Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
recrutamento inclusivo

Recrutamento inclusivo: como conduzir na sua empresa?

O recrutamento inclusivo é aquele que é capaz de dar as mesmas oportunidades para profissionais de diferentes cores de pele, gêneros, sexualidade, idades e outros.

É preciso que sejam dadas as mesmas condições para que a empresa ao longo da jornada de trabalho para que consiga alcançar a efetiva diversidade, um fator que é indispensável dentro de uma organização.

A diversidade é capaz de promover a melhoria da empresa e de suas atividades de sobremaneira. Isso ocorre por inúmeros motivos. O que é preciso se ter em mente é que a diversidade é uma questão que afeta diretamente na imagem da empresa e no seu sucesso.

Qual a importância do recrutamento inclusivo?

A diversidade passou a ser um fator que aumenta o interesse do público pela empresa e as atividades dela.

Considere que quando trabalham num mesmo ambiente pessoas que possuem os mesmos tipos de experiências e vivências culturais as idéias e desenvolvimento de conceitos tende a ser muito parecido.

Já quando a empresa possui setores compostos por colaboradores de diferentes idades, interesses, conhecimentos e culturas as idéias costumam surgir com maior freqüência. Pessoas diferentes trocam conhecimentos e tendem a visualizar uma mesma questão de formas diversas.

O que ocorre é que a apresentação de soluções ou como realizar um mesmo trabalho de maneira mais produtiva é cultivada. Pessoas de idades diversas terão referências culturais diferentes. Isso acontece para todos os tipos de diferenças.

Outro ponto interessante é que quando uma empresa demonstra a diversidade real o público tende a se interessar mais por ela. Isso decorre do fato de que a organização comprova que realmente leva a sério o projeto de construção de um mundo mais inclusivo.

Os debates sobre oportunidades e diversidade têm crescido de maneira exponencial e o público não está mais alheio a ele.

Os consumidores esperam uma postura da empresa que demonstre a realização de recrutamento inclusivo e da concessão das mesmas oportunidades aos colaboradores independentemente de raça, idade, gênero e outros.

Investir e se atentar à diversidade é uma maneira de garantir a relevância da sua empresa no futuro. Um ambiente diverso auxiliará a empresa não apenas nas suas atividades e a melhorar seus serviços como a construir uma melhor imagem com o público.

Esse investimento é certeiro e não deve mais ser postergado, devendo ser colocado em prática o quanto antes. Agora, veja como é possível promover o recrutamento e processo seletivo de novos colaboradores de maneira inclusiva e que permita a diversidade.

Como fazer um recrutamento inclusivo?

Não existe uma fórmula mágica que tornará sua empresa inclusiva de uma hora para outra. Não basta criar vagas e contratar pessoas, é preciso dar as mesmas oportunidades internamente e desenvolver um conceito dentro da empresa.

Isso quer dizer que você deve construir um ambiente completamente livre de preconceitos. Existem diversas formas de fazê-lo e isso é importante para o desenvolvimento dos seus colaboradores enquanto indivíduos, para o clima empresarial e para manter esses indivíduos diversos ali dentro.

Outro ponto que é preciso destacar em relação ao recrutamento inclusivo é que ele muitas vezes encontra dificuldades em se colocar em ação e isso sequer está relacionado à empresa.

Alguns candidatos, principalmente quando homossexuais ou transexuais, têm vergonha em se expor. O mesmo acontece com candidatos com deficiência (chamados de PCD), que em algumas vezes sequer declaram a deficiência quando ela não é perceptível por terceiros a olho nu.

É importante que a sua empresa se mantenha aberta e dê espaço para que a pessoa fale. Demonstre que esse é um ambiente amigo em que todos podem ser quem realmente são sem qualquer tipo de prejuízo por causa disso.

Veja algumas dicas de como fazer um recrutamento inclusivo na sua empresa.

01. Divulgação das vagas

A primeira coisa a se fazer é pensar em novos locais que você pode utilizar para a divulgação das vagas, além daqueles já utilizados. Muitas vezes a ausência de diversidade está relacionada ao fato de que as vagas não chegam em diferentes lugares.

Isso faz com que as vagas sejam apenas divulgadas nos mesmos lugares de sempre e que apenas os profissionais de determinados círculos criem conhecimento sobre elas.

Uma boa forma de divulgação mais inclusiva é a aposta em redes sociais. Outros fatores importantes nesse momento de recrutamento inclusivo é que a arte da divulgação das vagas reflita esse interesse pela diversidade.

Caso você se utilize de um banner ou arte que contenha uma foto representando trabalhadores, lembre-se de garantir que não sejam apenas homens brancos que estejam ali sendo mostrados.

Ao apostar em artes de divulgação que representem a diversidade a sua empresa ganha mais chances de conseguir se tornar efetivamente diversa e inclusiva. Aposte nessas estratégias!

02. Formas de entrevista

As formas de entrevista podem ser adaptadas em prol da inclusão. Uma das alternativas que está sendo cada vez mais colocada em prática pelas empresas corresponde ao que se chama de recrutamento às cegas.

Ela corresponde à apresentação de diversos métodos de seleção de candidatos ao profissional à distância, pela internet. Nesse momento não há qualquer tipo de uso de videoconferência ou de imagem do colaborador.

Outra forma de colocá-lo em prática é pela retirada, pelos recrutadores, dos dados pessoais dos cabeçalhos dos currículos. Os documentos são apresentados aos gestores com a omissão dessas informações. A partir disso eles se tornam capazes de analisar os currículos de maneira mais imparcial e cuidadosa.

03. Revise seus espaços

De nada adianta você saber onde buscar profissionais diversificados e de qualidade se os seus espaços não são convidativos para eles.

Aqui devem ser considerados diversos aspectos. O primeiro deles se refere à mobilidade. É obrigação das empresas o desenvolvimento de um espaço inclusivo e que permita a mobilidade e a acessibilidade de pessoas com deficiência física.

A presença de outras ferramentas que auxiliam na adaptação e na prestação de serviços de pessoas com deficiências diversas que não se limitam à física deve ser considerada.

Outro ponto essencial é que você deve parar para analisar o seu quadro de diretores e gestores da empresa. Esse é o momento de olhar para os cargos de gestão e que ocupam os maiores graus de hierarquia interna na empresa.

Pense se o que você vê é a distribuição de cargos importantes entre pessoas diferentes ou se há um padrão. Se a resposta corresponder ao segundo caso pense como mudar isso agora mesmo.

A representatividade importa e é a melhor forma de você comprovar que a diversidade tem importância para a sua empresa e é uma questão essencial para ela. Não basta se dizer diverso, é preciso demonstrar isso e os cargos de gestão entram nessa conta com muita força.

Com essas dicas você será capaz de aplicar o recrutamento inclusivo com sucesso e alcançar a diversidade na sua empresa!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau