ATS

ATS: O que é? Vantagens para o processo de recrutamento e seleção

Uma ferramenta útil para o processo de recrutamento e seleção é o ATSApplicant Tracking System, ou simplesmente Sistema de Rastreio de Candidatos.

Ela pode ser aplicada quando há uma vaga disponível e um bom número de candidatos em potencial, sendo difícil escolher o melhor.

Em geral, o ATS é aplicado através de um software específico e impulsiona o processo seletivo, oferecendo à empresa diversas vantagens.

Dessa forma, se você quer saber mais sobre esse tipo de software e como ele pode melhorar o processo de recrutamento e seleção da sua empresa, veja a seguir!

O que é ATS?

O Sistema de Rastreamento de Candidatos, o ATS, é um tipo de software que ajuda no processo de recrutamento.

É um a ferramenta completa, pois pode ser utilizado em todas as fases do processo –  atração, triagem, seleção e contratação – e não apenas na divulgação de vagadas e seleção.

New call-to-action

É muito mais eficiente que as plataformas de vagas, pois possui mecanismos e filtros inteligentes que identifica o candidato com o maior número de requisitos para a vaga.

Como funciona o ATS? 

O ATS funciona de uma forma bem simples, ele auxilia os profissionais de RH na classificação de currículos, de acordo com suas necessidades. 

É possível classificar os currículos por palavras-chave ou algum tipo de qualificação profissional que está sendo requerida naquele momento. 

Além disso, é possível segmentar por instituições, formação acadêmica, experiência, área de atuação, ou qualquer outra característica aplicável para uma determinada posição que está sendo trabalhada pelo profissional. 

Logo, por meio dessa ferramenta, a busca por profissionais para preencher uma determinada vaga se torna menos manual e mais automatizada, com mais chances de ter sucesso. 

Já que a ferramenta fará a busca de acordo com critérios previamente estabelecidos pelo RH. 

Assim, o profissional de RH tem um ganho de tempo importante, visto que os candidatos selecionados tem fit com a vaga, seja por afinidade ou por experiências anteriores. 

Para a empresa, também a ferramenta proporciona diversas vantagens, uma vez que o RH terá mais disponibilidade para trabalhar novas oportunidades, e atuar de forma mais estratégica. 

Principais diferenças entre o recrutamento inteligente (ATS) e o recrutamento tradicional

O recrutamento inteligente possibilita uma atuação muito mais estratégica por parte do profissional de RH, uma vez que ele terá recursos para trabalhar as vagas em aberto com maior precisão e em menos tempo. 

Mas, anos atrás, o recrutamento era um processo massivo e moroso, uma vez que o profissional precisava buscar em bancos de currículos ou indicações um determinado perfil de profissional para atender a uma vaga. 

E isso tornava o processo seletivo muito cansativo e demorado, fazendo com que a empresa gastasse mais recursos do que realmente era necessário. 

No entanto, com o advento da tecnologia, foi possível evoluir todo o processo, tornando-o mais automático, prático e eficiente. 

As oportunidades são preenchidas por profissionais verdadeiramente capacitados, e as empresas contam com processos mais rápidos, reduzindo o custo o tempo. 

Dessa forma, podemos resumir o passado e o presente do recrutamento da seguinte forma: 

Recrutamento antigo 

  • Moroso;
  • Gera maior custo para empresa;
  • Não facilita a identificação de candidatos adequados.

Recrutamento inteligente

  • Prático;
  • Ágil;
  • Mais eficiente.

Quais as principais vantagens do ATS para a empresa?

Existem muitas vantagens em utilizar o ATS na sua empresa. Por isso, separamos as principais a seguir!

Redução de custos

É a principal vantagem. O setor de RH é um centro de custo importante e deve apresentar o melhor retorno sobre os investimentos.

O ATS proporciona um processo mais rápido e enxuto, além de ser muito eficaz na escolha do profissional ideal. Além disso, boa parte do processo é automatizado, exigindo menos intervenção dos analistas e recrutadores do RH.

Redução de etapas operacionais

O processo seletivo pode ser extenso e complexo. Ou pode ser, através do ATS, um processo dinâmico, já que elimina atividades maçantes e improdutivas.

Muitas etapas são automatizadas e outras deixam de existir.

Melhor eficiência operacional

O percentual de eficiência com o uso do ATS é muito maior, já que o sistema analisa de todos os candidatos à vaga de acordo com os requisitos necessários e os apresentados.

Padronização dos processos

Padronizar o processo de recrutamento e seleção ajuda na identificação do que é importante por parte dos recrutadores e facilita todas as atividades de modo mais fluído.

O sistema permite um mapeamento completo de todas as rotinas de recrutamento para seguir.

Gestão dos indicadores

Indicadores como o número de candidatos interessados até a média de empregabilidiade de cada um deles, por exemplo, são contemplados pelo ATS, oferecendo assim uma performance melhor na mensuração dos resultados.

Employer brand

O ATS é um sistema personalizado, ou seja, é possível configurá-lo amplamente, inclusive aplicar com todas as características visuais de sua marca, dando ao processo a cara da empresa.

Banco de dados

O ATS tem também um banco de dados com tudo o que está relacionado ao processo seletivo, e com isso, permite a análise e a tomada de decisão em tempo real ou posteriormente.

Por que sua empresa precisa do ATS?

Vale ressaltar que, em pesquisa realizada por uma empresa certificada nos Estados Unidos, foi indicado que 68% das empresas ao redor do mundo utilizam alguma ferramenta de ATS.

