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Diversidade geracional nas empresas: entenda!

A diversidade geracional pode ser extremamente positiva e benéfica para o seu negócio, assim como para todos os seus funcionários.

Mas é importante entender que cada geração tem suas expectativas, ambições e sonhos, e por isso, a empresa precisa lidar com todas essas questões.

Quer aprender mais sobre esse assunto? Veja aqui!

Diversidade geracional em detalhes

É essencial compreender o funcionamento das diferentes gerações para ver com mais clareza as soluções a implementar para criar coesão na equipe.

Ao longo da jornada de trabalho é possível as diferenças de pensamentos, ideias e visão sobre um determinado problema. E isso, se trabalhado corretamente, oferece ganhos excepcionais para a empresa.

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Esses comportamentos são generalistas, dentro de uma curva comportamental, mas cada indivíduo tem particularidades que vão de acordo com suas personalidades.  

Baby boomer

Esta geração passou muitos anos na força de trabalho e a maioria está começando a se preparar para a aposentadoria.

Esses membros têm com a empresa uma relação totalmente diferente das próximas gerações, muitos passaram toda a sua carreira na mesma empresa, por exemplo.

Frequentemente, eles têm um relacionamento delicado com as novas tecnologias.

Geração X

Esta geração vê o trabalho como uma realização pessoal, não contabiliza as horas e está fortemente envolvida no negócio.

Essa geração ainda muitas vezes fez carreira na mesma empresa. Eles também são bastante abertos à tecnologia porque a descobriram ao mesmo tempo que seus filhos. Porém, o uso é mais prático do que recreativo.

Geração Y

Também conhecidos como Millennials, esses membros experimentaram o advento de diferentes tecnologias com a Internet.

Eles querem aprender o máximo possível e não hesitam em mudar de empresa regularmente.

Geração Z

Também conhecidos como Gen-Z’s, esta geração é muito orientada para a tecnologia, eles cresceram nela e usam muito a internet para encontrar as respostas às suas perguntas.

Desafiam os “experts” ao pensar que todos podem ser, graças ao conhecimento disponível na internet.

Novamente, essas são generalidades e nem todos se encaixam perfeitamente nessas descrições. 

Isso permitirá que você já veja um pouco mais claramente sobre as expectativas de todos e compreenda melhor a diversidade geracional.

Como trabalhar a diversidade geracional nas empresas?

Como você gerencia essas diferentes gerações que se unem na sua empresa? Entenda algumas ações que podem ser tomadas na gestão de pessoas.

1. Identifique a geração e entenda as expectativas

Identifique as diferentes gerações da sua empresa, mas também as pessoas que conseguem trabalhar facilmente com as diferentes gerações. Além disso, você poderá começar a analisar as expectativas de diferentes pessoas.

2. Configure a mentoria

Coloque um mentor sênior em um júnior, mas também na direção oposta, um mentor júnior em um sênior.

Vai permitir que todos possam compartilhar seus conhecimentos e ver as coisas de um ângulo diferente, geralmente traz muitas coisas boas para a diversidade geracional.

3. Promova um ambiente inclusivo

Organize seminários, atividades em que todos estarão misturados. Muitas vezes vemos nas empresas gerações que ficam juntas quando há muito o que aprender uns com os outros.

4. Forme equipes diversas

Sempre com o objetivo de criar vínculos entre todos os integrantes da sua empresa, é interessante organizar equipes de trabalho diversificadas.

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Você tem tudo a ganhar criando uma forte coesão de equipe entre todas as gerações. Cada um tem algo a aprender com o outro.

Como gerenciar as expectativas de cada uma das gerações?

Antes de falar sobre expectativas, é importante entender a época de cada uma das gerações.

Já que não é incomum encontrar três, quatro ou até cinco gerações diferentes no mesmo local de trabalho.

Para entender melhor as expectativas de cada um deles, é fundamental conhecê-las.

Em primeiro lugar, os Baby Boomers. Incluindo indivíduos nascidos entre 1946 e 1964, esta geração inclui idosos em final de carreira.

Em seguida, vem a Geração X ou Baby Bust. Reúne todas as pessoas nascidas entre 1960 e 1980.

Tendo passado por momentos difíceis para encontrar um emprego, os indivíduos desta geração distinguem-se pelo seu lado empreendedor.

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Também conhecida como Millennials, a Geração Y inclui todos os nascidos entre 1980 e 1995.

Tendo crescido em um mundo em mudança, esses indivíduos geralmente buscam diversidade e realização profissional.

Finalmente, os nativos digitais, nascidos após 1995, são chamados de Geração Z. Tendo crescido com as mídias sociais, essa geração dominou a tecnologia e os dispositivos de alta tecnologia com perfeição.

Aprenda a gerenciar a coabitação intergeracional

A diversidade de idades dentro do mesmo local de trabalho é essencial. Felizmente, existem várias medidas para o gerenciamento bem-sucedido de uma empresa multigeracional.

Otimizando as habilidades de todos os funcionários

Incentive toda a equipe a trabalhar em conjunto. Seu objetivo de gestão é promover a colaboração, compartilhando conhecimento.

Isso permite otimizar as competências individuais de cada um, mas sobretudo fortalecer as relações profissionais entre as diferentes gerações. Não há mais problemas de diferença de idade.

Em vez disso, seus funcionários se concentrarão mais no trabalho em equipe com coesão e eficiência.

Evite uma abordagem gerencial universal

Aceitar a diferença de idade é a chave para o sucesso de uma equipe multigeracional.

É essencial gerenciar os funcionários de forma diferente. Não de acordo com a geração a que pertencem.

É importante avaliá-los individualmente: de acordo com suas experiências, habilidades, estilo de trabalho, etc.

Escolha a melhor forma de se comunicar para diversidade geracional

A comunicação precisa ser trabalhada diariamente e constantemente, já que as gerações possuem linguagens diferentes.

Nem sempre, o mesmo tipo de comunicação para todas as gerações nem sempre funciona.

Fato que leva em conta as experiências, os funcionários mais experientes interpretam as informações de forma diferente dos mais jovens.

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Outro ponto importante, o gestor terá que encontrar os meios certos para ajudar cada um de seus colaboradores a superar os conflitos de gerações graças a incentivos, coaching, treinamentos, etc.

Em uma sociedade moderna, diferentes gerações podem e devem se unir e trabalhar juntas.

Mas é necessário entender o momento de cada uma das gerações, e trabalhar de forma que exista ganhos para todas as partes.

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