experiência do colaborador

Experiência do colaborador: qual a importância para a empresa?

Você sabe o que é e qual é o valor da experiência do colaborador? Foi-se o tempo em que a manutenção de talentos e a atração de profissionais qualificados se limitava à troca entre salário e trabalho. Elas incluem outros fatores que vão além do financeiro.

É claro que bons salários e adicionais importam. O que a experiência leva em consideração é que há outras questões que são cruciais para a percepção que o colaborador tem sobre a empresa. E essa visão influencia em várias questões.

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Uma empresa que quer se manter bem vista pelo mercado consumidor e profissional e que quer ter os melhores talentos e todas as vantagens que isso concede deve se atentar à experiência que eles têm dentro da organização.

Quer aprender um pouco mais sobre esse assunto e entender como aplicar na sua empresa? Veja a seguir!

O que é experiência do colaborador?

Ela corresponde à soma das experiências que um profissional tem junto à empresa. Elas resultam em uma imagem que ele cria sobre a organização, baseada na sua vivência empírica dentro dela.

Esse fator é conhecido também como Employee Experience e reúne uma série de fatores. Considere que o colaborador tira uma série de impressões sobre cada uma das atividades e situações que ocorrem no dia a dia profissional.

E o objetivo das empresas deve ser ter uma relação com o colaborador a ponto de que as experiências sejam boas e levem à impressão positiva sobre a instituição.

Caso isso não seja considerado, a organização perde chances de reter e atrair talentos.

A experiência que um colaborador tem em uma empresa reflete em uma série de outros fatores. Confira os principais:

  • Vontade de permanecer na empresa;
  • Engajamento para buscar constante melhoria nas atividades e crescer junto à organização;
  • Considerar uma conquista da instituição como uma conquista própria;
  • Indicar a empresa para consumidores e para talentos que buscam locais de atuação;
  • Melhoria nas relações com gestores e colegas.

O que influencia a experiência do colaborador?

A experiência que é proposta a um colaborador dentro de uma empresa é composta por vários fatores.

Aqui é preciso ter em mente que toda a passagem e permanência de um profissional em uma instituição irá causar impressões.

A construção de uma imagem positiva deve levar em consideração todos esses momentos e relações. Estão dentre as questões que são relevantes para construí-la:

  • Recepção na empresa e integração pelas equipes;
  • Condições de trabalho, com concessão de bons materiais, equipamentos e segurança;
  • Cumprimento dos deveres trabalhistas;
  • Abordagem dos gestores;
  • Espaço para apresentação de ideias e soluções;
  • Possibilidades de crescimento e valorização ao longo da jornada de trabalho.

Quais são as métricas da experiência do colaborador?

Com o desenvolvimento das noções de experiência que um profissional obtém em uma empresa, foram criadas políticas que podem melhorá-la.

Elas precisam focar nos seguintes critérios:

  • Pertencimento: sensação que um colaborador desenvolve de fazer parte da empresa e do crescimento dela;
  • Realização: corresponde ao sentimento de dever cumprido perante as atividades que são de sua responsabilidade;
  • Propósito: o colaborador entende como as suas atividades são importantes para o propósito final da empresa;
  • Vigor: busca pela melhoria das atividades e da vontade em vencer desafios que se apresentem;
  • Felicidade: corresponde ao vínculo emocional com a empresa e ao bem-estar proporcionado pelas atividades que desempenha.

Qual a importância da experiência do colaborador?

Existem vários fatores que são importantes na busca da melhoria da experiência que os colaboradores obtêm com a empresa a partir da prestação de serviços.

Confira quais são, abaixo.

Atração e retenção de talentos

O primeiro fator importante que resulta da melhoria da experiência que uma empresa propõe aos seus colaboradores é a possibilidade de atrair e reter talentos.

A partir disso a organização garante que possui os melhores profissionais do mercado.

Profissionais que estão buscando espaço no mercado de trabalho também buscam as melhores opções.

Isso se relaciona a vários fatores de experiência que os colaboradores podem ter dentro das empresas.

Outro ponto importante é que ao sentir realização, pertencimento e felicidade em suas atividades o colaborador tende a melhorar a imagem que tem da empresa.

Resultando na vontade de permanecer atrelado a ela, o que se ilustra pela retenção de talentos.

Diminuição da rotatividade

Outra das vantagens em investir na experiência que a sua empresa propõe ao colaborador é que isso diminui a rotatividade.

Com menos saídas de profissionais há menor necessidade de contratações e dos gastos e desgastes que isso causa.

A mesma coisa ocorre em relação à demissão, que envolve desligamento, pagamentos de verbas rescisórias e necessidade de novos gastos para contratação de novos profissionais.

Aumento da produtividade

O terceiro e último fator que é relevante na experiência que um colaborador obtém junto a uma empresa é a possibilidade da organização empresarial aumentar sua produtividade.

Profissionais engajados e que se sentem como parte da empresa tendem a melhorar suas atividades e buscar qualificá-las cada vez mais. A partir disso os processos internos melhoram e o produto final é aperfeiçoado constantemente.

Como melhorar a experiência do colaborador?

Para ajudar você a melhorar a relação da sua empresa com seus colaboradores e a experiência destes trouxemos algumas dicas importantes sobre como o seu RH pode colocar esse conceito em prática.

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Veja e não deixe de adotá-las:

1. Plano de cargos e salários

A adoção de um plano de cargos e salários é muito importante para os colaboradores, e principalmente para a empresa.

Os colaboradores terão como planejar seus passos dentro da empresa, entendendo as competências necessárias para alcançar o próximo cargo, e terá motivação para seguir em frente.

2. Cultura organizacional

Promova a experiência dos seus colaboradores por meio da cultura organizacional.

Isso exige a aproximação entre gestores e profissionais, a adoção de eventos de socialização e a demonstração e prática de princípios que se aproximem aos colaboradores.

3. Benefícios adicionais

Investir em benefícios adicionais é um diferencial no mercado, já que demonstra a preocupação da empresa com seus colaboradores.

Isso inclui ir além do salário e adicionais recorrentes como alimentação e transporte. Procure inovar e conceder outros tipos de vantagens, como vale-cultura, assinaturas, prêmios e produtos.

4. Flexibilidade

A flexibilidade é um novo skill empresarial que está sendo considerado até como vantagem competitiva.

Com a entrada da geração millennials no mercado de trabalho a flexibilidade ganha mais importância. Estude tornar as relações menos engessadas e a demonstrar mais interesse à produtividade do que aos horários.

5. Comunicação e conversa

O gestor deve adotar uma comunicação próxima e sem formalidades com os seus colaboradores, demonstrando que estão todos no mesmo nível e que as opiniões deles importam.

6. Políticas acessíveis

Aposte em políticas de metas acessíveis, elas devem ser acessíveis para que demonstrem a possibilidade de que os colaboradores as alcancem.

Caso contrário, essa estratégia alcança resultado oposto, visto que as metas não serão alcançadas, os colaboradores se sentiram desmotivados, e a produtividade caindo.

Essas são apenas algumas das dicas que podem tornar a experiência do colaborador melhor na sua empresa.

Não deixe de considerá-las para obter todas as vantagens que essas políticas podem obter para seu desempenho e crescimento.

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