Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
Plano de saúde empresarial

Plano de saúde empresarial: Como escolher o melhor?

O plano de saúde empresarial é um importante diferencial que a empresa pode oferecer aos seus colaboradores e futuros candidatos. Além de ser um item que pode fazer a diferença entre o profissional optar pela empresa ou permanecer nela, é um aliado para garantir a qualidade de vida e as faltas por questões de saúde.

Veja a seguir como o RH pode escolher a melhor alternativa de plano de saúde empresarial para os seus colaboradores e otimizar mais este processo dentro da gestão de pessoas!

Plano de saúde empresarial – Um diferencial importante

Cuidar da saúde dos funcionários é um assunto sério e há várias opções no mercado em serviços com benefícios. É mais importante é saber escolher um plano de saúde empresarial que traga reais resultados para os seus colaboradores e familiares.

Se a empresa possui um plano de saúde empresarial entre os seus benefícios, possivelmente conseguirá atrair candidatos que buscam este benefício como diferencial, uma vez que a saúde privado no Brasil tem um custo alto. Logo, quanto melhor o plano de saúde empresarial, mais candidatos poderá atrair.

No quesito produtividade, os planos empresariais mais completos podem fornecer apoio não apenas no atendimento em casos de doenças, mas na prevenção as mesmas, para o colaborador e todos os seus dependentes, evitando, desta forma, faltas e saídas antecipadas.

Dicas para escolher o plano de saúde empresarial

Há muitos tipos de serviços de saúde empresarial e diferentes programas de benefícios, coberturas e condições a serem considerados. Veja a seguir algumas dicas para o gestor optar pelo melhor plano de saúde empresarial para os seus funcionários:

O melhor atendimento atendimento

O primeiro passo para escolher o plano de saúde empresarial para a sua organização é considerar as melhores opções do mercado e avaliar todos os benefícios e diferenciais de cada plano. Isso pode levar um tempo. Solicite propostas conforme as necessidades da sua empresa e considere-as em sua pesquisa. Contraponha as informações e descubra qual os melhores atendimentos para o seu caso.

O modo como a empresa realiza a gestão de benefícios e o seu planejamento pode impactar na forma como escolhe o plano de saúde empresarial e outros tipos de benefícios. Talvez seja importante rever as políticas neste processo antes de definir o benefício.

Considere o perfil de seus colaboradores

É importante conhecer os seus colaboradores antes de contratar o seu plano se saúde empresarial: tipos de atividades que executam, perfil de saúde, se tem dependentes, idade, estado civil, mulheres que desejam ter filhos, e número de filhos, entre outras informações. Considere ainda os casos de doenças crônicas ou outras demandas de saúde. Para isso, você pode aplicar um questionário individual.

Pesquise mais sobre as suas opções de operadora ou seguradora

O site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibiliza listas com as pontuações e as operadoras que mais recebem reclamações. Neste site você pode ter uma prévia dos problemas enfrentados pelas empresas e todo tipo de situações negativas anteriores ou existentes. A listagem é atualizada a cada três meses. Faça também uma pesquisa de mercado e fale com outras empresas e clientes sempre que possível.

Confira o que inclui o plano de saúde empresarial

Antes de contratar, confira quais são os hospitais e clínicas inclusos, se cobre prontos-socorros, internações e o número de diárias, exames complementares, cobertura (estadual, nacional, regional, internacional, etc.).

Veja ainda os tipos de acomodação oferecidos em casos de internação e os tipos de cirurgias e procedimentos disponíveis, seja para emergências ou para uso pré-determinado.

Considere os benefícios do plano

Neste ponto, é hora de analisar todos os benefícios inclusos no plano individual dos colaboradores e serviços adicionais que venham a usufruir – como exercícios físicos (no ambiente de trabalho e fora dele) e alimentação saudável, ou mesmo prevenção e redução do uso de nicotina e álcool, programas de vacinação, exames, saúde da família, etc.). Esses e outros benefícios, voltados para a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores, são outro grande diferencial a ser levado em conta. Verifique ainda a previsão de novos diferenciais.

Busque saber sobre os seus recursos tecnológicos

Para que um plano de saúde empresarial funcione adequadamente, hoje em dia é importante a empresa ter tecnologia aplicada. Veja se a rede é coberta por sistemas eficientes, se os hospitais, clínicas e outros espaços estão integrados e possuem diferenciais tecnológicos, entre outros diferenciais que envolvam a tecnologia mais recente e assertiva para o melhor atendimento.

Tenha atenção ao contrato e às leis vigentes

O primeiro passo é conhecer as premissas da Lei 9.656, que trata dos planos de saúde no país. Ela foi criada em 1998 e traz informações sobre reguladores, gestores, tomadores de decisão, beneficiários, visão do Poder Judiciário e demais agentes envolvidos no setor.

Depois, verifique todos os detalhes do contrato do plano de saúde empresarial escolhido: o período de carência e todas as condições que estiverem sendo impostas. É importante ainda analisar o contrato pela ótica de um advogado especializado.

Esteja atento ainda às taxas de reajustes praticadas pela empresa. Fala também o cálculo sobre tudo o que foi somado até chegar ao valor final e se corresponde ao está sendo oferecido. Confira ainda se o plano de saúde empresaria está regular junto à ANS – Agência Nacional de Saúde.

Tenha um orçamento em mente

Uma forma de escolher o melhor plano de saúde empresarial é definindo o orçamento disponível para este benefício. O planejamento dos benefícios deve considerar que o plano de saúde empresarial tem um custo alto e constante e, para evitar a interrupção do serviço, o orçamento deve ser bastante realista.

Veja também: Melhores práticas para aplicar no departamento pessoal de…

Gostou das dicas sobre plano de saúde empresarial? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau