ATS

ATS: O que é? Vantagens para o processo de recrutamento e seleção

Uma ferramenta útil para o processo de recrutamento e seleção é o ATSApplicant Tracking System, ou simplesmente Sistema de Rastreio de Candidatos. Ela pode ser aplicada quando há uma vaga disponível e um bom número de candidatos em potencial, sendo difícil escolher o melhor. Em geral, o ATS é aplicado através de um software específico e impulsiona o processo seletivo, oferecendo à empresa diversas vantagens.

O que é ATS?

O Sistema de Rastreamento de Candidatos, o ATS, é um tipo de software que ajuda no processo de recrutamento. É um a ferramenta completa, pois pode ser utilizado em todas as fases do processo –  atração, triagem, seleção e contratação – e não apenas na divulgação de vagadas e seleção.

É muito mais eficiente que as plataformas de vagas, pois possui mecanismos e filtros inteligentes que identifica o candidato com o maior número de requisitos para a vaga.

Vantagens do ATS para a empresa

Há muitas vantagens que o ATS oferece às empresas:

Redução de custos – É a principal vantagem. O setor de RH é um centro de custo importante e deve apresentar o melhor retorno sobre os investimentos. O ATS proporciona um processo mais rápido e enxuto, além de ser muito eficaz na escolha do profissional ideal. Além disso, boa parte do processo é automatizado, exigindo menos intervenção dos analistas e recrutadores do RH.

Redução de etapas operacionais – O processo seletivo pode ser extenso e complexo. Ou pode ser, através do ATS, um processo dinâmico, já que elimina atividades maçantes e improdutivas. Muitas etapas são automatizadas e outras deixam de existir.

Melhor eficiência – O percentual de eficiência com o uso do ATS é muito maior, já que o sistema analisa de todos os candidatos à vaga de acordo com os requisitos necessários e os apresentados.

Padronização dos processos – Padronizar o processo de recrutamento e seleção ajuda na identificação do que é importante por parte dos recrutadores e facilita todas as atividades de modo mais fluído. O sistema permite um mapeamento completo de todas as rotinas de recrutamento para seguir.

Gestão dos indicadores – Indicadores como o número de candidatos interessados até a média de empregabilidiade de cada um deles, por exemplo, são contemplados pelo ATS, oferecendo assim uma performance melhor na mensuração dos resultados.

Employer brand – O ATS é um sistema personalizado, ou seja, é possível configurá-lo amplamente, inclusive aplicar com todas as características visuais de sua marca, dando ao processo a cara da empresa.

Banco de dados – O ATS tem também um banco de dados com tudo o que está relacionado ao processo seletivo, e com isso, permite a análise e a tomada de decisão em tempo real ou posteriormente.

O ATS hoje

Vale ressaltar que, em pesquisa realizada por uma empresa certificada nos Estados Unidos, foi indicado que 68% das empresas ao redor do mundo utilizam alguma ferramenta de ATS. Isso significa que se a sua empresa ainda não adotou este recurso, pode estar defasada e perdendo talentos preciosos para a concorrência.

Como utilizar o ATS?

Como dito, o ATS é uma ferramenta dinâmica e pode ser utilizada de muitos modos, conforme a configuração disponível de cada sistema e as necessidades de cada empresa. Todas as etapas do processo de recrutamento e seleção podem ser abrangidas.

Ao invés da empresa selecionar currículo por currículo manualmente, como era feito há alguns anos, com este sistema é possível obter respostas muito rápidas sobre os melhores candidatos que se inscreveram à vaga. Além disso, possui baixos riscos quanto a não equiparação do perfil do candidato aos requisitos esperados.

O sistema filtra cada currículo pelos parâmetros apresentados pelo recrutador, indicando os candidatos mais assertivos à vaga. O processo é quase automático. Atualmente, o ATS pode ainda estar integrado com as redes sociais e utilizar rotinas altamente inteligentes como a inteligência artificial, o Big Data ou ainda estar integrado com outros sistemas utilizados pelo setor.

Capacitação de recrutadores

Apesar do ATS ser geralmente uma ferramenta intuitiva e fácil de aplicar, é importante que os profissionais de RH envolvidos tenham preparo para reconhecer os requisitos da vaga e operar as configurações do sistema para obter os melhores resultados. A análise humana não deixa de existir neste caso, e além disso, é importante compreender as expectativas tecnológicas que se tem para o ssetor.

Conclusão

O ATS é uma ferramenta de gestão aplicada ao RH muito importante e alinhada com as expectativas de transformação digital e automação da empresa. Isso significa que o setor também precisa de digitalizar e criar processos ágeis e eficientes para se tornar mais competitivo e econômico.

O sistema ATS permite enxugar as contas dos processos de seleção e das demais etapas, e ainda fornecer informações importantes sobre o mercado, sobre a empresa e sobre especificamente o processo empregado. Possui um ótimo custo-benefício e há à disposição muitos tipos de softwares e plataformas de ATS, alguns inclusive utilizam inteligência artificial em sua base.

Outra vantagem é que o ATS oferece à empresa benefícios em relação às plataformas comuns de anúncio de vagas, que por mais que sejam automatizadas e também utilize, por vezes, tecnologia de ponta, na maioria dos casos não abrangem todas as etapas do processo de recrutamento e seleção.

Veja também: Kanban: Saiba o que é e como adotar a metodologia no RH

Gostou das dicas sobre ATS e as suas vantagens para a empresa? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau