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Feedback positivo

Feedback positivo: como fazer da melhor maneira?

O feedback é uma boa estratégia para estabelecer um diálogo de confiança com os colaboradores. E ele deve ser sempre um feedback positivo.

Os gestores não sabem utilizar essa ferramenta de maneira assertiva. Ou ainda pior, o feedback acaba sendo negativo e afasta os colaboradores.

Com os colaboradores se sentindo desconfortáveis, você terá cada dia menos abertura para passar novos conceitos ou motivar a equipe.

Saber como fazer o feedback de maneira positiva torna-se essencial em qualquer empresa na atualidade.

Além disso, com o crescente conhecimento sobre assédio em empresas, o feedback negativo ganha cada vez mais a certeza de algo que não deve ser utilizado no relacionamento entre gestores e colaboradores.

Mas, como fazer o feedback positivo? Será que existem estratégias para transmitir o feedback de maneira positiva e quais são essas estratégias?

É sobre isso que falaremos, confira!

O que é feedback positivo?

Feedback é uma palavra em inglês que significa retorno, opinião ou comentário. Sendo ele utilizado nas empresas para que os líderes possam opinar ou oferecer um retorno sobre uma determinada ação.

Ela pode ser referente à jornada de trabalho praticada, sobre a evolução das entregas ou sobre o conjunto do profissional. Como uma forma de elogiar o trabalho prestado até aquele momento pelo colaborador.

Feedback positivo

Em muitos casos, o colaborador tem ciência apenas dos pontos negativos, pois nunca foi mostrado os pontos positivos do seu trabalho.

E esse é um ponto muito importante para ele, até que ele saiba quais são os pontos que estão caminhando bem!

Daí a importância que o feedback seja positivo.

Mas, isso não quer dizer que o feedback tenha que ser só composto por elogios. Você consegue fazer críticas e apontar melhorias, mesmo de maneira positiva. Para entender melhor como fazer um feedback de maneira positiva.

Dicas para fornecer um feedback positivo para os colaboradores da empresa

1. Planeje o que você vai falar

Muitas vezes, os gestores não se preparam para conversar com seus colaboradores. E nem sempre agir no improviso é uma boa estratégia.

Portanto, é essencial planejar o que você vai falar e como vai falar com seus colaboradores.

Se prepare: faça anotações e crie um roteiro dos pontos que deseja chamar atenção, para que nenhum detalhe fique fora da conversa.

Pensando e planejando, com calma, você conseguirá ver com mais calma quais são os pontos essenciais a serem levantados durante a conversa.

2. Crie um clima favorável

Deixar seu colaborador estressado não vai adiantar nada. Pelo contrário, o clima deve estar favorável para que a conversa seja produtiva.

Nunca inicie a conversa com críticas, pois já no início é possível estabelecer um clima favorável e se a conversa já se inicia com críticas, essa oportunidade é perdida.

Uma boa estratégia é tentar criar uma atmosfera bastante favorável, deixando o clima bom, utilizando perguntas pessoais ou assuntos de interesse, por exemplo.

Feedback positivo

Se seu colaborador gosta de futebol, por que não iniciar o assunto levantando a última vitória do time dele ou o próximo desafio no campeonato?

Caso seu colaborador esteja passando por um momento especial na vida, como o nascimento de um filho, você iniciar a conversa com esse assunto.

Tenha empatia e levante as dificuldades sobre esse momento de mudança na vida pessoal, caso isso seja possível e haja abertura para isso.

3. Faça um resumo sobre o temática do feedback positivo

Com o clima bom, faça um resumo do que será abordado na conversa, preferencialmente em tópicos simples.

Isso ajuda a reduzir a ansiedade do colaborador e deixar o clima mais leve para continuar com a conversa.

Ele saberá o objetivo principal daquela conversa e quais serão os pontos abordados.

4. Seja franco e sincero

A melhor forma de conversar com seu colaborador é assumir uma postura franca e honesta.

Não fique dando voltas para chegar ao assunto nem o elogie em algo que será um problema durante a conversa.

5. Elogie as competências

Elogiar seu colaborador, em relação às competências, é sempre uma boa estratégia.

Se você, gestor, está tendo uma conversa com seu colaborador, é porque há interesse genuíno em mantê-lo na empresa e melhorar alguns pontos.

Muitos gestores, de fato, se esquecem de exaltar os pontos positivos do colaborador e pensam somente nos aspectos que necessitam ser melhorados.

Muitos colaboradores sentem que suas qualidades não são devidamente reconhecidas pelos gestores.

Elogie as competências antes de começar a apontar o que necessita de melhora.

6. Trace um plano de melhorias

Por meio de exemplos concretos, você consegue fazer um plano de melhorias para seu colaborador.

Ele é bem produtivo, mas está sempre atrasado? Por que não perguntar se ele gostaria de entrar 30 minutos mais tarde, para poder cumprir a carga horária com êxito?

Ou então, será que não é melhor focar apenas no que seu colaborador entrega, do que necessariamente no cumprimento da carga horária?

São questões que precisam ser pensadas antes de se traçar um plano de melhorias.

É importante também escutar o colaborador, o que é justamente nossa próxima estratégia.

7. Saiba escutar e dar voz ao colaborador

Muitos gestores acreditam que durante um feedback, só os gestores falam e os colaboradores escutam. Mas isso não é o ideal.

Feedback positivo

É essencial escutar o que seu colaborador tem a dizer. Escute-o atentamente, pois muitas vezes, questões podem ser resolvidas apenas entendendo o lado do colaborador.

8. Saiba o perfil do seu colaborador

Há colaboradores que não gostam de ser expostos, em frente à equipe. Já outros se sentirão bem sendo valorizados perante toda a equipe.

Assim, é essencial que o gestor saiba como é perfil do seu colaborador, pois assim, ele conseguirá fazer o feedback com cada colaborador, respeitando seu perfil comportamental.

9. Crie uma rotina de feedbacks

Somente elogiar o colaborador, sem nenhum exemplo concreto, ou plano de melhorias, pode não ter nenhum efeito positivo.

O colaborador pode sentir que o gestor não está sendo verdadeiro e aqueles elogios não ajudarão o colaborador a evoluir em seus pontos os quais necessitam de melhoria.

É necessário sempre um equilíbrio entre feedbacks positivos e críticas, para que o ambiente seja propício à melhoria.

Lembre-se que o feedback positivo é uma poderosa arma de confiança entre colaborador e gestor.

Além disso, utilizando as estratégias descritas, certamente o gestor conseguirá passar as informações necessárias ao colaborador, motivá-lo e capacitá-lo.

Por que praticar o feedback positivo na sua empresa?

O feedback positivo é uma ótima maneira de dar retorno ao seu colaborador, com o intuito de motivá-lo e aprimorar os pontos necessários.

Algumas estratégias são essenciais, como planejar o que vai ser dito, criar um ambiente aberto, sem críticas iniciais, elogiar as competências e escutar o colaborador.

Certamente seu feedback terá o resultado esperado. Os times estarão motivados e sabendo quais são os pontos de ajuste, mas entendendo quais são seus acertos.

Isso melhora a produtividade, a empatia profissional e a cultura organizacional.

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