A gestão de pessoas deve promover um ambiente saudável para seus colaboradores, e o primeiro passo para que isso aconteça é através do diálogo, que deve ser constante e permanente.
Os colaboradores precisam ter a ciência de que ao longo da jornada de trabalho, seja presencial ou home office, que o diálogo é o principal alicerce do relacionamento entre as partes.
O desafio é grande, principalmente em equipes multidisciplinares, mas é importante trabalhar a melhoria constante do relacionamento entre os colegas de trabalho e entre as equipes.
Gestão de pessoas x diálogo: saiba como melhorar a comunicação dentro da empresa
A comunicação entre os colaboradores deve ser trabalhada constantemente, pois uma equipe com um bom relacionamento e uma comunicação constante tem uma produtividade muito melhor, já que não existe retrabalho e um está sendo auxiliando o outro.
Os colaboradores precisam atuar em um ambiente colaborativo, o que significa que a comunicação e bom relacionamento devem ser os pontos-chave do trabalho da gestão de pessoas.
Existem muitas ações que podem ser praticadas pela equipe de RH e pelos próprios gestores para fomentar essa cultura na empresa. Mas isso também precisa partir dos colaboradores, já que sem eles, a comunicação não flui.
Veja como pode como promover o diálogo dentro das empresas.
Escolha ver os outros sob uma luz positiva
Antes de esperar que o seu gestor ou outro líder converse com a equipe, estimule as equipes a dar o primeiro passo, manter um canal aberto para que a comunicação possa fluir sem barreiras.
E ao abrir esse canal, busque sempre uma atitude positiva, já que sempre existem pontos de melhoria, e as sinalizações acontecem justamente para auxiliar no crescimento individual, mas tudo comece a partir de uma boa conversa.
Empatia
Procure entender o momento dos seus colegas de trabalho, as vezes algumas reações ou respostas são motivadas por inúmeros fatores, mas que nem sempre pode ter haver com a sua ação.
Evite manter ressentimentos com seus companheiros, e para que isso seja possível, sempre que acontecer fora do esperado, chame o colega de trabalho ou líder, para uma conversa, e coloque seu ponto de vista.
Sempre escute o outro
O ato de ouvir nem sempre ele é muito praticado dentro do ambiente de trabalho, são tantas responsabilidades, principalmente na liderança e por parte da equipe de gestão de pessoas.
Mas é importante que todos sejam ouvidos, sempre que for necessário. Isso pode ser praticado com seu colega de trabalho, com seu líder, e com outra pessoa que se sinta confortável de compartilhar algo com você.
A atitude de ouvir precisa ser incentiva nas empresas, de forma que as equipes entendam e pratiquem. Uma forma de incluir esse ponto na cultura da empresa é através de dinâmicas onde seja necessário ouvir.
São atividades interessantes, onde é possível perceber o poder da comunicação e como ela pode mudar o ambiente. E nesse ponto, também podemos incluir a atitude positiva, que falamos anteriormente.
São pequenas ações no dia a dia que fazem com que a empresa consiga promover uma comunicação saudável dentro do ambiente de trabalho.
Dicas importantes para a gestão de pessoas
As equipes com boa comunicação, que verbalizam emoções e sentimentos, tendem a produzir mais e com uma qualidade maior, já que não existe nenhum sentimento que a esteja impedindo o desenvolvimento das suas atividades.
Mas como eles podem fortalecer seu compromisso? Como promover o bem-estar no trabalho?
1. Desenvolva relacionamentos reais com seus funcionários – incentive isso na gestão de pessoas
Reserve um tempo para conversar com suas equipes, conhecê-los pessoalmente e entender o que os motiva. Mostre que você realmente se preocupa com eles.
2. Apoie e incentive suas equipes
A maioria das pesquisas mostra isso: os funcionários querem acima de tudo aprender, ser incentivados, manter boas relações com os colegas e ter perspectivas de desenvolvimento.
3. Incentive o desenvolvimento pessoal e profissional
O desenvolvimento pessoal e profissional é a chave para a retenção de talentos e o bem-estar no trabalho. Mantenha seu pessoal interessado em seu trabalho.
4. Defina as metas de seus funcionários com eles!
Seus funcionários devem ter uma palavra a dizer sobre as metas atribuídas a eles.
Com uma gestão de pessoas ativa, trace objetivos que permitirão que a estratégia e as missões sejam realizadas com sucesso, o que aumentará seu envolvimento nos projetos em dez vezes!
5. Forneça feedback
É essencial fornecer feedback regular sobre o trabalho de suas equipes para ajudá-las a se desenvolver e progredir.
Considere também valorizar e recompensar os funcionários, mesmo que informalmente com um simples e-mail, um cartão de agradecimento ou mesmo durante uma reunião de equipe.
6. Ofereça perspectivas de desenvolvimento
Para os funcionários, as perspectivas de desenvolvimento geralmente nascem de uma forma muito clássica, desenvolvendo relacionamentos sólidos com seus superiores.
Na gestão de pessoas, é importante incentivar seus colaboradores a se superarem e a aproveitarem as oportunidades e desafios que lhes permitirão se desenvolver, profissional e pessoalmente!
7. Desenvolva uma cultura corporativa forte que incentive
Uma forte cultura organizacional é sentida além das paredes da organização. Funcionários de empresas que incentivam a diversão e o riso geralmente são mais produtivos, envolvidos e felizes!
8. Dê a seus funcionários os meios para enfrentar desafios
Lembra daquela sensação de satisfação que você obtém quando aprende novas habilidades?
Faça seus funcionários sentirem isso também, permitindo-lhes desenvolver as habilidades necessárias para assumir tarefas emocionantes que os motivarão e fortalecerão seu engajamento!
A gestão de pessoas que promove o diálogo entre os seus colaboradores é capaz de produzir e garantir mais sucesso para a empresa.
Considerar todos os pontos e dicas, acima, pode transmitir a imagem certa do empreendimento e ainda um ambiente mais cheio de satisfação e harmonia!
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