Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
treinamento online

Treinamento online: como funciona? Qual a importância?

Você conhece as possibilidades de treinamento online para seus colaboradores? O RH do futuro deve ficar atento à possibilidade de capacitar os trabalhadores mesmo que a distância e, para sair na frente, é preciso tomar soluções desde já.

A pandemia de Covid-19 foi um marco na sociedade, atingindo as relações sociais, familiares e trabalhistas. Com ela muitas atividades passaram a ser prestadas à distância, sendo que no mercado de trabalho o home office se tornou a regra.

A prestação de serviço externo ou à distância pode (e precisa!) ser acompanhada por outras adaptações que permitam a manutenção do bom funcionamento da empresa e da busca constante da melhoria das atividades e da produtividade.

Para isso é crucial que a empresa e o RH busquem formas de manter as estratégias de engajamento e produção do departamento humano, mesmo que as atividades estejam no momento em teletrabalho. Dentre elas, estão os treinamentos.

Abaixo conheça tudo sobre os treinamentos que podem ser feitos remotamente e que mantêm a sua empresa à frente da concorrência!

O que é treinamento online?

Esse é o tipo de treinamento que ocorre por meio da internet ao invés de presencialmente. É como se a sala de aula, palestra ou workshop fosse transferido para o ambiente online.

O treinamento desse tipo é uma ótima opção para manter os cronogramas da empresa relacionados à qualificação dos colaboradores. Para isso basta ter em mãos um aparelho conectado à internet, como celular, tablet ou computador.

A aula, palestra ou outro tipo de curso pode ser transmitido em tempo real, ao vivo, ou gravado. Outro ponto interessante é que assisti-lo é uma tarefa que pode ocorrer em qualquer lugar, esteja o colaborador viajando ou não.

O treinamento online nada mais é que uma categoria do ensino à distância ou EaD. Junto ao home Office ele se tornou uma grande tendência ao longo de 2020 e deve continuar sendo presença marcante no próximo ano.

Aqui é importante fazer outro destaque. Mesmo que a sua empresa retome ao funcionamento presencial no próximo ano ou após certo período, o treinamento na internet continua sendo uma boa opção.

Ele aumenta as possibilidades e chances de que os colaboradores se interessem e participem dele. Outra questão, conforme veremos abaixo, é que ele pode ser mais barato para as empresas e mais interessante.

Por que optar pelo treinamento online?

Agora que você já conhece mais sobre o treinamento que é feito pela internet é a hora de conhecer o porquê optar por ele. São vários os motivos que devem levar sua empresa a considerá-lo e optar por ele no futuro.

01. Capacitação

A primeira das vantagens que o treinamento feito na internet promove é a capacitação do colaborador. Ela é a qualificação do trabalhador, que é exposto a novos conhecimento que podem ser utilizados no dia a dia laboral.

A capacitação não depende necessariamente do treinamento na internet. O que ocorre é que agora ela é a melhor opção para as empresas, visto que a pandemia ainda não acabou e aglomerações ainda não são indicadas.

Nesse sentido é o curso ou treinamento feito na internet que permite à empresa manter e dar continuidade aos planos de capacitação que já tinha traçado anteriormente.

02. Democratização do conhecimento

A segunda vantagem que destacamos sobre o uso de treinamento online é que ele é capaz de democratizar o conhecimento. Como? Permitindo que colaboradores que não teriam condições de comparecer ao curso presencial participar dele.

Não raro os colaboradores deixam de participar desses cursos oferecidos pelas empresas não por falta de interesse, e sim pela impossibilidade de comparecimento por outras questões pessoais.

Dentre elas estão outros cursos particulares, cuidados com os filhos e compromissos relacionados a eles, dificuldade de locomoção, como ausência de transporte próprio, entre outros.

Já ao optar por um treinamento na internet a empresa concede a esses colaboradores a oportunidade de participar. Eles estarão no conforto de suas casas e não precisarão de deslocamento.

Quanto aos horários, mesmo que haja incompatibilidade a maioria dos cursos permite que o aluno assista a aula depois da transmissão ao vivo, em uma gravação.

03. Engajamento dos colaboradores

Engajar os colaboradores é uma das funções do RH e para isso muitas vezes os cursos são utilizados. Os feitos na internet possuem as mesmas qualidades relativas ao engajamento.

Ao oferecer cursos gratuitos aos colaboradores a empresa demonstra que está investindo neles. Isso ilustra que ela acredita no potencial daquele profissional e busca auxiliá-lo a crescer sempre mais.

Um colaborador engajado auxilia na queda das taxas de rotatividade na empresa e acredita no seu futuro dentro dessa organização. Passa a buscar novas soluções e a ver-se como parte da empresa.

04. Aumento da produtividade e da qualidade de serviços

O quarto ponto de destaque do uso de treinamento na internet para suas equipes está diretamente relacionado com o anterior.

O investimento de uma empresa em treinamentos de capacitação para seus colaboradores tende a aumentar o engajamento deles. Isso gera seus reflexos e eles se ilustram pelo aumento da produtividade.

Um profissional engajado na jornada de trabalho se vê como parte da empresa e busca o crescimento conjunto junto à instituição. Isso o leva a buscar formas de realizar as atividades de maneira mais produtiva e novas soluções para antigos problemas.

Isso leva ao aumento da produtividade e da própria qualidade de serviço, eis que novas formas de fazê-los com mais efetividade são constantemente procuradas.

Para que uma empresa alcance a melhoria dos seus produtos ou serviços é essencial que os colaboradores estejam engajados em auxiliá-la a alcançar o aperfeiçoamento. É por isso que o uso de treinamento online pode ajudar a organização.

05. Menor custo à empresa

O último ponto que ilustra perfeitamente o porquê fazer uso do treinamento à distância, pela internet, em detrimento do presencial é que o primeiro exige menores gastos.

Os cursos presenciais, seja na sede da instituição de ensino ou na empresa que os contratam, costumam ser mais caros do que aqueles realizados à distância. A efetividade das aulas não é alterada.

Com isso em mente, tem-se que o curso feito pela internet é mais democrático e barato ao mesmo tempo em que mantém as mesmas vantagens de engajamento e produtividade, somando-se a isso a menor necessidade de gastos empresariais.

Diante de todos esses fatores, considere dar mais um passo em direção à modernização da sua empresa com a adoção do treinamento online, independentemente da manutenção ou não do home Office após a pandemia.

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau