Carreira em Y

Carreira em Y: importância para colaboradores e empresas

A carreira em Y é uma inovação na gestão de pessoas que leva em consideração as verdadeiras competências do colaborador e seus objetivos dentro de uma empresa.

Ela se diferencia por considerar que ao mesmo tempo em que o colaborador busca evoluir em sua profissão e conquistar melhores salários e posições, ele não necessariamente busca ocupar um cargo de liderança.

Com essa nova visão sobre as relações de trabalho e o desenvolvimento de carreiras os colaboradores podem conquistar seus verdadeiros objetivos e as empresas podem conquistar talentos que sejam indicados para funções técnicas e outros para liderança.

Conhecer esse novo entendimento sobre as carreiras profissionais é essencial para o RH das empresas que deve considerá-lo como uma oportunidade de se aproveitar ainda mais do talento dos colaboradores.

O colaborador alcança satisfação profissional e a empresa o pleno crescimento e produtividades.

Interessante, não é mesmo? Continue lendo para conhecer mais sobre a carreira no formato Y e seus benefícios para os colaboradores e para as empresas.

O que é carreira em Y?

Esse tipo de carreira profissional segue o formato do desenho da letra Y no sentido ascendente.

Ela começa em um caminho que, ao evoluir, apresenta duas oportunidades ao profissional que está crescendo profissionalmente: especializar-se no sentido técnico e continuar exercendo atividades de produção ou se tornar um líder.

Essa carreira leva em consideração que nem todos os colaboradores que estão se destacando em suas atividades querem necessariamente se tornar gestores de suas equipes.

Muitas vezes o profissional gosta de trabalhar com o dia a dia da produção ou das atividades de desenvolvimento. Nesses casos ele geralmente demonstra aptidão de inovação, criatividade e trabalho em equipe.

Outro ponto importante que aqui é considerado é que o colaborador pode sequer possuir aptidão para liderança.

Não ter o desejo e a aptidão de trabalhar como gestores e líderes não deve impedir o colaborador de ser reconhecido no seu trabalho. E a melhor forma de reconhecê-lo e dar a ele um cargo mais importante é por meio da carreira no formato Y.

Ela reconhece o crescimento do colaborador ao longo da jornada de trabalho e dá a ele o poder de continuar em funções técnicas. Essas serão aprofundadas, ele poderá escolher equipes com quem trabalhar, projetos importantes e terá mais facilidade em colocar em prática idéias.

Ao mesmo tempo o colaborador pode escolher por atuar como gestor e para isso assume o papel de líder.

Note que ele tem opções: aprofundamento técnico e assunção de projetos mais complexos, sendo visto como um técnico especializado, ou assumir a gestão de equipes e o papel de liderança.

Vantagens da carreira em Y para os colaboradores

01. Maiores oportunidades profissionais

A primeira dentre as vantagens da carreira diferenciada é que os profissionais se deparam com mais oportunidades.

Quem não possui desejos de liderança ou perfil para isso não deixa de ser reconhecido e não fica encalhado na mesma posição profissional.

02. Desenvolvimento de novas competências

O profissional pode optar pela carreira de liderança ou de especialista. Ao escolher o segundo caminho ele poderá desenvolver novas habilidades que aprofundem aquelas que ele já possui.

A empresa pode conceder a ele especializações em universidades e outras instituições de ensino. Isso capacita o colaborador que volta o conhecimento obtido ás atividades laborais do dia a dia.

Isso resulta em inovação e em perfeição técnica, algo que é crucial para o desenvolvimento e crescimento das empresas perante a concorrência.

O profissional leva esse conhecimento pelo resto da vida e o adiciona como uma vantagem em seu currículo, tornando-se mais competitivo no mercado.

03. Melhor aproveitamento de suas qualidades

Um colaborador que é colocado em um cargo de gestão sem que tenha habilidades ou vontade de assumir essas responsabilidades não está sendo bem aproveitado.

Isso resulta em falta de interesse e na procura de outras oportunidades fora da empresa, eis que ele se sente desmotivado.

Ao investir na carreira em Y a empresa aproveita as destrezas dos profissionais que têm interesses e capacidades técnicas desenvolvidas. Isso se reflete na melhoria técnica da própria atividade e o colaborador tende a buscar se aprofundar cada vez mais.

A partir disso ele pode crescer dentro de suas habilidades técnicas, ser reconhecido por isso e ganhar cada vez mais vantagens salariais e de cargo sem que necessariamente tenha que assumir um cargo de gestão de pessoas que não lhe cabe.

Vantagens da carreira em Y para as empresas

01. Atração e retenção de talentos

Conforme apontamos, um profissional tem aptidões para a liderança e que é colocado a força nesse papel como resultado do seu destaque profissional tende a ficar desmotivado.

Ele passa a ver as atividades como um desperdício de suas habilidades técnicas. Isso tende a levá-lo a buscar oportunidades fora da empresa.

Já o profissional que cresce na carreira podendo assumir cargos de maior grau hierárquico que não sejam de gestão e sim técnicos, conforme suas aptidões, tendem a se manter motivados e sempre em desenvolvimento.

Isso diminui a rotatividade na empresa e opera a necessária retenção de talentos. O mesmo ocorre em relação aos profissionais com aptidões técnicas que estão no mercado e querem se colocar em empresas que valorizem esses aspectos.

02. Aumento da produtividade das equipes

Outra vantagem da carreira em Y para as empresas é que os profissionais passam a ocupar os cargos que realmente são compatíveis com seus interesses. Eles podem crescer na carreira sem que isso os obrigue a realizar atividades de liderança que não lhes interessa.

Isso leva ao aumento da produtividade das equipes. Os colaboradores se desenvolvem nas atividades que usam de suas aptidões e conseguem alcançar o melhor resultado possível que não seria possível caso um técnico estivesse como líder e um líder como técnico.

03. Melhoria técnica das atividades

O último ponto vantajoso para as empresas na adoção da carreira diferenciada do tipo Y é que ela permite que haja a melhoria técnica das atividades.

Os colaboradores que crescem em suas carreiras e podem ocupar atividades técnicas vão desenvolver cada vez mais suas destrezas e conhecimentos. Nesse cenário eles podem assumir novos projetos e dar continuidade às idéias de inovação.

Podem rever os processos produtivos e a partir das aptidões técnicas demonstrarem como é possível contornar isso e qual é a melhor forma de desenvolver os procedimentos internos empresariais.

Com tudo isso é muito importante que a sua empresa considere adotar a carreira em Y, uma inovadora maneira de gerir os colaboradores e os caminhos profissionais!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau