Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Como otimizar as rotinas de departamento pessoal

As rotinas do departamento pessoal são numerosas e, muitas delas, bastante burocráticas. Exigem atenção, concentração e organização dos gestores que ainda precisam se dedicar ao mais importante: os colaboradores!

É fato que a chegada e o avanço da tecnologia são fundamentais para que os gestores possam desburocratizar os processos e se dedicarem mais ao seus colaboradores. No entanto, mesmo os mais avançados sistemas de organização para RH não são capazes de substituir um líder.

Elencamos abaixo algumas práticas que podem contribuir para que as rotinas do RH sejam menos pesadas e para que os gestores consigam manter a organização.

Confira!

 

1. Como mandam as leis trabalhistas

O cuidado com o colaborador envolve, também, verificar toda a documentação referente a ele dentro da empresa.

O primeiro passo, que acontece a cada nova contratação, é fazer o registro do colaborador. Faça uma relação com todos os documentos, atestados e laudos que o novo contratado precisa apresentar para que seu registro esteja completo e em ordem.

Logo em seu primeiro dia de trabalho, é necessário que o trabalhador esteja com tudo o que precisa para entrar e sair da empresa: crachá, cartão de ponto, senhas de acesso, entre outros.

Se a empresa já utiliza o ponto eletrônico, prepare um pequeno manual para que o novo colaborador use-o corretamente!

 

2. Desligamento de colaboradores

A saída de um colaborador é tão importante quanto a entrada. Verifique todos os documentos, laudos e exames necessários.

Confira os valores rescisórios e certifique-se de ter todos os recibos e documentos devidamente assinados.

Vale ressaltar que o pedido de demissão é diferente de uma demissão sem justa causa. Por isso, fique atento aos valores específicos de cada um para que tudo seja feito dentro das leis.

 

3. Controle da jornada de trabalho

Se a empresa utiliza horas extras ou banco de horas, o controle do RH deve ser eficiente para que não haja erros ou a necessidade de retrabalho.

Atualmente, há sistemas de ponto eletrônico integrados em que os gestores de RH acompanham em tempo real as jornadas e horas extras dos colaboradores.

Os softwares também fazem a gestão e o controle das empresas que trabalham com escalas e turnos, garantindo que tudo seja feito de forma organizada e simples.

Há softwares que já entregam todos as horas trabalhadas, descansadas, extras, folgas, atrasos e etc. prontos para facilitar o cálculo da folha de pagamento.

 

4. Controle automático de férias

Mensalmente, verifique o controle de férias dos colaboradores! Mantenha todos os cálculos em mãos e, mesmo que sejam entregues por softwares, os confira mais de uma vez para que não haja erros.

Além disso, o controle de férias feito automaticamente evita que dois colaboradores saiam ao mesmo tempo interferindo, assim, no dia a dia da empresa.

 

5. Comunicação interna

Quando o RH também é o responsável pela comunicação interna da empresa, é manter todas as mensagens enviadas em arquivo para consulta toda vez que necessário.

Utilize um canal interno automático para o envio das mensagens e certifique-se de que todos os colaboradores estão cientes sobre seus conteúdos!

A gestão eficiente do RH é importante para a desburocratização das rotinas do departamento pessoal. Por esse motivo, a otimização das tarefas pode ser feita utilizando a tecnologia e um líder.