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Educação corporativa: quais as vantagens para a empresa?

A educação corporativa é uma das ferramentas das quais as empresas podem se valer hoje para aumentar a produtividade, a qualidade dos serviços e diminuir a rotatividade de colaboradores.

A partir dessa soma de resultados ela se torna uma das mais importantes estratégias que as empresas podem adotar internamente.

Isso porque crescer, produzir mais e evitar contratações constantes e substituições são objetivos comuns empresariais.

Continue lendo para conhecer, abaixo, mais sobre esse tipo de ferramenta e como o viés educacional pode auxiliar a sua empresa a crescer e a alcançar os seus objetivos de maneira efetiva.

O que é educação corporativa?

Esse tipo de educação se volta especialmente para dentro das empresas.

Ela se refere à possibilidade de oferecer conhecimentos e métodos de obtê-los aos colaboradores de uma organização empresarial.

A técnica objetiva, conforme seu nome já indica, levar conhecimentos profissionais aos colaboradores e auxiliar no seu desenvolvimento.

Isso pode ser colocado em prática de maneiras diversas que podem variar de acordo com as suas preferências.

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A educação empresarial inclui tanto o ensino à distância quanto aquele in loco, dentro da empresa.

Pode ser ministrada por profissionais da educação que atuem fora da empresa ou pelos próprios gestores que dividem experiências e conhecimentos.

Ela se volta ao desenvolvimento das habilidades e do conhecimento de cada um dos colaboradores, independentemente de qual é o setor ao qual pertence ou as atividades que ele pratica.

Vale destacar que a educação corporativa é constante. Ela não ocorre em um único momento se voltando para um só problema ou situação.

Seus elementos estão presentes constantemente e buscam abarcar novidades do mercado e de desafios.

A estratégia que se baseia na educação traz diversos resultados para as empresas, conforme veremos abaixo.

É possível destacar alguns que são latentes, como o aumento da produtividade e da qualidade dos serviços.

Educação corporativa x Treinamentos

Muitas pessoas ainda confundem treinamentos com a educação empresarial, eis que esse segundo conceito é mais recente e menos conhecido. Apesar de terem relação entre si, eles não correspondem à mesma coisa.

Os treinamentos são pontuais. As empresas costumam utilizá-lo em situações em que é preciso resolver um problema específico ou contornar uma situação pontual.

Eles se aplicam quando há mudança de cargo ou obtenção de novas responsabilidades.

Quando isso ocorre o colaborador deve ser atualizado quanto ao que ocorre naquele novo setor, cargo ou com as atividades que acumulou com as comuns, como em caso de substituição.

Aqui, faz-se preciso uma atualização para que ele tome ciência de onde está.

O treinamento de colaboradores inicial não o prepara para todos os desafios. Podem ocorrer mudanças no mercado ou de tecnologia.

Novas demandas e mudança do perfil do público são outras questões e a elas se somam as alterações de normas.

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Nesses casos o treinamento não é suficiente. Ele apenas dá uma noção geral ao colaborador quanto às atividades que irá realizar.

Já a educação empresarial é diferente. Ela se apresenta todas as vezes que houver espaço para atualização.

Essa atualização pode ser diversa. Inclui mudanças legais, de colaboradores e equipes, de noções tecnológicas e inovações. Novas técnicas e descobertas são outros pontos que fomentam a necessidade desse tipo de educação.

O treinamento é parte da educação das corporações e o contrário não é verdade. Ao treinar alguém a empresa promove a educação para algo específico ou atualização pontual. Ao educar, busca a constante atualização de acordo com o cenário geral.

Quais são as características da educação corporativa?

Existem diversas características que ilustram o que é a educação promovida pelas empresas para além do treinamento.

Essa educação é constante e encontra diversas formas de promoção e apresenta resultados latentes para a corporação.

Veja as principais:

  • Aprendizado dentro da empresa ou com uso do ensino à distância (EaD);
  • Possibilidade de aplicação dos cursos durante a jornada de trabalho ou não;
  • Contratação de professores externos e uso dos próprios gestores para apresentação dos conteúdos.

Uma ressalta é necessária aqui. Caso os cursos não sejam realizados no horário do expediente alguns questionamentos deverão ser levantados:

  • Eles são obrigatórios?
  • Eles vão determinar quem pode ter ou não uma promoção interna?

Se essas respostas forem positivas, é preciso contabilizar o tempo das aulas como horas extras.

Quais são as vantagens da educação corporativa?

Desde logo é possível reconhecer algumas vantagens que a promoção da educação dentro da corporação trará.

Dentre elas está a possibilidade de aumento da qualidade dos serviços, ante a obtenção de maior conhecimento. Isso inclui a produtividade.

Conheça os principais benefícios que a sua empresa pode obter ao apostar em educação interna e corporativa.

Aumento da produtividade e qualidade de serviços

A partir da obtenção de maiores conhecimentos os colaboradores tendem a entender melhor o que fazem.

Mesmo quando já possuem diploma universitário ou especialização, note que os cursos podem ser incompletos em relação à vida real e à prática da promoção e se tornar defasados pela passagem do tempo e novas descobertas.

É por isso que o aumento da produtividade ocorre com a promoção da educação.

A produção cresce conjuntamente à qualidade dos serviços e produtos. A soma disso reflete na melhoria dos produtos e maior atração do público.

Diminuição da rotatividade

Ao investir na educação dos colaboradores para que eles se atualizem constantemente e conheçam novas técnicas e teorias você diminui a rotatividade, o turnover da instituição.

Isso significa que o número de demissões (promovidas pela empresa ou por pedido de dispensa) tende a cair.

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A instituição pode produzir mais e ter mais demanda. O investimento no colaborador retorna como capacidade de melhorar seus serviços.

Ao melhorar as atividades o colaborador se torna crucial para a empresa. Já para o trabalhador o que se impõe é o sentimento de valorização e a percepção de crescimento conjunto com a empresa, o que o motiva para ficar.

Atração dos melhores profissionais do mercado

Ao investir na educação dos colaboradores você garante que mantém na sua empresa os melhores do mercado. E isso é verdade na medida em que eles estão atualizados e possuem pleno conhecimento sobre as atividades.

Isso é muito importante para que você se destaque no mercado e vire selo de excelência perante a concorrência e o público.

A empresa e os colaboradores tendem a ganhar de forma conjunta quando a educação empresarial se apresenta.

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