessidade de que a vaga seja descrita com riqueza e de maneira completa. Na divulgação dela é preciso que esteja claro quais são as qualidades que ela preza.

Aqui estão inclusas destrezas diversas, como conhecimentos em sistemas específicos, fluência em outras línguas, experiências anteriores e se há algum tipo de graduação prévia que seja indispensável.

Outros pontos podem ser relacionados aos turnos de trabalho, quando forem diferenciados. Isso porque esse é um fator que pode desestimular alguns candidatos e desde logo eles devem saber para o que estão se prestando.

Considere a hipótese em que sua empresa precise preencher uma vaga com jornada de trabalho 12×36. Isso deve ser esclarecido já na divulgação dela, eis que corresponde a um tipo de escala diferente e que não é adaptável a todas as pessoas.

Sua empresa precisa preencher cotas para deficientes? Caso a resposta seja positiva deixe isso claro na divulgação, o que é indispensável quando a vaga for exclusiva para esse fim.

03. Amplie os cenários de divulgação

Para que o recrutamento online obtenha sucesso é preciso que a sua divulgação seja ampla e plural. Não se atenha ao site empresarial. Pense em como utilizar sites específicos para vagas de emprego.

Não deixe de realizar a divulgação nas redes sociais e não se limite apenas ao LinkedIn, considerando utilizar outras redes como Instagram e Facebook para o recrutamento.

Quanto mais distintos forem os locais em que a sua empresa chegar com a divulgação, maiores são chances de encontrar diversidade e profissionais com qualidades múltiplas.

Caso a sua divulgação para o recrutamento online seja realizada nas redes sociais, não deixe de usar essa ferramenta em seu favor e analise os perfis dos candidatos nessas mesmas redes.

É possível compreender muito da personalidade humana e sua capacidade de interação por meio delas. Isso permite de igual forma que haja a análise se o perfil do candidato é compatível às políticas internas e valores empresariais.

04. Use ferramentas de análise de currículos

Hoje existem diversas ferramentas online que auxiliam o recrutamento online e os demais formatos de recrutamentos. Elas permitem que haja a seleção de currículos de acordo com características consideradas essenciais à vaga.

Com o uso de inteligência artificial é possível captar quais são os currículos que interessam à empresa e separá-los daqueles que não possuem os requisitos necessários.

Isso é importante na mesma medida por auxiliar a ampliar a diversidade da empresa, eis que as análises são feitas sem considerar questões pessoais de idade, raça e gênero.

05. Aplique testes online

Os objetivos do recrutamento online se revelam em dois âmbitos. Um deles se relaciona à possibilidade de ampliar o alcance da empresa e encontrar os melhores profissionais. O outro diz respeito à melhoria e agilidade dos processos, com diminuição da burocracia e economia do tempo dos recrutadores.

É por isso que para ele obter sucesso é preciso que seja acompanhado da aplicação de testes online que possam medir as competências do candidato de acordo com o que a empresa considera relevante.

Imagine um cenário em que a empresa normalmente aplica uma prova de redação e outras para medir o nível de conhecimento gramatical do candidato. Ao invés do profissional se deslocar até a sede empresarial para ser testado, pode simplesmente realizar a prova à distância, pela internet.

Diversas ferramentas possibilitam estabelecer um prazo de tempo para a realização da prova. A efetividade dos testes à distância é a mesma dos presenciais.

Após os testes, não deixe de realizar entrevistas online, estabelecendo os primeiros contatos diretamente com o candidato. A partir daí é possível selecionar aqueles que devem realizar entrevista presencial.

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