Isso significa que se a sua empresa ainda não adotou este recurso, pode estar defasada e perdendo talentos preciosos para a concorrência.

E o pior, pode estar perdendo recursos internos para outras empresas, já que elas podem oferecer melhores condições e oportunidades para os seus profissionais. 

Dessa forma, é possível entender que o ATS não é apenas uma ferramenta de recrutamento e seleção, mas uma forma de se destacar no mercado e acompanhar as tendências do segmento. 

Utilizando a tecnologia em favor da melhoria dos seus processos internos. 

Quais são os principais recursos de ATS?

Os sistemas do tipo ATS oferecem diversos recursos às empresas. Eles são projetados para simplificar e otimizar o processo de recrutamento e seleção em todas as suas fases, o que pode facilitar a vida do RH.

Essas ferramentas se mostram essenciais na medida em que permitem o gerenciamento eficaz de grandes volumes de candidatos. Com ela, torna-se mais fácil encontrar os talentos mais qualificados de acordo com as necessidades de cada vaga.

Rastreamento de candidatos

Um dos principais recursos de um ATS é o rastreamento de candidatos. Ele nada mais é do que a coleta, armazenamento e organização de currículos e de informações sobre profissionais disponíveis no mercado a partir de suas candidaturas.

Ao colocar esses dados em um único documento, o sistema simplifica o processo de triagem inicial. Assim, permite a busca por candidatos com base em critérios específicos do cargo em vacância. Por exemplo, habilidades, experiência ou qualificações imprescindíveis.

Banco de dados de candidatos

É possível integrar ao ATS um banco de dados. Isso oferece aos recrutadores acesso imediato a uma lista de talentos que podem se enquadrar nas necessidades atuais da empresa.

Aliás, isso é interessante porque permite que a empresa encontre, no futuro, uma vaga compatível com algum candidato que, no momento, não é o ideal para o cargo para o qual se está contratando.

Contudo, é preciso ter cuidado em relação às regras da LGPD. Afinal, a manutenção do banco de dados depende do uso de informações de terceiros que, por sua vez, devem estar cientes disso e autorizá-lo.

Integração com mídias sociais

Muitos sistemas ATS são capazes de se integrar às plataformas de mídia social. Ao fazê-lo, permitem que os recrutadores publiquem as vagas disponíveis diretamente em redes como LinkedIn e Facebook.

Essa integração amplia o alcance das vagas, facilita o recrutamento passivo e o alcance a candidatos diversos e aumenta as chances de promover a diversidade na empresa.

Automação de comunicações

A automação de comunicações nada mais é do que um recurso do ATS pelo qual os recrutadores podem enviar mensagens personalizadas e automáticas para candidatos que estão em diferentes estágios do processo de recrutamento.

Por exemplo, confirmações de inscrição. Ou, então, atualizações sobre o status da candidatura e convites para outras etapas, como entrevistas.

Avaliação de candidatos

Outro recurso que pode estar disponível no sistema ATS é o de avaliação de candidatos. Neste caso, a ferramenta é capaz de automatizar mais uma parte da seleção e do recrutamento.

Ela pode aplicar testes de habilidades, questionários e avaliações de personalidade. Isso torna mais objetiva a análise dos recrutadores e a escolha dos profissionais, pois lhes direciona conforme as necessidades da empresa e as habilidades correspondentes.

Compartilhamento de informações sobre os candidatos

Dentro do sistema de ATS é possível adicionar comentários e notas sobre os candidatos. Isso facilita a comunicação entre os membros da equipe responsável pela seleção e recrutamento.

Geração de relatórios e análises

Por fim, o ATS é um sistema repleto de dados. Ele os filtra, analisa e processa para, depois, oferecer informações importantes sobre a seleção e recrutamento da empresa. Com elas, o RH pode trabalhar de forma e melhorá-lo cada vez mais.

Como utilizar o ATS?

Como dito, o ATS é uma ferramenta dinâmica e pode ser utilizada de muitos modos, conforme a configuração disponível de cada sistema e as necessidades de cada empresa.

Todas as etapas do processo de recrutamento e seleção podem ser abrangidas.

New call-to-action

Ao invés da empresa selecionar currículo por currículo manualmente, como era feito há alguns anos, com este sistema é possível obter respostas muito rápidas sobre os melhores candidatos que se inscreveram à vaga.

Além disso, possui baixos riscos quanto a não equiparação do perfil do candidato aos requisitos esperados.

O sistema filtra cada currículo pelos parâmetros apresentados pelo recrutador, indicando os candidatos mais assertivos à vaga. O processo é quase automático.

Atualmente, o ATS pode ainda estar integrado com as redes sociais e utilizar rotinas altamente inteligentes como a inteligência artificial, o Big Data ou ainda estar integrado com outros sistemas utilizados pelo setor.

Qual a importância da capacitação de recrutadores para uso do ATS?

Apesar do ATS ser geralmente uma ferramenta intuitiva e fácil de aplicar, é importante que os profissionais de RH envolvidos tenham preparo para reconhecer os requisitos da vaga e operar as configurações do sistema para obter os melhores resultados.

A análise humana não deixa de existir neste caso, e além disso, é importante compreender as expectativas tecnológicas que se tem para o setor.

Dessa forma, é possível obter melhores resultados, utilizando todos os recursos disponíveis na plataforma.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau