admissão digital

Admissão digital pode revolucionar o processo de contratação

A admissão digital tem a missão de desburocratizar os processos de contratação nas empresas. Entretanto, mesmo com essa recente transformação digital na área de Recursos Humanos, sabemos que ainda existem muitas dúvidas em relação à efetividade dessas novas tendências.

Tendo isto em mente, a seguir, vamos conhecer mais aspectos sobre esse método de admissão de profissionais. Acompanhe!

O que é admissão digital?

Este processo é aplicado quando ocorre a contratação de novos colaboradores com a ajuda de ferramentas totalmente automatizadas: ele também é conhecido como admissão online. O método promete revolucionar as experiências neste primeiro contato dos profissionais com as empresas.

O objetivo principal desta prática é atuar eliminando as tarefas operacionais, as quais o Departamento Pessoal costuma ser o maior responsável. Até então, o setor tinha um papel muito manual de mediar a relação burocrática entre a organização e seus colaboradores, reunindo toda a documentação destes profissionais e cuidando para que os contratos estabelecidos entre ambos sejam seguros.

Modernização do RH

Com o processo de modernização do RH, o avanço da tecnologia e a flexibilização das leis com a minirreforma trabalhista,  viabilizaram a criação de sistemas e aplicações online que revolucionaram o processo de Admissão Digital, como a aplicação de Admissão Online Lugarh. Onde a empresa e o RH pode iniciar as contratações para as vagas abertas e conta com um dashboard para acompanhar os documentos digitalizados pelos candidatos  que já são validados automaticamente.

Além dos arquivos serem salvos na nuvem para acessar online, as empresas contam com um banco de candidatos pré-selecionados. Saiba mais em www.lugarh.com.br.

No entanto, mesmo com toda a mudança proposta pelos processos de admissão digital, não significa que as tarefas burocráticas deixarão de existir, elas ainda farão parte do ciclo de contratação. Neste sentido, o uso da tecnologia permite uma diminuição de erros nas informações prestadas, além de garantir que a área seja mais estratégica ao utilizar ferramentas para se dedicar de uma maneira mais eficiente ao que realmente interessa — as pessoas.

Quais são as diferenças entre os processos de admissão digital e o tradicional?

Como já mencionamos acima, a rotina de admissão faz parte da vivência diária da área de RH. E, sob este contexto, o método mais tradicional —  utilizado até então — pode ser definido como um passo a passo burocrático e cansativo, que muitas vezes acaba prolongando essa fase de contratação até por mais tempo do que seria realmente necessário.

A admissão online surgiu como forma de otimizar essa etapa. A prática coloca o empregador em um novo patamar: o da excelência e otimização de seu RH e, consequentemente, de todos os profissionais da empresa, incluindo os recém-chegados.

Por exemplo, através da admissão  online é possível dar fluidez ao processo de entrega dos documentos, reduzir aquela papelada típica da contratação e ainda proporcionar uma melhor experiência, tanto para os novos colaboradores da organização, quanto para o próprio Recursos Humanos.

Sendo assim, podemos citar mais algumas diferente óbvias entre a admissão digital e o modelo mais tradicional de contratação:

1. Autonomia

Na admissão online, o novo funcionário é o protagonista, afinal ele mesmo preenche toda a sua ficha cadastral.

2. Praticidade 

Toda a documentação é anexada e enviada por e-mail, por exemplo, a partir de qualquer plataforma: celular, tablet ou computador. Dessa forma, evita-se aquela típica papelada física e despesas com cópias de documentos.

3. Orientação on-line

O departamento de RH pode fazer todo o acompanhamento do processo e da entrega dos documentos via internet, além de também orientar os profissionais;

4. Segurança e armazenamento

A admissão de novos colaboradores demanda atenção e um padrão rígido a ser seguido pelas empresas, tudo isso para evitar problemas futuros.

Neste contexto, na admissão digital, os documentos são digitalizados e arquivados pela empresa de forma prática, rápida e segura, além disso estes dados podem ser conferidos simultaneamente pelo governo, no caso da contratação em regime CLT, por exemplo, o que garante a integridade dessas informações e a efetividade das leis trabalhistas.

admissão digital

Como o método pode transformar o RH da empresa?

Adotar um sistema digital de admissão é um passo importante, não apenas porque torna o RH mais moderno, mas também faz com que a área consiga trabalhar de maneira fluída para atingir melhores resultados. Além disso, há um “upgrade” na produtividade e  economia de recursos do setor, tudo isso por ganhar mais tempo ao transformar algumas etapas do processo de contratação.

Afinal, um dos principais obstáculos na hora de contratar é justamente o tempo médio gasto para concluir essa fase, e a burocracia para que o novo colaborador possa iniciar suas atividades na organização. Em alguns casos demora até um mês para que o novo funcionário comece. 

Ou seja, ao ter um processo de admissão digital, a empresa já garante o engajamento dos seus novos colaboradores desde o primeiro momento. Essa atitude contribui para que todos os profissionais tenham a ciência de que a organização promove a sua autonomia e está preocupada em oferecer a melhor experiência para eles.

Benefícios da prática de admissão digital

Quando a empresa opta por um processo automatizado, é muito comum que ela esteja preocupada, em primeiro lugar, com a segurança do seu negócio — e esta é a principal vantagem na utilização dessa abordagem: a gestão facilitada dos documentos do trabalhadores.

Além disso:

  • A inovação pode surpreender positivamente os colaboradores 

Lembre-se sempre que o primeiro contato que os profissionais têm com a empresa é através da área de Recursos Humanos, sendo assim,  é de extrema relevância neste momento que essas pessoas já adquiram uma boa imagem do lugar no qual elas vão passar boa parte dos seus dias, mesmo antes de iniciar, efetivamente, seu trabalho.

Ao proporcionar essa abordagem inovadora, com certeza a empresa conseguirá motivá-los para a sua nova realidade. E, como já citamos mais acima, assim como existe uma redução de custo para a organização, essa economia também se estende para o novo profissional — que elimina a necessidade de correr atrás de cópias de documentos e deslocamentos desnecessários para a retirada de dúvidas, pois fará tudo de forma digital.

  • Nada de desperdiçar papel

As mudanças que vieram depois do mundo digital trouxeram muitas vantagens. E, sem dúvidas, uma das maiores delas é a diminuição do uso de papel. 

Por isso, além de estar ecologicamente correto, o RH, por meio da admissão digital, consegue reduzir de forma drástica a quantidade de papel usada para arquivar esses documentos. Isso sem contar a dispensa da necessidade de manter um grande espaço físico dedicado somente ao armazenamento dessa papelada — o famoso arquivo. Esta é a sala na qual também se perdia muito tempo procurando as pastas com as informações dos funcionários, outra ação eliminada graças ao processo online.

Outro ponto importante que vale a pena citar é a questão da despesa com materiais de escritório, que é reduzida ao migrar para um ambiente digital.

Tecnologia a serviço da empresa

Assim como a admissão digital já é uma realidade nas empresas, outros métodos digitais podem otimizar os processos da sua empresa. É o caso da marcação de ponto on-line, como é o caso da Oitchau, um sistema de controle de ponto 100% digital e flexível.

A plataforma Oitchau foi idealizada para atender a diferentes tipos de empresas e de segmentos – como empresas responsáveis pela gestão de condomínios, comércio e varejo, empresas de TI, instituições de ensino, indústria, entidades governamentais, entre outras.

Os planos podem ser adquiridos conforme as necessidade ou o crescimento da sua empresa, ou ainda da quantidade de colaboradores que possui em um período. Você pode também expandir o seu plano gradualmente.

Estes são alguns diferenciais da solução Oitchau:

  • Gestão da jornada de trabalho (semanal, turnos, flexível, etc.) – veja mais sobre os tipos de jornadas de trabalho nesta página;
  • Sistema integrado com o REP;
  • Ponto eletrônico antifraude e alinhado com todas as disposições legais;
  • Controle de férias (ausências, abono, etc.);
  • Marcação de ponto pelo computador ou dispositivos móveis;
  • Controle de ponto para equipes externas (com rastreamento em GPS em tempo real);
  • Dispositivos de segurança (como reconhecimento facial, por exemplo);
  • E muito mais.

Acesse o site e faça um teste gratuito agora mesmo e conheça melhor esta ferramenta. Acesse este link e saiba mais!

Veja também: Responsabilidade Social Empresarial: Guia completo…

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram! Acesse o site da Oitchau e conheça outras novidades.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau