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Recrutamento Protagonista: principais tendências para 2021

O recrutamento protagonista é extremante importante para o RH. Ele significa que o setor se utiliza do que há de mais moderno para realizar a seleção de novos colaboradores.

Além de ser estratégico para as empresas, permite que o RH atue de forma mais produtiva em outras frentes, deixando um pouco em paralelo algumas atividades, como o controle de ponto, análise de ausências, entre outros.

Veja abaixo algumas formas de promover o recrutamento inteligente ao mesmo tempo em que o RH assume o papel de protagonista e chave essencial dentro da empresa, garantindo a contratação dos melhores profissionais do mercado!

Recrutamento protagonista: Como promover?

Existem algumas tendências em relação ao que o mercado de trabalho espera e oferece ao RH para que ele realize o recrutamento e seleção de novos colaboradores.

O sucesso da fase de recrutamento é essencial por inúmeros motivos. Por meio dela é possível diminuir a rotatividade dentro de uma empresa.

Outro ponto interessante é que garante à instituição empresarial que ela detém os melhores colaboradores do mercado.

Impossível deixar de citar o crescimento da empresa em sua produtividade e qualidade de serviços. Tudo isso está relacionado aos procedimentos de recrutamento e é por isso que ele deve ser valorizado pela empresa e pelo RH.

Leia agora quais são as principais vertentes e possibilidades do recrutamento protagonista do RH para 2021.

01. Aposte no ATS

Uma das principais tendências que é essencial para as empresas que querem se manter relevantes e protagonistas mediante o mercado de trabalho é fazer uso dos sistemas de rastreamento de candidatos, (Applicant Tracking System).

Essas plataformas correspondem a softwares de recrutamento que são excepcionais.

Um bom exemplo da importância desse tipo de ferramenta é que ela é capaz de analisar e indicar qual é o melhor tipo de processo seletivo que a empresa pode utilizar de acordo com os interesses e atividades desta.

Considere que ele poderá analisar se o mais indicado em determinado processo seletivo a aposta em recrutamentos internos (feitos com os colaboradores que já prestam serviços) ou externos (com profissionais que estão no mercado de trabalho disponíveis ou em empresas concorrentes).

02. Social Hiring

O Social Hiring é conhecido por algumas pessoas como Marketing de Recrutamento ou Recrutamento Social.

Esse tipo de estratégia para recrutamento protagonista nada mais é que a aplicação de conceitos de marketing para a seleção de candidatos. Considere que da mesma forma que você precisa atrair clientes é preciso atrair os melhores profissionais do mercado.

Isso significa que você e sua empresa irão constituir a imagem da empresa perante o público e o mercado de trabalho de forma a despertar a vontade de prestação de serviços para você.

Não é incomum que pessoas desejem trabalhar em certas organizações por causa da imagem que possuem delas. Isso inclui os valores sociais, as campanhas nas quais se envolve e as atividades realizadas (quais são e como são promovidas).

Os profissionais do mercado devem se sentir atraídos pela cultura da empresa, seus interesses, considerações e consciência.

03. Formas não-convencionais de entrevistas para o recrutamento protagonista

A terceira dica para promover um recrutamento inteligente em que seu RH seja protagonista da empresa é optar por formas não-convencionais de entrevistas para a seleção dos candidatos.

Existem várias formas de colocar isso em prática. Uma das mais utilizadas atualmente é a realização da entrevista por meio de vídeochamada, sem necessidade de encontro pessoal.

Essa medida tomou maior relevância perante a pandemia de Covid-19 e deve continuar sendo uma tendência por economizar tempo dos colaboradores do RH e estruturas empresariais.

Essa não é a única maneira de realizar entrevistas não-convencionais. Muitas empresas aderiram à realização desse contato não no ambiente da empresa e sim em um local mais descontraído.

Dentre as possibilidades estão cafés e restaurantes. É possível tornar um almoço uma oportunidade de conversa mais fluída e menos robótica.

O profissional entrevistado tende a ficar menos nervoso e agir de maneira mais espontânea, o que é essencial para a vitória da entrevista que dispensa termos, posições e frases decoradas e requer sinceridade e transparência.

Não é possível deixar de citar a possibilidade de aplicação de jogos e testes seletivos por meio da internet. Isso pode ser feito à distância ou mesmo na empresa com o uso de jogos de realidade aumentada, como exemplo.

04. Recrutamento do tipo data driven

Esse tipo de recrutamento protagonista usa dados para compor estratégias de seleção de empregados e de tomadas de decisões internas pelos gestores. Ele não se limita ao RH e pode ser utilizado por qualquer setor de uma empresa.

O sistema reúne inúmeros dados relevantes. Considere que a sua empresa conhece os talentos de maior destaque que trabalham para ela.

A partir disso é possível reunir uma série de informações que indica de certa forma como e qual foi o caminho percorrido pelo colaborador até que ele chegasse até a instituição empresarial.

Esse procedimento permite que diversas informações importantes para o processo seletivo sejam analisados.

Nesse cenário é preciso ter em mente que a sua empresa poderá ter em mãos informações detalhadas do que deu certo e do que não deu certo em relação à seleção de candidatos até então.

O cruzamento de dados sobre possíveis candidatos que obtiveram sucesso dentro da empresa com informações daqueles que não se deram tão bem assim permite a identificação de variáveis importantes.

Dentre esses dados e variáveis para a análise estão:

  • Local de seleção ou como o candidato encontrou a vaga (Sites de vagas, Linkedin, Redes Sociais, Site Institucional, propagandas de TV e rádio, etc.);
  • Formação acadêmica, existência de quantos e quais especialidades e cursos complementares;
  • Experiência anterior do candidato em outras organizações similares ou não;
  • Principais características que se consideraram relevantes no momento da contratação (resultados em testes de proeficiência, postura, diálogo conciso, currículo acadêmico e de experiências, etc.);

São vários os dados e é notável que cada um deles é muito relevante para todo o processo seletivo e para o recrutamento protagonista por considerar os erros e acertos da empresa e quais dados tiveram mais influência em cada caso.

05. Avaliação de competências interpessoais

Nossa última dica para promoção do recrutamento protagonista dentro da sua empresa e melhorar suas estratégias de seleção é contratação é dar atenção às avaliações de competências interpessoais.

Essas competências condizem com as variáveis dentro de um determinado conhecimento.

Considere que você precisa de alguém que possa escrever publicações para seu site e para os comunicados oficiais da empresa.

É importante que a pessoa escreva bem ao mesmo tempo em que é interessante que ela tenha conhecimento sobre linguagem mais descontraída e uso de gírias pertinentes e não agressivas.

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